Para a região de uma determinada chama, quanto mais próximo do branco nessa escala, mais quente é a seção da chama. As transições são frequentemente aparentes em incêndios, nos quais a cor emitida mais perto do combustível é o branco,e as chamas avermelhadas são as mais altas de todas.
Resposta: O ponto mais quente de uma vela é o azul, porque a cor do fogo depende da temperatura em que ele queima e, geralmente, cada parte da chama tem uma temperatura diferente.
A cor do fogo depende da temperatura em que ele queima
Dependendo do comprimento dessa onda, ela terá uma coloração diferente. O tamanho da onda, por sua vez, depende da quantidade de energia que ela carrega: quanto mais energia, mais curta é a onda. As ondas “menores” são azuis, enquanto ondas “maiores” são vermelhas.
Foi descoberto um local mais profundo que a Fossa das Marianas. O que pode haver lá?
Qual é a parte mais quente do fogo?
Para a região de uma determinada chama, quanto mais próximo do branco nessa escala, mais quente é a seção da chama. As transições são frequentemente aparentes em incêndios, nos quais a cor emitida mais perto do combustível é o branco,e as chamas avermelhadas são as mais altas de todas.
A cor depende, basicamente, do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio (Z=11) que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas.
As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.
Há magmas que se originam no interior da crosta terrestre, enquanto alguns outros podem ter sido formados no próprio manto. Normalmente as tempera- turas encontradas em magmas variam entre 700 e 1.200oC. Quando o magma atinge a superfície da Terra e extravasa, passa a se denominar lava.
A chama laranja ocorre devido a um desequilíbrio na mistura de combustível e oxigênio, resultando em uma combustão incompleta. As chamas geralmente são azuis quando a mistura é correta e completa.
São esses gases voláteis que entram em combustão e não a celulose diretamente. Po isso, o fogo não ocorre diretamente no combustível, e sim próximo a sua superfície. A temperatura continua a subir e, quando chega entre 300 3 400ºC, se tiver oxigênio, ocorre a ignição com a presença de chamas.
Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.
Durante muito tempo a água foi considerada uma substância incolor. Mas a ciência já provou que, apesar dessa impressão quase universal, na verdade a água é transparente e possui um tom ligeiramente azulado.
A chama do fogão é azul basicamente porque a queima do combustível resulta em gás carbônico e água. Segundo o físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ennio Peres da Silva, são esses materiais, gerados na queima do gás do fogão, que emitem luz no espectro do azul.
O fogo grego, também conhecido como fogo à prova d'água, é uma mistura viscosa inflamável, que flutua e queima até mesmo em contato com água, sendo muito difícil de apagar.
Já a chama amarelada ou avermelhada é mais fraca e é sinal de uma combustão incompleta que deixa resíduos como fuligem, por exemplo. É o que acontece quando acendemos uma vela.
Quando a proporção não é perfeita, como no caso do maçarico, são emitidos também hidrocarbonetos, que emitem menos energia, uma característica de suas ligações de carbono. Isso resultado no tipo de luz que eles emitem: azul (que tem mais energia) e amarela (com menos energia).
"Quando você observa o homem médio e a mulher média, as mulheres realmente sentem mais frio. Há vários receptores pelo nosso corpo que respondem ao calor e ao frio", diz a fisiologista Clare Eglin. "Os mais sensíveis estão localizados em nossa pele.
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.
É mais simples. Quanto à história de a temperatura do corpo da mulher ser mais alta do que a dos homens, médicos desmentem. — Mulher tem mãos e pés mais gelados, até por isso costumam sentir mais frio. Em média, elas têm 0,36°C a menos de temperatura do que os homens— diz o dermatologista e clínico Igor Magalhães.