Por exemplo, em um número de três dígitos, o algarismo 7 pode estar na primeira, segunda ou terceira posição. Já em um número de quatro dígitos, o algarismo 7 pode estar na primeira, segunda, terceira ou quarta posição. Portanto, não há uma ordem específica para o algarismo 7.
O sete (7, em algarismo arábico e VII em algarismo romano) é o número natural que segue o seis e precede o oito. É o quarto número primo, precedendo o onze.
Assim, temos que essa posição representa a ordem dos milhares, que equivale a 10³ = 1000. Portanto, podemos concluir que o algarismo 7 ocupa a ordem das unidades de milhar no número.
Qual é o valor posicional do algarismo 7 na primeira ordem?
O valor posicional do número 7, sendo ele de primeira ordem é 7 unidades. O valor posicional do algarismo 7 da terceira ordem é 700, ou seja sete centenas.
Quantos algarismos sete existem de um a cem? Considere apenas números inteiros. Então vamos lá, ó sete, dezessete, vinte e sete, trinta e sete, quarenta e sete, cinquenta e sete, sessenta e sete. 70 71 72 73 74 75 76 77.
Dado um número, cada um de seus algarismos representa uma ordem. Sempre devemos começar a análise da direita para esquerda. Para determinar a classe de um número, devemos separá-lo de três em três algarismos.
Desde os tempos imemoriais, o número SETE é, sem dúvidas, o mais presente em toda a filosofia e literatura sagrada, o que o torna também um número sagrado, perfeito e poderoso, como afirmou Pitágoras, matemático e pai da numerologia.
Assim, para cada grupo de 1, 10 e 100, temos uma ordem, e essa ordem é lida da direita para a esquerda. Veja o exemplo do número 423 a seguir: Observe que esse número possui três algorismos e cada um deles se posiciona em uma ordem: 4 (centena), 2 (dezena), 3 (unidade).