A Tsar Bomb, ou bomba RDS-220, de fabricação soviética, foi a bomba termonuclear mais potente já construída, tendo sido detonada em 1961. Ouça o texto abaixo!
A bomba de fusão nuclear é a mais temida de todas, em razão de sua potência. É também conhecida como bomba de hidrogênio ou bomba termonuclear. Até hoje ela só foi usada em testes nucleares, um deles foi realizado pela União Soviética em 1961 e ficou conhecida como Tsar Bomba.
A bomba Tsar, testada em 1961, nunca foi liberada para uso; outras relíquias da história russa estão na exposição. Um modelo da maior bomba nuclear do mundo, conhecida como Tsar, é parte de uma exposição permanente na Rússia.
Bombas da potência da Tsar, que já foram testadas pela Rússia, têm energia equivalente a cerca de 57 milhões de toneladas de TNT e são 3 mil vezes mais potentes do que a bomba de Hiroshima.
A Tsar Bomba é a maior arma atômica já criada, desenvolvida pela União Soviética em 1961. Foi detonada na ilha Novaya Zemlya, no Ártico. Sua estimativa de poder destrutivo é de aproximadamente 50 megatons (Mt) o que equivale a 50 milhões de toneladas de dinamite.
A capacidade máxima do recém-divulgado armamento chega a 360 quilotons – medida que representa o equivalente de TNT. Ela está, então, lado a lado com uma das relíquias americanas: a B61-7 (340 quilotons). A diferença se delineia no grau de modernização, parâmetro esse em que a B61-13 sai na frente.
A bomba de hidrogênio, também chamada de bomba H ou termonuclear, possui uma capacidade de destruição exponencialmente maior que a de uma bomba atômica convencional e está nas mãos de poucos países: Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França e China.
Na noite do bombardeio de Hiroshima, Oppenheimer foi aplaudido por uma multidão de colegas cientistas em Los Alamos e declarou que seu único arrependimento era o fato de a bomba não ter sido concluída a tempo de ser usada contra a Alemanha.
foi testada a 31 de Outubro de 1952, em Eniwetok. A primeira bomba de hidrogênio explodiu durante uma experiência feita pelos Estados Unidos (Operação Ivy) em 1952. Detonou com uma força de dez megatons, igual à explosão de dez milhões de toneladas de T.N.T., um forte explosivo convencional.
Os EUA também equiparam algumas de suas bombas com pára-quedas de retardo pelas mesmas razões. A Tsar Bomba foi detonada às 11h32, aproximadamente 73.85° N 54.5° E sobre o campo de testes na Baía de Mityushikha, ao norte do Círculo polar ártico na ilha de Nova Zembla.
No entanto, o Brasil ainda não possui armas nucleares, enquanto que Reino Unido já possui um arsenal dessas armas (oficialmente, cerca de 225 ogivas nucleares) e é um dos cinco "Estados com armas nucleares" de acordo com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Robert Oppenheimer é frequentemente colocado ao lado de Albert Einstein como o físico mais famoso do século 20. Ele será para sempre o “pai da bomba atômica” depois que a primeira arma nuclear foi testada com sucesso em 16 de julho de 1945, no deserto do Novo México, nos Estados Unidos.
Fumante inveterado desde a adolescência, Oppenheimer sofreu episódios de tuberculose ao longo da vida. Ele morreu de câncer da garganta em 1967, com 62 anos de idade. Em um raro momento de simplicidade, dois anos antes da morte, o físico traçou uma distinção entre a prática da ciência e a poesia.
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
A explosão foi mais forte que a de Hiroshima, mas a localização de Nagasaki, dividida entre dois vales, limitou a área de destruição. Mesmo assim, calcula-se que entre 28 mil e 49 mil pessoas tenham morrido no dia da explosão. Em Nagasaki, a bomba destruiu uma área de 7,7 km2. Cerca de 40% da cidade ficou em ruínas.
Até hoje essa foi a mais poderosa bomba já testada, com uma energia explosiva entre 50 e 58 megatoneladas. Além desses, a Grã-Bretanha, a China e a França também testaram com sucesso suas próprias bombas H. Em 2017, foi registrado oficialmente o teste mais recente, desta vez pela Coreia do Norte.
A enzima H+/K+-ATPase ou bomba de prótons, é a responsável pela secreção de ácido clorídrico no lúmen estomacal e está localizada nos canalículos das células parietais.
A bomba atômica, ou bomba nuclear, é uma arma de explosão com um grande poder de destruição, em virtude da grande quantidade de energia que ela libera.
Existem dois tipos de bombas de hidrogénio: a líquida e a sólida. A primeira é composta por trítio e deutério, o seu peso é elevado e deve ser mantida congelada. A segunda é composta por deuterídio de lítio (LiD) e é mais fácil de transportar.
Nesse contexto, Oppenheimer organizou o primeiro teste nuclear da história em 16 de julho de 1945. Batizada de “Trinity”, essa bomba atômica projetada por implosão foi detonada na base de Alamogordo, a 193 quilômetros de Albuquerque, e marcou o sucesso definitivo do “Manhattan Projeto”.