Natureza do Conhecimento: Estudo sobre o que realmente constitui conhecimento. Fontes do Conhecimento: Investigação de onde e como adquirimos nosso saber (experiência, razão, intuição). Limites do Conhecimento: Análise sobre se há coisas que não podemos conhecer e até onde nosso entendimento pode alcançar.
Para ser científico, o conhecimento deve ser validado e demonstrado através de investigações e experimentações. A conhecimento científico é, portanto, aquele que é passível de teste, racionalmente válido e justificável e que pode ser replicado e alcançado através de estudos, observações e experimentações.
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.
Nesse sentido, três elementos são necessários para que haja conhecimento: a) O sujeito, que é o ser que conhece; b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer; c) A imagem mental em forma de opinião, idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que ...
Qual é a fonte do conhecimento, ou como conhecemos? Há duas respostas possíveis: a razão e a experiência. Essas duas fontes dão origem às seguintes correntes: Racionalismo: acredita que a verdade só pode ser alcançada pela razão humana.
A geração de conhecimento é um conceito amplo que engloba diversas atividades e abordagens. Envolve a busca por informações, a análise crítica, a reflexão, a experimentação, a interação com outras pessoas e a aplicação prática do conhecimento adquirido.
A construção do conhecimento se dá a partir da experimentação de uma hipótese, onde a dedicação do pesquisador e a trajetória percorrida, fazem a diferença na conclusão dos resultados. As teorias científicas são obtidas através dos resultados de centenas de experimentos.
O conhecimento científico é considerado o mais importante e com maior credibilidade, pois se baseia em resultados de diversas áreas de estudo, como engenharia, biologia, geologia, química, física, entre outros.
O conhecimento é, portanto, uma forma de compreender a realidade. Essa representação a realidade fundamenta-se nos sentidos e na percepção, na imaginação ou no intelecto; na ideia de verdade ou de falsidade. A partir desses modos, as pessoas criam códigos de interpretação das coisas que existem.
Conhecer a si mesmo, sem concepções fundamentalistas, permitirá que o ser construa sua liberdade intelectual, desenvolvendo-o e permitindo que tenha autonomia em sua vida. Essa é a importância do conhecimento, para o homem que aprende e apreende conceitos úteis para a sua vida.
O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.
As Ciências da Natureza são os estudos dos aspectos que fazem parte do meio ambiente. Ou seja, nessa ciência, são estudados tudo o que envolve os seres vivos e o meio onde eles vivem — desde os aspectos biológicos, passando pelos químicos e, finalmente, seus aspectos físicos.
O método científico, portanto, objetiva a criação de conhecimento confiável, a partir de etapas e investigações bem definidas, em que o conhecimento é constantemente posto à prova, criticado e aprimorado. Ele alia não só a ciência, mas também o raciocínio; não só a observação da natureza, mas a relação entre as coisas.
Todo cidadão produz conhecimento, que é repassado através das gerações pela oralidade, na escrita e em forma de publicações. Parte desse conhecimento pode ser registrado pela ciência, para entendimento das variáveis sociais, culturais, ambientais e outras.
O conhecimento avança firme e cumulativamente, descobrindo leis e tornando invenções possíveis, permitindo que as pessoas façam coisas que não poderiam ser feitas – o conhecimento é poder!
O processo de criação de conhecimento compreende cinco fases – compartilhamento do conhecimento tácito, criação de conceitos, justificação de conceitos, construção de protótipos e nivelação do conhecimento.
O verdadeiro conhecimento está em um patamar “acima” do mundo das opiniões e das sensações, e pode ser acessado pelo ser humano através da aplicação de técnicas e do exercício de capacidades e sentidos, que hoje não são comumente conhecidos e desenvolvidos.
Teoria do conhecimento é uma área de estudo da filosofia (e também psicologia) que discute como é possível ao ser humano chegar ao conhecimento. A capacidade de conhecer o mundo racionalmente é objeto de estudo da teoria do conhecimento.
Ler é uma das maneiras mais eficientes de adquirir conhecimento. Seja com sites, blogs, livros, jornais, revistas, workshops, palestras… todos eles vão trazer novos aprendizados sobre os mais diversos assuntos. Escrever também ajudará na assimilação do conteúdo que você deseja aprender.
A base de conhecimento é o local onde se encontra o manual passo a passo do tipo de processo que você está utilizando. Normalmente, a base de conhecimento deve conter os principais tópicos para se compreender um tipo de processo, que são: Descrição do Processo, que explica sucintamente o objetivo do processo.
A busca constante por conhecimento é uma atitude e um comportamento que envolve o desejo contínuo de aprender e compreender o mundo ao nosso redor. Essa busca pode se manifestar de diversas maneiras e em diferentes áreas da vida.
Ao decorrer da história da humanidade, surgiram diversos tipos de conhecimentos, podendo ser classificados e diferenciados em conhecimento filosófico, conhecimento científico, conhecimento religioso, conhecimento popular ou senso comum entre outros tipos.