Atualmente, existem duas teorias que tentam explicar a chegada do homem ao continente americano: a teoria transoceânica e a teoria de Bering. Segundo a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram em direção à América do Sul em pequenos barcos.
A teoria mais aceita é a do Estreito de Bering, segundo a qual o homo sapiens chegou à América vindo da Ásia atravessando da Sibéria para o Alasca, há cerca de 11 a 15 mil anos, num período em que o nível do mar era muito mais baixo que o de hoje favorecendo a passagem por aquele ponto.
Atualmente existem duas principais teorias de povoamento da América. Uma sustenta que os humanos teriam chegado pelo Oceano Pacífico, por volta de 25 a 30 mil anos. A outra afirma que os primeiros humanos chegaram à região ao cruzarem o Estreito de Bering.
Quais as supostas origens do homem nativo americano?
Embora a questão de quando, como e onde os primeiros homens chegaram à América divida antropólogos e arqueólogos há anos, a hipótese dominante é que eles chegaram há cerca de 14.500 e vieram da Ásia.
Os cientistas não têm dúvidas de que o ser humano não é autóctone, ou seja, não se originou na América, e que o continente tenha sido povoado por homens provenientes de outras partes do mundo (aloctonismo). Há um certo consenso de que a América tenha sido povoada desde a Sibéria, na Ásia.
SP Pesquisa - A origem do Homem Americano - 1º bloco
De quem os americanos são descendentes?
Descendentes principalmente de colonizadores britânicos (Ingleses, escoceses, irlandeses e galeses), imigrantes africanos (principalmente povos oeste-africanos como os nigerianos, senegaleses e beninenses), europeus (principalmente de alemães, italianos, irlandeses), hispano-americanos (principalmente mexicanos, ...
Por que no Brasil adotamos "americano"? Apesar de os brasileiros utilizarem muito pouco o nome "América" para se referir aos Estados Unidos, "americano" segue sendo o gentílico mais comum no país.
Quem foram os ancestrais dos povos nativos americanos?
Indo mais além, em 1999 concluíram que os ancestrais dos nativos americanos foram povos siberianos dos grupos lingüísticos keti e altai. Os altais são do grande grupo das línguas túrquicas, o mesmo dos povos da Mongólia e do Japão.
Quem foram os primeiros habitantes nativos americanos?
"Os primeiros povos chegaram da Beríngia há pelo menos 15 ou 16 mil anos (máximo de 19,5 mil anos atrás) por uma rota costeira no Pacífico, com barquinho, que estava livre de geleiras, ocupando áreas do interior das Américas a partir da costa daquele oceano, até a América do Sul", explica Santos.
"Americano" começou a ser utilizado como gentílico dos Estados Unidos da América em 4 de julho de 1776, sendo atualmente empregada pela ONU com esse sentido. Nos países de língua inglesa, American é usado exclusivamente como gentílico dos EUA, a não ser que venha acompanhado de um modificador (como em North American).
Qual é a nacionalidade de quem nasceu nos Estados Unidos?
As formas padrão para se referir a um cidadão dos Estados Unidos são "americano" (mais usual), estadunidense (ou estado-unidense) ou "norte-americano". Também é utilizado o adjetivo "ianque" (do inglês yankee).
A maioria dos afro-americanos são descendentes de escravos que foram trazidos da África para a América do Norte e o Caribe entre 1609 e 1807, durante o tráfico negreiro, a maioria dos quais chegou no século XVIII. A maior parte era oriunda da África Ocidental e da África Central.
Também é conhecida pela expressão "Novo Mundo", neste caso em oposição à Eurafrásia, considerada o "Velho Mundo", e à Oceania, chamada de "Novíssimo Mundo". A maioria dos estudiosos aponta o nome do navegador italiano Américo Vespúcio como origem etimológica do topônimo "América", cujo gentílico é "americano".
De acordo com um estudo genético autossômico de 2012 e depois outros mais tarde, os ameríndios descendem de pelo menos três correntes provenientes do Leste e Nordeste da Ásia. Grande parte descende diretamente de uma única população ancestral, chamada "primeiros americanos".
Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia.
A maioria dos membros desses povos nativos das Américas teria olhos castanhos, cabelos pretos e pele morena, de acordo com o trabalho, que analisou material genético de sete indivíduos que viveram entre 11 mil e pouco mais de 500 anos atrás.
O descobrimento da América é como ficou conhecida a chegada dos espanhóis aqui, em 12 de outubro de 1492, em uma ilha que pertence às Bahamas atualmente. A chegada dos europeus nesse contexto aconteceu pela expedição de Cristóvão Colombo, navegante genovês que comandou três embarcações financiadas pela Espanha.
Quais os povos que deram origem ao povo americano?
Grupos mongólicos teriam chegado por Bering. Australianos, pelo Pólo Sul, polinésios e esquimós pelo oceano Pacífico: os polinésios teriam aportado ao sul, dirigindo-se para a costa oeste sul-americana; os esquimós, ao norte, ocupando a América do Norte.
Qual povo chegou primeiro ao continente americano?
A expedição de Colombo não foi a primeira expedição europeia a chegar à América. Os primeiros europeus a chegarem a esse continente foram os vikings, liderados por Leif Eriksson, um explorador que liderou uma expedição com 35 homens, no final do século X, e chegou à região da Terra Nova, atual Canadá.
É simplesmente porque o país deles não possui um nome próprio tal como a gigantesca maioria, sendo chamado apenas por um termo descritivo, "Os Estados Unidos da América". Isso é exatamente o que eles são. São estados que são unidos e estão na América.
Estados Unidos ou, oficialmente, Estados Unidos da América são a nação mais influente do mundo. Considerada uma potência, exerce influência sobre diversas regiões do planeta. O país encontra-se no continente americano, no subcontinente América do Norte. Limita-se ao norte com o Canadá e ao sul com o México.
Já a Fundação Alexandre de Gusmão, ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, diz: "A rigor, 'americano' é o gentílico de 'América' ou 'Américas'; 'norte-americano', o gentílico de 'América do Norte'; e 'estadunidense', o gentílico de 'Estados Unidos'.