O ser humano é considerado como essencialmente "... positivo, voltado para o movimento, construtivo, realista, confiável". O ser humano não é, basicamente, "hostil, anti-social, destrutivo, ou mal"; nem é totalmente maleável.
A natureza humana faz referência ao conjunto de traços diferentes — incluindo maneiras de pensar, sentir ou agir - que os seres humanos tendem a ter, independente da influência da cultura.
Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei.
A natureza fornece ao ser humano desde elementos básicos para a vida (água, alimento, energia, ar puro) até oportunidades para recreação, inspiração e benefícios psicológicos e espirituais.
Haveria, sim, uma natureza humana universal e uma natureza humana diferenciada por espécies, à maneira da diferença entre várias espécies de plantas ou de animais.
O ser humano é considerado como essencialmente "... positivo, voltado para o movimento, construtivo, realista, confiável". O ser humano não é, basicamente, "hostil, anti-social, destrutivo, ou mal"; nem é totalmente maleável.
Por essas passagens do Novo Testamento, a natureza humana consiste numa parte externa, o corpo ou a carne, chamada “homem exterior” e uma parte interna, denominada “homem interior”, composta do espírito e da alma”. Gênesis 1.26-28; 2.7; 1Ts 5.23; Hb 4.12. O homem é uma unidade composta.
Em geral, a natureza em seu sentido mais amplo é o mundo natural, o mundo físico. Se refere à vida e aos elementos e fenômenos presentes no meio ambiente. Em geral, não inclui as obras e consequências das atividades humanas.
Para o bem viver do ser humano, precisamos de conservar a natureza, porque os ecossistemas naturais dão suporte às populações humanas. Nos proporcionam serviços ambientais fundamentais como: água potável, ar limpo, solo produtivo e biodiversidade.
A dupla natureza de Jesus Cristo, a divina e a humana, aponta que ele não era duas pessoas, não possuía duas personalidades. Nele, havia duas naturezas, a divina e a humana. Ele era Deus e homem ao mesmo tempo, o verbo encarnado. Deus manifestado na carne.
A natureza é uma bela obra de Deus; toda ela foi feita para nós num gesto de amor do Senhor. Sendo divina, a natureza está repleta de beleza, harmonia, cores e lições que nos ensinam a viver. Jesus a usava sempre em Seus ensinamentos.
Começamos por entender que a nossa verdadeira natureza é amor, gratidão, paz, força, coragem. Todos os outros sentimentos que não estejam atrelados a nossa essência, são provenientes dos medos e condicionamentos que recebemos durante a vida.
O ser humano possui duas naturezas, isto é, uma física e uma espiritual, e ambas devem estar em equilíbrio, em harmonia, como uma locomotiva vista de frente apoiada sobre seus trilhos.
“Viver de acordo com a natureza” trata-se de se comportar de forma racional como um ser humano, ao invés de aleatoriamente (ou por paixão e desejos) como uma fera. Em outras palavras, sempre devemos aplicar nossa habilidade natural da “razão” em todas as nossas ações.
Para Platão, o homem é a união de alma e corpo, e nunca está pronto, perfeito, havendo, portanto, a possibilidade de mudança. E uma boa educação, pensada cuidadosamente para fazer o homem agir com justiça e equilíbrio, é vista como a possibilidade de desprendimento da alma em relação às paixões do corpo.
O ser humano, na dinâmica bíblica, é um ser essencialmente sagrado, pois vive num processo contínuo de desenvolvimento, de aprendizagem, de conversão, de transcendência de si, na relação com o próximo e na relação com Deus. O ser humano, ao reconhecer-se como ser sagrado, ser trans- cendente, assim se realiza.
O ser humano é mais individual do que qualquer outro ser. Ele é o indivíduo completo porque, por outro lado, ele é um "eu" definido. Isolado ele não pode ser considerado como um mero exemplar de uma espécie. Como um "eu" individual ele está para além do contraste de espécie e exemplar - ele é "espírito".
Uma essência imutável compartilhada por todos. Um conjunto de características únicas para cada indivíduo. Comportamentos invariáveis em todos os seres humanos.
“Natureza” se refere aos fenômenos do mundo físico e também à vida em geral. Ele varia em escala do subatômico ao cósmico e pode se referir a plantas, animais e todos os seres vivos, processos geológicos, clima, matéria e energia. O termo geralmente se refere ao “ambiente natural” ou à selva.
Atualmente, a ideia de natureza humana está associada à programação genética do indivíduo. Nosso corpo e nossas inclinações humanas têm um suporte químico, um DNA onde é possível decifrar grande parte do que somos.
Deus é o ser espiritual, transcendente, onipotente, eterno, pessoal e perfeito. Ele é a verdade e o amor' (Compêndio, 40). Assim, pois, a revelação se apresenta como uma novidade absoluta, um dom que o homem recebe do alto e que deve aceitar com reconhecimento de ação de graças e um obséquio religioso.
A natureza espiritual do homem diferencia-se da física pelo fato de ser incorpórea e imperecível. O ser humano deve compreender que todos os seus esforços haverão de encaminhar-se para o predomínio nele de sua natureza espiritual, para experimentar em sua consciência a sensação cabal da perenidade.