A designação anglo-saxónica brand tem a sua origem no antigo escandinavo brandr. O seu significado era literalmente associado ao acto de queimar e foi nesse contexto que os saxões adoptaram esse termo. A utilização da designação “marca” (brand) passou a estar associada ao acto ou efeito de marcar.
Brand, ou ainda em português Marca, é a representação simbólica de uma empresa ou entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
Branding é um conceito que surgiu antes do Marketing Digital. Quando a internet ainda não existia, as marcas expressavam o seu posicionamento e se relacionavam com o público por meio da publicidade convencional (rádio, jornal, TV).
Como surgiu o conceito de marca? Antes mesmo de chegarmos no conceito contemporâneo designado para marca, vamos falar sobre como tudo começou. A palavra marca ou brand, em inglês, vem do termo nórdico “brandr” que significa queimar. E foi queimando o gado na Idade Média que começou a surgir o conceito de marca.
O QUE É BRANDING? (ENTENDENDA DE UMA VEZ POR TODAS) | JOTA JOTA PODCAST #42
Qual a origem e significado do nome Marques?
É o 15º apelido mais comum, em Portugal, com perto de 270 mil a usar este nome de família. Patronímico mais uma vez! Marques é o “filho de Marco ou de Marcos”, que vem de Marcus, nome muitíssimo comum entre os romanos. Romanos esses que, como sabemos, influenciaram a língua e a cultura portuguesas.
Kotler (2003) afirma que marca é qualquer rótulo que envolva significados e associações, e representa um contrato com o cliente quanto ao desempenho do produto ou serviço.
Branding refere-se a estratégias e ações que posicionam a marca conforme seus valores e propósito. O marketing brand pode parecer um conceito muito genérico, mas nada mais é do que uma métrica ou indicador que ajuda os profissionais de marketing a medir o reconhecimento de uma marca.
O Branding no Varejo é a forma como a empresa constrói sua marca, ou seja, é a maneira como ela se posiciona dentro do segmento. Estamos falando do conjunto de ações que a empresa realiza para construir o seu posicionamento, buscando se conectar com seu cliente de forma personalizada.
Entenda o conceito, dicas e como aplicar no seu negócio. O branding é todo o trabalho realizado para que uma marca tenha um nome e uma imagem únicos e reconhecíveis.
Branding é um termo bastante popular quando se fala de estratégias de marketing, por exemplo. Isoladamente, “brand” significa “marca”. Mas, ao incluirmos o “ing” ao termo, de modo a atribuir à expressão a forma do gerúndio na língua inglesa, criamos um novo sentido para ele. Trata-se, em resumo, de gestão de marca.
A evolução do BRANDING começou quando Al Ries e Jack Trout trouxe em 1972 a era do posicionamento em seu artigo “The Positioning Era” na revista Advertising Age. Pouco tempo depois eles formalizaram seus conhecimentos e trouxe a ideia de que o produto não sobrevive sozinho e sim em um grupo de produtos e consumidores.
Branding é um termo do idioma inglês que vem de brand (marca) mais ing que da sentido de continuidade, ou seja, de uma ação contínua, que de maneira literal pode ser traduzido como "marcando".
Segundo Philip Kotler, branding é o processo de criar um nome, símbolo ou design distintivo que identifica e diferencia um produto de outros produtos. Segundo ele, uma marca eficaz transcende o produto físico, criando uma imagem na mente dos consumidores que associam qualidade, credibilidade e satisfação a essa marca.
Isso inclui os principais elementos da identidade visual, como design, nome, símbolo de marca registrada, esquema de cores, ou até mesmo a música associada à sua marca. Uma marca de sucesso faz com que seu público-alvo sinta-se confortável ao comprar um produto ou serviço.
O que é personal branding? Personal branding é uma estratégia usada para criar presença e autoridade, influenciando determinado grupo através da sua história, conhecimento e visão de mundo. Ou seja, o termo define a tomada de consciência sobre a marca pessoal de cada um, além da escolha por fazer a gestão dessa marca.
Na cultuada obra, Kotler define o branding como “o processo de dotar produtos e serviços com o poder de uma marca“. Grandes empresas, como a Apple, são exemplos de como um forte branding pode impulsionar o crescimento, inclusive pessoal.
O profissional de branding trabalha na definição da estratégia de posicionamento da marca no mercado. Isso envolve entender o mercado-alvo, identificar concorrentes, diferenciar a marca e desenvolver uma proposta de valor única que ressoe com os consumidores.
A TopBrands, por meio do sócio Marcos Machado, é responsável pelo programa e conteúdo do MBA de Marketing e Branding da FIA, o melhor curso de branding oferecido no Brasil.
O que é a linha Brand? A linha Brand Collection trabalha com perfumes Travel Size (tamanho para viagem), são fabricados em tamanho de 25 ml e seus frascos parecem lindas miniaturas dos perfumes famosos.
O que é valor de marca? O valor de marca, ou brand equity, é uma métrica que mede o quanto uma marca vale para uma empresa, considerando as percepções positivas ou negativas que os consumidores têm em relação a ela.
Private Label, ou Private Brand, também chamado de Marca Privada ou Marca Secreta, é um modelo de produção que vem sendo aplicado com cada vez mais frequência. Uma empresa varejista paga um fabricante para produzir um determinado bem, colocando nele a sua marca.
Fundamentalmente, o branding ou gestão de marcas consiste em atribuir o poder de uma marca aos bens e serviços, contribuindo para que o consumidor conheça a empresa e o que está ofertando. Ademais, tem o poder de influenciar na tomada de decisão da compra, tornar clara e gerar valor ao negócio.
No Império Romano, por serem pequenas e baratas, foram o primeiro item produzido em massa. Então, foi o berço da marca antiga. Eram elaboradas, por distintas fábricas como STROBILI, COMMUN, PHOETASPI, EUCARPI, e a mais famosa: FORTIS. Esses produtos tinham uma marca distintiva na parte inferior.