Resposta verificada por especialistas. A sílaba tônica da palavra "público" é a sílaba "pú", fazendo com que seja uma palavra proparoxítona: público = pú - bli - co = proparoxítona.
A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
A sílaba tônica é a mais forte da palavra, ou seja, é aquela que pronunciamos com maior intensidade. Ela pode aparecer em diferentes posições, pode ter acento ou não e dependendo da posição da sílaba tônica haverá uma classificação diferente.
Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico: essa é considerada a maior palavra existente na Língua Portuguesa. Esse palavrão tem 46 letras e trata-se da classe dos adjetivos que qualifica o indivíduo que está com alguma doença respiratória como pneumonia.
São palavras da língua portuguesa que revelam poder. Perceba a razão. A riqueza da nossa língua é fascinante. Confira algumas das palavras mais poderosas da língua portuguesa.
A sílaba tônica da palavra "telefone" é "FO". A palavra se classifica como paroxítona. Em palavras de duas ou mais sílabas, uma acabará sendo pronunciada de forma mais intensa, a qual chamamos de sílaba tônica. Ou seja, ela é a mais grave da forte na pronúncia.
Água: á – gua. Veja que a letra “á” é a que tem mais intensidade fonética, ou seja, é o acento tônico da palavra água. As palavras são classificadas de acordo com a sílaba mais intensa, ou seja, a tonicidade.
A sílaba tônica de "café" é "fé". Nas derivadas, como "cafezinho", essa sílaba é subtônica. Até 71, o acento agudo da tônica passava a grave na subtônica.
Na nossa língua, a sílaba tônica pode ocorrer em três posições da palavra, que será, assim, classificada como: oxítona, quando a sílaba tônica é a última sílaba da palavra (café); paroxítona, quando a sílaba tônica é a penúltima (escola); proparoxítona, quando a sílaba tônica é a antepenúltima (sábado).