Encontrada nas florestas da Indonésia, a iguaria tem cheiro de carne podre e pode chegar a ser maior que um tronco de um adulto e pesar 11 quilos. Grande e alaranjada, a espécie Rafflesia Arnoldii ganhou destaque no Guinness World Records e virou atração turística.
A planta conhecida como a “flor mais fedorenta do mundo” pode estar com seus dias contados. Uma nova pesquisa mostrou que a maioria das espécies de rafflesia, o famoso gênero de flores fedorentas, corre agora risco de extinção.
A chamada 'flor cadáver', cujo nome científico é Amorphophallus titanum, é conhecida tanto pelo seu tamanho impressionante quanto pelo odor fétido desagradável (semelhante ao de carne podre) que exala quando floresce.
CHEIROS PROVOCADOS PELA ESPIRITUALIDADE │com Daniel Atalla
Qual a flor que fede carniça?
Uma forte concorrente à fama da flor-cadáver é a Rafflesia arnoldii, outra planta de floração imensa. Natural de Sumatra, ela também produz cheiro de carne apodrecida. Em outros idiomas, ela também costuma ser chamada de flor-cadáver ou de lírio-cadáver-malcheiroso.
É quase impossível achar algo mais fedorento do que o surströmming, segundo cientistas japoneses que compararam o odor de vários alimentos. Na Suécia, recomenda-se comê-lo na rua, já que fazer isso em casa poderia deixar o local com esse cheiro peculiar por dias ou até semanas.
Alecrim. O alecrim é muito conhecido no mundo gastronômico, mas também exala um perfume agradável. É muito interessante cultivar essa planta em casa, pois além de temperar a comida, deixa o lar perfumado. Para aqueles que não têm muito tempo ou aptidão para cuidar de plantas, o alecrim é uma boa opção.
Outra peculiaridade da espécie, que é endêmica das florestas tropicais do oeste de Sumatra na Indonésia, é a que lhe rende o nome popular de "flor-cadáver": para atrair seus polinizadores, a planta exala o aroma de carne em decomposição e para que este se espalhe com mais eficiência, sua espádice gera calor para ajudar ...
A Sterculia foetida é uma espécie que libera um cheiro semelhante a fezes por vários locais da cidade. Sterculia foetida L. (nome científico) é uma planta que pertence à família Malvaceae e é conhecida popularmente como chichá-fedorento, oliva-de-java, castanha-da-índia e chichá.
Também conhecida como Espirradeira, flor-de-são-josé, loureiro-rosa, loandro-da-índia, oleandro, entre outros, essa espécie é considerada a planta mais venenosa do mundo. As toxinas atuam diretamente sobre o coração, além de causar diarreia, vômitos, dor de estômago e, claro, morte.
Qual o significado de sentir cheiro de carne podre?
Na parosmia, ocorre uma distorção diante de um estímulo existente. Por exemplo, a pessoa pode sentir um cheiro de comida estragada quando exposta ao odor de um alimento íntegro. A parosmia costuma acontecer na fase de recuperação da covid-19, quando a pessoa começa a recuperar o olfato, e pode durar meses.
Considerada uma planta exótica no Brasil, mas endêmica em algumas regiões da Ásia, a planta de grandes proporções da espécie Amorphophallus titanum exala um cheiro forte que se assemelha a carne podre e torna a proximidade quase impossível, principalmente em dias quentes.
E nocturnum é bem fácil de decifrar, significa noturno, assim, ela é a planta de aroma noturno! Ela é famosa pela flor que abre à noite, liberando seu perfume logo que o sol se põe. O odor fica mais forte até atingir seu pico por volta da meia-noite.
Dama da noite, é a noite que ela solta um perfume intenso e inconfundível, é um arbusto escandes, pode ser guiado como trepadeira, as flores são brancas.
Ingestão de certos tipos de alimentos como cebola, alho, pimentas e condimentos. Medicamentos como antibióticos e alguns tipos de repositores hormonais. Situações de estresse e nervosismo - saiba mais aquiAbrir em uma nova janela sobre suor emocional.
O metanotiol, ainda mais fedorento, conseguiria deixar o mundo inteiro fedido com apenas um reservatório cheio. Mas nem todos os cheiros fortes são ruins. Uma das substâncias com menor limiar de detecção do odor é a vanilina, principal componente do extrato de baunilha.
O indiano Kailash Singh, de 66 anos, possui quase dois metros de dreadlocks que não são lavados há 38 anos e mora em um local que pode atingir até 47° Celsius. E é por causa de tanto calor, suor e cabelo que esse senhor é considerado por muitos como o homem mais fedido do mundo.
A flor fedorenta, também chamada de arum gigante, ficou por lá, desconhecida, até ser descoberta por um italiano, Odoardo Beccari, há mais de 200 anos. Na Europa, ela passou a ser cultivada em estufas, e hoje em dia está em 76 jardins botânicos do mundo.
Frésia. Essas flores vêm em uma variedade de tons — como branco, laranja, vermelho, azul, amarelo e lavanda — que florescem no verão. Normalmente são resistentes ao inverno e conhecidas pelo aroma doce.
Durante a floração, a planta desprende um odor repugnante de carne podre, semelhante ao de um cadáver, para atrair as moscas que a polinizam. Essa flor parasita, que parece um cogumelo gigante, tem uma vida de quatro a cinco dias antes de murchar.