Anita Malfatti, pintora brasileira, é considerada a precursora do modernismo no Brasil. Sua exposição de 1917 foi de suma importância para o desenvolvimento desse movimento.
Anita Catarina Malfatti nasceu na cidade de São Paulo em 2 de dezembro de 1889. Era filha de imigrantes – um engenheiro italiano e uma pintora estadunidense. Ela tinha uma deficiência física: o braço e a mão direita nasceram atrofiados, isto é, não completamente desenvolvidos.
Anita Catarina Malfatti (São Paulo, São Paulo, 1889 – idem, 1964). Pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora. Uma das mais relevantes artistas brasileiras, Anita tem papel determinante na introdução da estética modernista no país.
Qual foi a obra de Anita Malfatti que causou polêmica na Semana de Arte Moderna?
Pintura mais conhecida de Anita Malfatti, o Homem Amarelo, assim como toda a obra da artista, foi causador de muitas controvérsias. Anita foi alvo de inúmeras críticas pelo fato de seu trabalho fugir ao convencional, conforme propunham as vanguardas modernistas.
Entretanto, o que talvez muitos não saibam é o grande estopim para chegarmos a ele foi a desavença entre Anita Malfatti e Monteiro Lobato. Isso graças a “Paranoia ou mistificação”, forma como ficou conhecida a famosa coluna do autor do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
A exposição de Anita Malfatti marcou o início de uma nova era na arte brasileira. Suas obras foram cruciais para a formação do modernismo no país e influenciaram profundamente outros artistas da época, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
Pintada em 1915, essa obra é um marco do expressionismo no Brasil, apresentando um homem com a pele em um tom amarelo intenso, em meio a um cenário enigmático e sombrio. As pinceladas ousadas e as cores vibrantes utilizadas por Malfatti criam uma atmosfera carregada de emoção e tensão.
Em qual das obras a seguir Identifica-se o estilo de Anita Malfatti?
O Diário de São Paulo, dez./1917. Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo? Parabéns! Você acertou!
A escola onde Anita estudou era uma das únicas na Alemanha que as mulheres podiam frequentar. Ali ela conheceu o professor Lovis Corith, que se tornou uma de suas grandes influências e a ensinou a pintar com tinta a óleo. Para fazer seus quadros, Anita usava a mão esquerda, com a qual também escrevia.
Segunda filha do casal, nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aos três anos de idade foi levada pelos pais a Lucca, na Itália, na esperança de corrigir o defeito congênito. Os resultados do tratamento médico não foram animadores e Anita teve que carregar essa deficiência pelo resto da sua vida.
Quem foi Anita Malfatti qual sua importância para a arte brasileira?
A importância da obra de Anita é fundamental para se compreender o modernismo no Brasil com todas as suas implicações, sua atitude combativa frente às adversidades, de uma lutadora consciente das suas potencialidades, acrescentou expressividade a um movimento que revolucionou a cultura nacional.
Anita mora em Berlim até 1914, período onde também se dedica aos estudos em gravura. Ao retornar à cidade de São Paulo, tem sua primeira exposição no Mappin Stores. De 1915 a 1916 reside em Nova York, nos Estados Unidos, onde estuda na Independent School of Art, tendo aulas com artistas como Homer Boss.
Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 — São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora ítalo-brasileira.
Anita Malfatti foi uma pintora do modernismo brasileiro. Suas obras apresentam traços do cubismo e do expressionismo e também paisagens e personagens típicos do Brasil.