lam-pa-da. Quantas sílabas tem lampada? 3 sílabas; É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.
A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
A sílaba tônica é a mais forte da palavra, ou seja, é aquela que pronunciamos com maior intensidade. Ela pode aparecer em diferentes posições, pode ter acento ou não e dependendo da posição da sílaba tônica haverá uma classificação diferente.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/ prótons.
SÍLABA TÔNICA - DEFINIÇÃO, DICA de como localizar facilmente e EXERCÍCIOS de fixação.
O que significa lâmpada?
A lâmpada é um dispositivo que transforma a energia elétrica em energia luminosa. Pode ser encontrada em diversos modelos e com diferentes características.
Como saber se é oxítona paroxítona ou proparoxítona?
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
Lúmens é o nome que se dá para a medida da quantidade de luz que uma lâmpada emite. Quanto mais lúmens, mais brilhante é a lâmpada. Por exemplo, uma lâmpada de 800 lúmens é mais brilhante do que uma de 400 lúmens.
Na nossa língua, a sílaba tônica pode ocorrer em três posições da palavra, que será, assim, classificada como: oxítona, quando a sílaba tônica é a última sílaba da palavra (café); paroxítona, quando a sílaba tônica é a penúltima (escola); proparoxítona, quando a sílaba tônica é a antepenúltima (sábado).
Na parábola da lâmpada e do candeeiro, contada no evangelho de hoje, de Lucas 8,16-18, Jesus fala para todas as pessoas que o seguem. Diz: “Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um candeeiro, para iluminar os que entram”.
Raramente usamos o diminutivo e o aumentativo de lâmpada porque a diferença de tamanho não é muito significativa. Apesar disso, como diminutivo poderão surgir lampadazinha e lampadazita. Como aumentativo poderá ocorrer lampadão, segundo o modelo porta/portão.
As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.
O filamento que se encontra no interior da lâmpada é feito de um metal chamado tungstênio. Quando ligamos esse dispositivo elétrico, a resistência desse metal faz com que a corrente seja “barrada”, fazendo com que a temperatura se eleve ao ponto de emitir luz..