Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.
O Brasil recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era extraída das matas na costa brasileira a madeira chamada pau-brasil. Ela era usada para tingir tecidos e a cor que produzia era a cor da brasa.
Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...
Esse primeiro nome foi dado por Pedro Álvares Cabral quando chegou à terra recém-encontrada, porém, a discussão em torno da escolha de um nome para essa região da América estava apenas começando. Foi na expedição de Gonçalo Coelho – a mando do rei D.
Um judeu chamado Barzilai, vendo a madeira brasileira que produzia tinta vermelha e era forte para construção naval, exportou o "pau de ferro" para a Europa e ficou conhecido inicialmente como madeira judaica e depois como pau do Barzilai. De pau barzilai passou para pau brasil.
Como todos sabem, a origem da palavra Brasil está relacionada com o nome da madeira de tintura usada na Idade Média para tingir de vermelho os tecidos. Ocorre que há, também, outra raiz que con- correu poderosamente para a definitiva consagração do nome Brasil para a nossa terra.
Ao longo dos primeiros anos da colonização, as nomenclaturas que foram dadas ao território a Leste do Tratado de Tordesilhas foram sofrendo alterações. E o nome “Brasil” só apareceu em 1527, graças à exploração e exportação da resina e da madeira da árvore que era (e ainda é) chamada de Pau-Brasil.
O nome Brasil é uma forma abreviada de Terra do Brasil, uma referência à árvore pau-brasil. O nome foi dado no início do século XVI aos territórios arrendados ao consórcio comercial liderado por Fernão de Loronha, para explorar o pau-brasil na produção de corantes de madeira para a indústria têxtil europeia.
Alguns historiadores afirmam que o navegador Pedro Álvares Cabral pensava ter encontrado a ilha legendária dos contos celtas quando atingiu o Brasil em 1500 e, por essa razão, chamou a nova terra por esse nome.
Encontram-se, basicamente, três etnias na formação do povo brasileiro. Aos habitantes originais (indígenas) foram somadas sucessivas ondas de europeus (principalmente portugueses) e africanos (a maioria da costa oeste, ao sul do Saara).
Embora o título oficial de primeira cidade do Brasil pertença a São Vicente, os historiadores são unânimes em reverter os louros à exuberante Cananéia. Conta a história que, em 1531, o português Martim Afonso de Souza veio ao Brasil para fixar uma colônia projetada.
República Federativa do Brasil - Instituído pela Constituição de 1967, mantida pela Emenda Constitucional nº 1, outorgada pela junta militar de 1969, e pela constituição de 1988.
Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
O próprio nome é um ponto de partida, tanto da etimologia hebraica do vocábulo quanto de sua evolução histórica e linguística. Brasil seria derivado do vocábulo hebraico barzel (= ferro, remetendo à cor do pau-brasil), sendo o hebraico não vocalizado e as duas palavras possuindo as mesmas consoantes.
Sobrenome toponímico português ou brasileiro. A origem está na árvore do pau-brasil (Caesalpinia echinata), cuja madeira tem a cor vermelha e que, apesar de ter sido muito extraída na costa brasileira após 1500, era já bastante conhecida pelos europeus desde séculos antes da chegada dos portugueses ao Brasil.
Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
Por que quem nasce no Brasil é chamado de brasileiro?
A palavra brasileiro designava, no período colonial, aquele que vivia de explorar e fazer comércio com o pau-brasil, madeira de cor de brasa de grande valor comercial à época.
A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...
Há uma interpretação tradicional que vincula este nome à árvore pau-brasil, largamente explorada no início da Colonização por conta da pigmentação avermelhada de sua madeira, que era usada para tingir tecidos. Aqueles que trabalhavam com a extração de pau-brasil foram chamados, desse modo, de brasileiros.
O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500 pelo capitão-mor duma expedição portuguesa em busca das Índias, Pedro Álvares Cabral, que chegou ao litoral sul da Bahia, na região da atual cidade de Porto Seguro, mais precisamente no distrito de Coroa Vermelha.
Por que a Terra Descoberta recebeu o nome de Brasil?
Nosso país recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era retirada das matas na costa brasileira a madeira da Caesalpinia echinata,chamada popularmente de pau-brasil. EXTRA:Primeiros nomes do Brasil.
Já virou senso comum dizer que o nome do Brasil deriva do pau-brasil, a árvore que os indígenas chamavam de ibirapitanga. A madeira do pau-brasil, de coloração avermelhada, parecia ter cor de brasa – e a palavra “brasa” teria então originado o nome Brasil.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
era 3 de maio, quando se celebra a invenção da Santa Cruz, em que Cristo Nosso Redentor morreu por nós, e por esta causa pôs nome à terra que havia descoberto de Santa Cruz, e por este nome foi conhecida muitos anos.