Tradição é uma palavra com origem no termo em latim traditio, que significa "entregar" ou "passar adiante". A tradição é a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura.
A partir de um idioma comum, criam-se todo tipo de tradições: contos populares, provérbios, histórias épicas, narrativas históricas, etc. O terceiro pilar que constitui uma tradição é a cultura, porque através dela se articula uma complexa rede de realidades de diferente natureza.
Tradição (do latim traditio, tradere = "entregar", "passar adiante") é a continuidade ou permanência de uma doutrina, visão de mundo, costumes e valores de um grupo social ou escola de pensamento.
Entende ‑se a tradição como um conjunto de sistemas simbó‑ licos que são passados de geração a geração e que tem um caráter repetitivo. A tradição deve ser considerada dinâmica e não estática, uma orientação para o passado e uma maneira de organizar o mundo para o tempo futuro.
Etimologia. Do latim orígo, ìnis (origem, nascimento (de uma pessoa); sangue, família, raça; raça (referente aos animais); origem (de um rio); origem, causa, princípio).
Em 1984, um grupo de dissidentes da Portela fundou a Tradição, no dia 1o de outubro daquele ano a escola de samba, fundada por Nésio Nascimento, Léa, Odiléia, Tureca, Mazinho, João Nogueira e Paulo Pinheiro.
As tradições têm, portanto, papel fundamental em nossas vidas: elas colaboram para que tenhamos consciência coletiva da nossa história, das nossas raízes, e despertam em nós interesse por viver dentro de nossa cultura.
Tradições são práticas, ensinamentos e costumes transmitidos de outras pessoas, muitas vezes, de uma geração para outra. Os religiosos da época de Jesus guardavam longas listas de regras inventadas e transmitidas por homens, princípios que não vieram da Lei revelada pelo Senhor.
A tradição é o elemento que compõe a entrega da coisa certa. Trata-se da efetiva transferência da coisa. É a trasladação do objeto de uma para outra pessoa, em cumprimento da obrigação de dar. Há a transferência de uma coisa, que sai de uma pessoa e vai para outra.
As tradições culturais servem para normatizar a forma de viver num determinado ambiente, pois elas estabelecem padrões de comportamento, valores e práticas que ajudam a comunidade a se organizar e a transmitir seus conhecimentos e costumes de geração em geração.
A Tradição Religiosa se constitui transmitindo, oral ou escrita, a riqueza cultural religiosa que uma geração herdou das anteriores: as experiências sagradas experimentadas pelos antepassados perenizando-as.
A tradição é a admiração a partir da qual o filósofo parte para perscrutar o seio das realidades que ele deseja investigar. Nesse sentido somente a tradição propicia o terreno sadio e adequado ao ato filosófico, quaisquer que seja ele.
Ao nível da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, música, práticas, doutrinas e leis que são transmitidos para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos passam a fazer parte da cultura.
Em latim e grego, oi era uma expressão de dor, que parece ter evoluído para um grito genérico para chamar a atenção de alguém. Outra hipótese é que seja uma variação de “olá” e “alô”, outras palavras internacionais que vieram do germânico holâ, “traga!”, usado primeiro para chamar barqueiros.
Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de ἔτυμος [verdadeiro, real] e -λογία [estudo]) é um campo de estudo da linguística que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem.