O início formal da profissão do RP Essa busca por melhorar a imagem empresarial veio com o cenário tumultuado de revoltas operárias e proibições governamentais ligadas a cartéis e trustes — acordos comerciais que monopolizam o mercado.
As relações públicas surgiram no Brasil em 1914, com a criação do primeiro departamento corporativo de da área, em São Paulo. No entanto, seu desenvolvimento ocorreu apenas a partir de 1950.
“Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada”.
A forma primitiva de comércio se dava pelo escambo e com o tempo houve uma evolução, durante o período colonial se intensificaram as relações comerciais de tal forma que houve a necessidade de se obter uma matéria “prima” de troca universal, foi então que se deu a comercialização mais intensa com a moeda.
Ao pensar o que é Relações Públicas (RP), nos deparamos com um desses conceitos com variadas interpretações. No contexto organizacional, contudo, podemos definir como uma série de processos de comunicação estratégica que constrói relacionamentos mutuamente benéficos entre instituições e seus públicos.
COM O QUE TRABALHO, PLANOS FUTUROS, RELAÇÕES PÚBLICAS VALEU A PENA...
Quem criou o RP?
O início formal da profissão do RP
Uma pessoa essencial que você precisa conhecer é Ivy Lee. Ele é considerado o primeiro RP oficial da história. Nascido nos Estados Unidos, em 1877, e formado em Jornalismo, Lee atuou em diferentes companhias, modificando como elas se apresentavam para o público.
Relações públicas ou RP faz parte da Comunicação Social e tem como objetivo definir e efetivar estratégias para a aproximação de uma organização com seu público.
A história das vendas começa com o comércio primitivo, onde a troca de bens e serviços era feita sem o uso de uma moeda. Este sistema de escambo era simples: as pessoas trocavam o que tinham pelo que precisavam. Era uma época em que as vendas dependiam fortemente das relações pessoais e da confiança mútua.
Entre as funções desse profissional, estão: criar canais seguros e eficientes de diálogo com clientes, fornecedores, parceiros e funcionários. Também deve planejar estratégias de aproximação com o público interno e externo. Quem se forma em Relações Públicas pode trabalhar em diferentes setores e áreas de atuação.
A estratégia no papel das relações públicas é usada para solucionar problemas nas organizações, ou até mesmo criar ou modificar a visibilidade da imagem da organização perante a opinião pública, ela visa, provocar alterações no seu comportamento e cultura, e para isso o profissional terá de persuadir o público.
O profissional de Relações Públicas promove comunicação e relacionamento entre seus clientes e diversos públicos, como funcionários das organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.
Ele é um animal marinho que ganhou mais simpatia mundial através do personagem “Flipper”, estrela do seriado e do filme com o mesmo nome. O golfinho foi o escolhido pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas para ser a mascote das Relações Públicas.
Relações públicas é o conjunto de atividades informativas e coordenadas relacionadas ao intercâmbio de informações entre a população ou um determinado público e uma organização privada, pública ou não governamental.
Ivy Ledbetter Lee (16 de julho de 1877 - 9 de novembro de 1934) foi um jornalista e relações-públicas estadunidense. É considerado o fundador das relações públicas modernas. Lee é mais conhecido por seu trabalho de relações públicas com a família Rockefeller e com o regime nazista.
Como atua um Profissional de relações públicas? O profissional de Relações Públicas atua na criação de meios de comunicação entre funcionários, clientes e fornecedores de uma organização e trabalha com a imagem da empresa diante desses públicos.
Com o fim da simbiose entre produção e consumo, surgiu então a condição básica para a existência do Marketing e para o nascimento de uma nova disciplina. Vinculado à função de distribuição, o Marketing começou a se desenvolver, fazendo uma ponte entre produtos e consumidores, o que perdurou por muitas décadas.
O serviço de Relações Públicas tem como objetivo principal criar relacionamento entre as organizações e seus públicos de interesse como clientes, investidores, fornecedores, entidades de classe, associações, colaboradores e a sociedade em geral.
A personalidade flexível e adaptável, tão comum em profissionais de RP, é um diferencial importante para lidar com o atual momento. Mas Kiki vai além e destaca a capacidade desses profissionais em ter conteúdo de qualidade e saber ler cenários.
O curso de Relações Públicas é voltado para a formação de profissionais preparados para assumir responsabilidades de construir, promover e preservar a boa imagem de uma empresa ou instituição perante seus clientes internos e externos.