Qual é a parte da Bíblia que fala que mulher não pode ser pastora?
Isto é evidente em Gênesis 3, pois o Senhor fala primeiro com Adão sobre o pecado do primeiro casal, e isso é confirmado por Romanos 5.12-19, onde o pecado da raça humana é atribuída a Adão e não a Eva. Em resumo, 1 Timóteo 2.12 proíbe as mulheres de ensinar ou exercer autoridade sobre os homens na igreja.
No século I não existia essa preocupação de ordenar uma pessoa ao pastorado como vemos hoje. O Novo Testamento não incentiva e nem proíbe a mulher à frente de um ministério porque esse tema não é tratado nas Sagradas Escrituras.
Uma simples leitura deste versículo proíbe uma mulher de ensinar as Escrituras (ou seja, pregar) ou de exercer qualquer outra forma de autoridade sobre homens.
8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas. 9 Enquanto ele ainda falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora.
A Igreja Católica não ordena mulheres para o sacerdócio, mas, nas evangélicas, esse tema está longe de ser um consenso. Uma mulher pode ser pastora em muitas denominações e, no Brasil, isso é mais comum em pequenas igrejas pentecostais.
Isto é evidente em Gênesis 3, pois o Senhor fala primeiro com Adão sobre o pecado do primeiro casal, e isso é confirmado por Romanos 5.12-19, onde o pecado da raça humana é atribuída a Adão e não a Eva. Em resumo, 1 Timóteo 2.12 proíbe as mulheres de ensinar ou exercer autoridade sobre os homens na igreja.
O que acontece quando aplicamos essa abordagem ao enigma de 1 Coríntios 14:34–35? Esses versículos dizem: “As mulheres devem ficar caladas nas assembléias. Pois não lhes é permitido falar, mas devem ser submetidos, como também diz a Lei.
A primeira mulher batista que foi pastor consagrado é a americana Clarissa Danforth na denominação Batista de Livre Arbítrio em 1815. Posteriormente, outras ordenações de pastoras também aconteceram em várias denominações.
Onde está escrito na Bíblia que Zípora era pastora?
Ela atua como pastora junto a suas seis irmãs (Ex 2,16). Também junto às irmãs, ela informa seu pai sobre o ocorrido no poço, participando de um discurso coletivo (Ex 2,19). No mais, é preciso imaginar que, junto a suas irmãs, Séfora chama Moisés para ir ao encontro de Jetro (Ex 2,20).
Uma das primeiras pastoras batistas no Brasil foi Ivone Gebara, ordenada na Primeira Igreja Batista de Niterói, no Rio de Janeiro, em 1965. Ivone Gebara era uma teóloga feminista, uma figura proeminente no movimento de teologia da libertação e uma defensora dos direitos das mulheres na igreja e na sociedade.
4 E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava Israel naquele tempo. 5 E habitava debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela para juízo.
Podemos apenas supor que Deus o escolheu porque ele era a melhor pessoa para a tarefa. Da mesma forma, parece que Débora foi a melhor pessoa para a tarefa de liderar Israel em seu tempo, e assim Deus a levantou para salvar Israel de seus inimigos (Juízes 2:18).
Bom o texto de I Tm 2:11-12 diz: “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição; não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio”.
As mulheres têm outras oportunidades de reunir-se, além das reuniões dominicais, e participar de atividades como clube do livro, aulas de aperfeiçoamento doméstico e familiar, projetos de serviço e eventos sociais.
Mas o que muitos não percebem é que mulheres pastoras foram ordenadas quase duas décadas antes, em 23 de setembro de 1995, na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sligo [Sligo Seventh-day Adventist Church, no inglês], em Maryland.