Sociologia é uma palavra formada de outras duas: socius, que em latim significa sócio, social; e logos, que em grego significa estudo. Sociologia, portanto, significa, em sua origem, o estudo do social, ou da sociedade, ou de tudo o que se refere a mais pessoas.
A Sociologia surgiu na Europa no século XIX, a partir de uma intensa tentativa dos indivíduos em interpretar a sociedade contemporânea que passava por intensas mudanças sociais. Todas as transformações ocorridas no século XIX foram herdeiras de importantes revoluções ocorridas no século anterior.
O que é Sociologia? A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
Em que pese o termo Sociologia tenha sido criado por Augusto Comte (em 1838), que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem — inclusive a história, a psicologia e a economia —, Montesquieu também pode ser encarado como um dos fundadores da sociologia — talvez como o último pensador clássico ou o primeiro ...
O termo sociologia deriva do latim (sociu-) e do grego (logos). Com base na origem etimológica da palavra, poder-se-ia dizer que a sociologia é o estudo das bases da pertença social ou que é a análise da estrutura das relações sociais, constituídas por sua vez pela interação social.
No início, essa ciência foi batizada por Comte de física social. Mais tarde, ela seria nomeada pelo mesmo pensador como sociologia, que significa: ciência da sociedade. Assim, Comte ficou conhecido como o “pai” da sociologia.
A sociologia é chamada de "ciência da crise" porque ela se desenvolveu em um contexto de transformações sociais e crises históricas, como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Essas mudanças provocaram grandes desafios e questionamentos sobre a organização da sociedade, suas estruturas e relações.
A Sociologia surgiu a partir de uma série de fatores que tornou a política, a economia e a sociedade do século XVIII e XIX mais complexa. Émile Durkheim foi o fundador do método sociológico. Ouça o texto abaixo! A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, a partir das ideias do filósofo francês Auguste Comte.
Esses fatores fizeram com que Auguste Comte apostasse na criação de uma nova ciência como maneira de entender e reorganizar a sociedade. Essa ciência foi chamada primeiro de física social, mais tarde, o próprio Augusto Comte batizou-a de sociologia, o que fez com que ficasse conhecido como o “pai da sociologia”.
Comte já havia usado o termo física social, mas que posteriormente foi apropriado por outros, principalmente o estatístico belga Adolphe Quetelet. Comte esforçou-se por unificar história, psicologia e economia por meio do entendimento científico do domínio social.
Em termos simples, a sociologia é a ciência que se debruça sobre a própria sociedade e todas as suas ramificações, componentes e integrantes. Ela se dedica a compreender as formas de interação que temos uns com os outros, nossas organizações e os.
A sociologia é a ciência que estuda as relações humanas, as instituições e as estruturas que formam a sociedade. Ela busca entender como os indivíduos se relacionam entre si e com o ambiente social em que estão inseridos.
“A sociologia pode ser definida como sendo o estudo sistemático das sociedades humanas. Essa ciência emerge a partir de um esforço intelectual distinto das sociedades modernas, e o estudo desse tipo de sociedades permanece a sua principal preocupação”. (Anthony Giddens, Sociologia.
Auguste Comte foi um filósofo francês que criou a teoria positivista e é considerado o “pai” da Sociologia. Auguste Comte foi o primeiro teórico a expor a necessidade de uma ciência dedicada a descobrir as leis da sociedade. Auguste Comte é considerado o “pai” da Sociologia e o fundador da teoria positivista.
O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.
Por certo, o princípio da existência de uma nova ciência batizada de Sociologia foi estabelecido já em 1856 por Auguste Comte, na 47ª Lição do Curso de Filosofia Positiva. Do mesmo modo, a primeira Sociedade de Sociologia foi fundada em 1872 por Émile Littré, o líder dos discípulos não-religiosos de Comte 3.
Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas.
Por tanto, a principal função da sociologia é proporcionar uma leitura do mundo social para que o indivíduo possa compreender que vivemos numa teia de relações sociais, jogos de poder impregnados por elementos simbólicos.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
O nome Auguste Comte está intimamente ligado ao positivismo e normalmente lhe atribuem a paternidade da Sociologia por ter usado essa palavra pela primeira vez em 1839, no seu curso de Filosofia Positiva.
O sociólogo pesquisador lê muitos livros em seu cotidiano profissional, mas também faz diversos trabalhos de campo, ou seja, visitas para realizar pesquisas ou entrevistas. Afinal, a Sociologia estuda as relações sociais e esse objeto de estudo não pode ser coletado para análise em laboratório.
Auguste Comte. O filósofo francês Augusto Comte (1798 – 1857) é considerado um dos fundadores da Sociologia e o pai de uma corrente de pensamento denominada de positivismo. ...
Max Weber (1864-1920), Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883) são considerados os fundadores da sociologia, e, por isso, nomeados carinhosamente de "os três porquinhos" pelos estudantes e professores da área.