A palavra "caneca" é uma palavra paroxítona, o que significa que a sílaba tônica, ou seja, a sílaba com maior ênfase na pronúncia, é a penúltima. Portanto, na palavra "caneca", a sílaba tônica é "ne".
Não, a palavra "caneca" não é proparoxítona. Ela é uma palavra paroxítona, pois a sílaba tônica é a penúltima sílaba: ca-NE-ca. As palavras proparoxítonas têm a sílaba tônica na antepenúltima sílaba, como em "pássaro" (PÁ-ssa-ro).
Tonicidade diz respeito à sílaba que apresenta maior proeminência em uma palavra. Essa sílaba é chamada de tônica ou acentuada. Ela recebe o acento principal ou primário na palavra.
Sílaba tônica é a sílaba da palavra que possui maior intensidade, o que faz com que seja pronunciada com mais força. Por exemplo, quando pronunciamos a palavra “engraçado”, colocamos uma força maior na sílaba “ça”, já que ela é a tônica. Essa palavra é uma paroxítona, pois “ça” é sua penúltima sílaba.
Foneticamente, ga-rra-fa; (ra, só com um r, como sabe, só poderia ser em sílaba inicial); ortograficamente, gar-ra-fa, dado que os rr se separam em fim de linha, ao contrário do que sucede, por exemplo, em espanhol, língua em que se mantêm juntos, na linha de baixo.
A caneca é um recipiente de líquidos semelhante a um copo, porém com uma alça denominada "asa". Ao contrário da xícara ou chávena, é geralmente maior e não necessita de pires, pois sua forma nunca é cunhada.
O tamanho padrão de uma caneca é de 325ml, mas ela também pode ser encontrada em tamanhos menores, como por exemplo a caneca de 200ml, 100ml, 80ml. Também é possível encontrar canecas maiores, com capacidade de até de 480ml. Já a xícara menor é mais achatada e é acompanhada do pires.
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
Palavras oxítonas são aquelas que possuem a sílaba tônica na última sílaba. No que se refere à posição dessa tonicidade, existem também as paroxítonas e as proparoxítonas. Para identificar uma palavra oxítona, é preciso descobrir qual é a sua sílaba tônica.
A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força. A sílaba subtônica é a pronunciada com intensidade média.
Por exemplo, uma palavra como “medico” (sem acento), deve ser lida com a penúltima sílaba tônica: “meDIco”. Quando queremos nos referir à profissão, o acento tônico recai na antepenúltima; então vamos indicar isso através de um acento: “Médico".
A palavra "caneca" é uma palavra paroxítona, o que significa que a sílaba tônica, ou seja, a sílaba com maior ênfase na pronúncia, é a penúltima. Portanto, na palavra "caneca", a sílaba tônica é "ne".
Porque, de acordo com as regras de acentuação da língua portuguesa, TODAS as palavras proparoxítonas, sem exceção, levam acento gráfico na sílaba forte. Vamos repetir, para ficar bem claro. A palavra PANELA apresenta apenas acentuação tônica, que ocorre na penúltima sílaba.
A palavra "jardim" possui duas sílabas: jar-dim. Portanto, é uma dissílaba (palavra com duas sílabas). A sílaba tônica é "dim", sendo uma oxítona (sílaba tônica na última sílaba).