O espraiamento da letalidade consolidou de vez o país na liderança mundial das polícias mais violentas do planeta. A de Nova York, por exemplo, tem cerca de 36 mil membros. A maior do Brasil é a Polícia Militar de São Paulo, com 89,7 mil PMs.
Segundo o estudo, o Brasil tinha, em 2023, um efetivo de 786.022 profissionais da segurança pública distribuídos em ao menos 1.623 órgãos federais, estaduais, distritais e municipais. A maior força policial é a PM, com efetivo de 404.874 homens e mulheres.
Desde 2018, as polícias brasileiras somadas ultrapassaram a barreira dos 6 mil casos, o que coloca o país em primeiro lugar entre as polícias mais letais do mundo.
São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Pará estão entre aqueles que há mais de uma década contabilizam as estatísticas. Entre esses, polícia gaúcha é a de menor letalidade – a taxa em 2013 foi de 0,4 mortes provocadas por policiais a cada 100 mil habitantes.
O BOPE é classificado como a melhor equipe de combate urbano do mundo, um integrante do FBI que passou cinco semanas no Batalhão de Operações Especiais do Estado do Rio de Janeiro disse que a tropa de soldados norte-americanos que se encontra no Iraque deveria efetuar treinamento junto com o BOPE.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que considera as intervenções policiais, mostra o estado baiano em primeiro lugar da lista. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 mostra, pela primeira vez, a polícia da Bahia como a mais letal do país.
Confira o salário e as reivindicações dos PMs em cada Estado do País. As greves dos policiais militares da Bahia e do Rio de Janeiro expõem a diferença salarial entre os Estados brasileiros. O levantamento do Terra aponta que o maior salário-base de um PM é do Distrito Federal, que chega a R$ 4,7 mil.
Qual Estado tem a polícia mais perigosa do Brasil?
Em valores absolutos, a Bahia foi o estado com maior letalidade policial: ao todo, foram 1701 mortes, o que equivale a mais de 26% do acumulado ao redor do país.
As polícias mais fortes do Brasil. polícia federal. a polícia federal é responsável por investigar crimes. que envolve jurisdição federal, como tráfico de drogas, corrupção, crimes financeiros e crimes nacionais.
O uso da farda verde com camuflado digitalizado (com estampa formada por pequenos pixels quadrados onde o verde se sobrepõe ao marrom e ao preto) foi adotado pela primeira vez nesta segunda-feira justamente porque a região de favelas é cercada por muita floresta, onde foram encontrados acampamentos de criminosos.
As Forças Armadas, essenciais à execução da política de segurança nacional, são constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, e destinam-se a defender a Pátria e a garantir os poderes constituídos, a lei e a ordem.
Quando foi criado, o BOPE ainda não havia tomado as proporções que tem hoje. O BOPE do Rio de Janeiro foi o primeiro do Brasil e serviu de inspiração para a criação de outras unidades similares em outros estados. Hoje, existem 15 BOPEs estaduais no país, cada um com sua própria história e características.