New Smyrna Beach, Flórida: situada no litoral nordeste da Flórida, a praia de New Smyrna Beach tem o maior número de ataques de tubarão por ano no mundo inteiro.
A praia da Boa Viagem é a que tem maior quantidade de ocorrências com tubarões no Brasil. Boa Viagem, a praia urbana mais famosa de Recife é a que lidera os registros de ataques de tubarões no Brasil, desde 1992 já foram registrados mais de 60 ataques.
Ver um tubarão nadando em águas alagoanas não é um cenário comum aos banhistas, ainda mais se for em um trecho de água rasa, podendo causar medo em quem está próximo. E, no último final de semana, um desses raros avistamentos aconteceu na Praia de Antunes, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.
A espécie de tubarão analisada vive próxima à costa e não tem característica migratória. Isso leva os pesquisadores a acreditar que foram contaminados no litoral carioca.
A Praia de boa viagem é linda, cheia de piscinas naturais, certamente uma das mais belas praias urbanas. P.S. As piscinas são cercadas por arrecifes e rasinhas, não havendo perigo de ataques de tubarão!
Tubarão ataca e mata russo em praia do Egito; vídeo mostra momento do ataque
O que atrai tubarão?
Não entrar no mar se tiver consumido bebida alcoólica ou se estiver com algum sangramento. E o brilho de joias e acessórios com cores chamativas também pode atrair tubarões.
Fernando de Noronha, conhecido por suas paisagens paradisíacas, abriga a Praia do Sueste, um lugar onde o turismo é proibido. A razão? O local é refúgio para diversas espécies de tubarões, como o tubarão-tigre e o tubarão-limão, que estão sob ameaça.
A presença do tubarão baleia é um lembrete da riqueza da vida marinha que habita as águas ao redor de Búzios e da importância da preservação do ecossistema marinho.
Entrevistas com 155 pescadores artesanais de Arraial do Cabo (RJ) permitiram mapear as atividades pesqueiras da região e as espécies de tubarão capturadas. Nos últimos 60 anos, houve uma queda significativa no número de tubarões capturados ao longo da costa de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.
Espécie está ameaçada de extinção. Mais de 60 tubarões galha-preta voltaram a ser vistos no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ). A espécie está ameaçada de extinção. A aparição mais recente do cardume foi no final de maio próximo à estação ecológica de Tamoios.
"O tubarão martelo capturado no Litoral Norte de Maceió é da espécie Sphyrna mokarran, possivelmente um adulto. Esses magníficos animais podem atingir até quase 6 metros comprimento e podem pesar cerca de 450 quilos. Por conta dessas características, eles são popularmente chamados de "grande tubarão martelo".
Embora avistamentos possam ocorrer ocasionalmente, a probabilidade de encontrar um tubarão na área é extremamente baixa. A reputação de Porto de Galinhas como um destino de praia seguro e deslumbrante permanece intacta.
Mais ataques letais são atribuídos a ele do que a qualquer outro tubarão. Esta espécie é encontrada em oceanos temperados e tropicais. Grande tubarão branco, África do Sul. Entre todos os predadores dos mares, o tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias).
Afasta-se de frente e bem lentamente, sem bater braços e pernas. Se ele vier para cima, reaja e grite para afugentá-lo e atrair pessoas. Acerte seus pontos fracos: ponta do nariz, guelras e olhos.
Ele disse que os tubarões-tigres costumam aparecer na região de Porto Seguro, que fica perto do arquipélago de Abrolhos, nesse período, por causa da temporada de reprodução das baleias jubarte, que acontece entre os meses de julho e novembro.
Banhistas na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foram presentados com a aparição de um tubarão-baleia. Nas redes sociais, imagens do encontro viralizaram e mostraram os hábitos dóceis do maior peixe do mundo, que não se incomodou pela presença dos curiosos.
Em quais praias se encontram mais tubarões no Brasil? A Praia de Boa Viagem, uma das mais centrais e famosas da capital pernambucana, é a que mais possui registros de ataques de tubarão, tendo registrado mais de 60 ataques e cerca de 25 mortes desde 1992.
Um tubarão foi visto na praia do Forte, em Cabo Frio, região dos Lagos (RJ). Ainda não se sabe se é apenas um animal ou se são vários. Enquanto isso, a ordem é evitar banhos no local.
Hoje em dia os ataques são mais raros, porém as restrições permanecem. Segundo especialistas, os ataques de tubarão no litoral recifense são resultado do impacto ambiental provocado pela construção do Porto de Suape, que exigiu o aterramento de dois estuários onde os tubarões-tigre davam à luz.
O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é um tubarão da família dos Carcharhinidae de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste do Brasil. Também é conhecido pelos nomes de cação-jaguara, cação-tintureiro, jaguara, tubarão-jaguara ou tubarão-tintureira.
"Há várias espécies na região mas as responsáveis pela grande maioria dos acidentes são duas: Carcharhinus leucas, o tubarão cabeça-chata, e o tubarão-tigre, Galeocerdo cuvier. Ambas são espécies reconhecidamente agressivas que podem chegar a mais de 3m de comprimento e pesar centenas de quilos", explica o professor.