Personalidade. O que o Burro mais gosta de fazer é cantar e conversar — normalmente incomodando qualquer um com sua tagarelice, pois não pára de falar. Tem uns enormes dentes. Mas apesar disso, ele tem um bom coração e é muito leal ao seus amigos e ama a esposa e os filhos.
Eles têm porte que varia do pequeno ao médio, orelhas grandes (mas menores que as dos jumentos) e pelo curto. São muito resistentes, dóceis e com grande capacidade de equilíbrio, atravessando, com agilidade, trilhas estreitas, sinuosas, pedregosas, acidentadas e íngremes.
O burro é o animal símbolo da ignorância desde a Grécia antiga. Documentos históricos de 600 a.C. retratam o animalzinho como incapaz de aprender e muito teimoso.
Em qualquer lugar ou circunstância, ser chamado de burro é sempre uma ofensa. É o indivíduo desprovido de inteligência, ignorante, tolo, idiota, sem cultura, sem informação, com dificuldade de entendimento, obstinado, cabeça-dura.
Qual a DIFERENÇA entre JUMENTO, BURRO e MULA? - 10 CURIOSIDADES sobre MUARES
Como é a visão de um burro?
Sabe-se que conseguem distinguir o azul, o amarelo e o cinzento, em tons sépia e pastel. Esta discrepância entre humanos e equinos deve-se à presença de um menor número de tipo de cones, células da retina que nos permitem ter uma visão tricromática, e aos burros uma visão dicromática.
"O superburro, que chega a 1,60 m de altura, é um ótimo animal de tração, sendo capaz de puxar cargas de até 3 t (o equivalente à capacidade de carga de três Kombi)", explica Cerbino.
Em tempo, registre-se que o burro na tradição popular oral é símbolo de ignorância e estupidez, o que pode ter se originado não só da sua natureza obstinada e de sua indolência, mas também da esterilidade que o confirma enquanto animal falho e inútil.
Essa teimosia, na verdade, não é mais do que uma tentativa para evitar o perigo. Os zoólogos dizem que o burro tem um sentido apurado de autopreservação. Se no caminho surge um obstáculo que eles julgam impossível ultrapassar, então não arredam o pé na sua estratégia de defesa.
Ele é considerado um animal nobre, fiel ao homem, companheiro, amigo e muito hábil. Uma de suas características principais é o elevado grau de inteligência, que são ótimas e eficientes ao conduzir seus cavaleiros em trilhas pedregosas, montanhosas e íngremes.
Asno. substantivo masculino Mamífero. Aspecto comum de alguns mamíferos da família dos equídeos; burro ou jumento. Figurado Pessoa que não possui inteligência; quem não é inteligente; burro.
Porque foi levado para um sitio onde as crianças podiam fazer o que queriam, tal como não ir à escola, e fazer parvoices mas quanto mais asneiras faziam, mais depressa se transformavam em burros!
Os burros são animais extremamente inteligentes. O burro é mais inteligente que o cavalo, e com folga. Se você tem cavalos e coloca um burro no grupo, na semana seguinte todos seguirão o burro. Quando não havia topógrafos e nem engenheiros de estradas, mandavam um burro.
Por que é a tendência de chamar outro ser humano de burro? - Quora. Geralmente, o animal é mencionado para se referir a uma pessoa que não tem instrução ou conhecimento. Essa associação vem de vários séculos atrás. A fama desse burro como animal de comportamento difícil e incapaz de aprender começou na Grécia antiga.
Eles têm porte pequeno ou médio, orelhas grandes e pelo curto. Burros e mulas nascem estéreis, pois como são resultantes do cruzamento entre espécies com número de cromossomos diferentes, apresentam número ímpar de cromossomos.
"Um dia, um burro caiu num poço de onde não conseguia sair. O animal agonizava, enquanto o seu dono pensava no que fazer. Após reflectir algumas horas o dono concluiu que já que o burro estava muito velho e que o poço estando mesmo seco precisaria de ser tapado de alguma forma.
Entre suas expressões preferidas, está "reverendíssima besta", usada pelo escritor Mário de Andrade para insultar seus desafetos. Milanesi também cita onagro (burro), mentecapto (louco, idiota) e sevandija (quem vive à custa dos outros).
Brincadeiras a parte, a resposta, na verdade, é essa mesma: a brincadeira! Quando alguém te chama de qualquer coisa pejorativa, o intuito da pessoa é te irritar ou te magoar. Então se você entrar na brincadeira, a pessoa certamente vai parar. Não há nada melhor do que rir de si mesmo.
Expressões 'pra burro' e 'pra cachorro' têm ligações com passado rural do Brasil. Usadas em sentido hiperbólico, elas se referiam à fartura alimentar das casas, quando as refeições sobravam até para alimentar os animais. Outras expressões como 'pra dedéu' e 'pra caramba' não têm, necessariamente, sentido lógico.