Os seus principais usos são para distúrbios intestinais e fadiga hepática, distúrbios respiratórios, doenças cardíacas e certos distúrbios do sistema nervoso ( ALASBAHI E MELZIG, 2010).
Manjericão: Planta votiva do Orixá Oxalá. Seu uso é purificador e consa- grador. Usado para atrair paz, alegria, felicidade e bons caminhos, apenas não deve ser usado em forma de banho fer- vido e sim macerado.
BOLDO – Também conhecida como tapete de Oxalá, suas características principais são a folha aveludada e o odor bem acentuado. É erva primordial em todas as obrigações rituais, vibrando na irradiação de Oxalá.
Modo de Preparo: Chá por infusão. 1 a 2g (ou 1-2 colheres de chá) das folhas secas em 150mL (uma xícara de chá) de água. Tomar uma xícara de chá 3 a 4 vezes por dia2.
Quantas folhas de boldo para fazer uma xícara de chá?
Misturar 1 colher de chá de folhas (ou um sachê) secas picadinhas de boldo em entre 150 ml e 200 ml de água fervente; Desligar o fogo e deixar descansar por 10 minutos; Coar e beber morno ou gelado até duas vezes ao dia, especialmente antes e depois das principais refeições.
O boldo-da-terra, por exemplo, consumido em doses elevadas pode levar à irritação da mucosa gástrica e intensificar os efeitos de medicamentos ansiolíticos e hipnóticos. Já o falso boldo, que dá em moita e tem cheiro forte e folhas miúdas e carnudas, não deve ser ingerido.
Márcia destaca que não é recomendado enxaguar. Deixe as ervas agirem enquanto dorme e tome outro banho somente no dia seguinte. Além disso, o banho só deve ser realizado às sextas-feiras.
Também são oferecidas frutas como maçã, pera e uvas verdes e claras. Assim, o branco da comida não se separa da cor das roupas e de outros objetos durante o ajeun, ou seja, do se alimentar junto entre as pessoas e os orixás.
Ave sensível e pacífica, de voo sereno e elegante, o pombo foi visto como uma ave sagrada por alguns povos e enaltecido por outros como animal protetor, símbolo de paz e harmonia.
Segundo a crença das religiões de matriz africana, rituais dedicados a este orixá servem para descarregar as energias negativas e aliviar a sensação de angústia. O banho de oxalá é, sem dúvidas, um dos mais poderosos para abrir caminho. Além disso, uma dica é realizar este banho na sexta-feira, dia do orixá.
Erva usada para fins medicinais, curativos e espirituais; termo mais usado no meio religioso, o mesmo que boldo, uma das ervas consagradas ao orixá Oxalá, divindade cultuada nos cultos afro-brasileiros. Uma das ervas que o pai-de-santo passou para o banho de descarrego, foi tapete de Oxalá.
O boldo ajuda a limpar o acetaldeído que é uma substância produzida pelo fígado após o consumo de bebida alcoólica e é o principal responsável pelos sintomas de ressaca como boca seca, dor de cabeça e mal estar geral. Além disso, a boldina age como protetor do fígado, ajudando a restabelecer esse órgão.
Estudos comprovam que o chá de boldo em grandes quantidades pode apresentar certa hepatotoxicidade. Além disso, foi comprovado também o seu efeito teratogênico, ou seja, ele causa má formação do feto. O uso de boldo por grávidas também pode levar ao aborto.
Qual a diferença entre boldo-do-chile e boldo brasileiro?
Raízes Distintas: Enquanto o boldo comum (Plectranthus barbatus) tem origens africanas, o boldo do Chile (Peumus boldus) é nativo da América do Sul. Essas origens diferentes influenciam suas características e benefícios.
Na Umbanda, o banho de boldo é conhecido como o Banho de Oxalá ou Banho de Jesus. É muito utilizado para limpar o miasma espiritual preso ao nosso corpo e melhorar a sensação de angústia. Decerto, este é um dos banhos mais poderosos quando o assunto é eliminar energias de baixa frequência.
Existem diversas espécies da erva, sendo as mais utilizadas o boldo verdadeiro, também conhecido como boldo do Chile (Peumus boldus Molina), e o boldo brasileiro (Plectranthus barbatus Andr), amplamente encontrado e cultivado em todo o território nacional.