Bloco: é a parte mais pesada do motor. Nele estão alojados os cilindros, onde a mistura de ar combustível é admitida, comprimida e queimada. Cárter: é uma peça que fica na parte de baixo do motor e serve como reservatório de óleo.
O bloco do motor diz respeito à maior parte do conjunto do motor e sustenta todos os outros componentes. Pode ser composto por ferro fundido ou ainda por alumínio.
Esse problema pode ter diversas causas, como bateria fraca, problemas na fiação, desgaste nas peças do motor, como velas e cabos de ignição, ou até mesmo problemas no sistema de injeção eletrônica.
É a parte mais fundamental, que sustenta todos os demais componentes que fazem parte do conjunto propulsor. Os blocos podem ser de ferro fundido (especialmente em veículos pesados), mas a maior parte dos automóveis de passeio e comerciais leves já usam blocos de alumínio.
O bloco do motor, é uma das principais partes que compõem o motor de um carro, pois ele é o eixo que faz com que o veículo possa rodar em combustão interna, formando uma força motriz.
Qual é a parte mais pesada do motor de um veículo?
Bloco: é a parte mais pesada do motor. Nele estão alojados os cilindros, onde a mistura de ar combustível é admitida, comprimida e queimada. Cárter: é uma peça que fica na parte de baixo do motor e serve como reservatório de óleo.
PISTÕES. São aparelhos cilíndricos com superfície plana na parte superior. ...
VIRABREQUIM. O virabrequim está localizado na seção inferior do bloco do motor do carro, dentro dos munhões do virabrequim (uma área do eixo que repousa sobre os mancais). ...
Dentre esses, iremos abranger o funcionamento e características dos principais sistemas mecânicos que compõem um carro: Motor, freio, transmissão, suspensão e direção, abordando os tipos mais utilizados nos veículos.
Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.
Falta de manutenção. E o último motivo que pode causar a partida do carro mais pesada é a falta de manutenção. O cliente deve sempre fazer uma boa manutenção preventiva, caprichar nas velas, bobinas, trocar filtros, verificar cabos e verificar a injeção eletrônica.
É uma situação que pode indicar uma variedade de problemas mecânicos no veículo, como mangueiras defeituosas, filtros de ar sujos ou entupidos, problemas de entrada e saída de ar, unidades injetoras e bicos desregulados ou gastos, turbocompressor fadigado entre outros.
O torque faz o motor produzir força motriz, que é o movimento giratório que tira um veículo da inércia, permitindo que ele arranque e percorra caminhos e até ladeiras, sem a necessidade de trocar as marchas muitas vezes.
Os pistões são peças de metal localizadas no bloco do motor, que é mais ou menos como o coração da máquina (veja a figura abaixo). Eles se movem para cima e para baixo e são responsáveis por converter a energia da queima de combustível em trabalho mecânico para o virabrequim, que é um eixo de manivela.
O motor é dividido em três partes: a superior é chamada de cabeçote e contém as válvulas, a câmara de explosão e as velas de ignição; a intermediária é o bloco que reúne os cilindros; e a inferior é o cárter, que funciona como um reservatório de óleo.
Primeiramente, é preciso saber que o motor se divide em dois conjuntos. O superior é o cabeçote, que geralmente é feito de alumínio. Ali estão as válvulas, as velas e diversos outros componentes. O inferior é o bloco, que concentra os cilindros, o virabrequim e demais peças.
A biela do motor é uma peça pequena que tem a função de transmitir ou transformar um movimento retilíneo em um movimento circular contínuo. Ela difunde a força gerada na câmara de combustão, recebida pelo pistão, para a árvore de manivelas ou mais conhecida como virabrequim.
Uma das partes mais importantes do motor, o cabeçote não só lida com as forças das detonações nas câmaras de combustão, como também sustenta as válvulas, os comandos de válvulas, velas e injetores.
Os pistões (carros de passeio costumam ter de quatro a seis pistões), que ficam subindo e descendo, movem um eixo de manivela, chamado virabrequim, que está ligado às rodas por motores, fazendo-as girar e, consequentemente, o carro andar.
Conhecido também como calço do motor, o coxim é o responsável por evitar maior vibração naquela região do seu carro. Em geral, a peça é feita de vinil, liga metálica ou de borracha.
O cárter do motor é um item indispensável para o bom funcionamento de um carro. Tem como função assegurar a lubrificação do motor, que reduz o atrito entre as partes e evita superaquecimento. Mais especificamente, o item em pauta armazena o óleo e ainda realiza seu resfriamento.