A prata 950 conta com 95% de prata e apenas 5% dos outros elementos, que garantem a resistência e duração da joia. Por ter mais pureza na sua composição, essa liga possui preço mais elevado e, normalmente, é usada em joias mais nobres, com pedras preciosas.
A Prata 950 costuma ser muito utilizada em peças artesanais por ser mais maleável. E a prata 925 é mais utilizada em produção de larga escala de grandes joalherias, por fazerem o uso de máquinas. Para joalheria, a prata 925 e a prata 950 costumam ser as mais utilizadas.
A Prata de Lei ou Prata 925 é a mais valorizada na alta joalharia e indica que a liga do metal é constituída de 92,5 % de prata pura. Este é um padrão que determina o mais elevado grau de pureza para garantir a qualidade das jóias fabricadas com ela.
A Prata 950 é mais pura (5% de mistura), portanto seu preço e qualidade são maiores. Ambas são boas joias, mas é claro que a prata 950 possui mais qualidade e valor agregado. Com isso podemos perceber que quanto mais pura as joias de prata, maior o preço e maior a qualidade.
É essa gradação de pureza que define o que é a prata 925. Ela recebe o implemento de outros metais porque a prata 100% pura costuma ser um material muito maleável e sensível, inadequado para o uso ornamental em joias, por ser facilmente riscada, manchada e entortada.
Por exemplo, a prata fina é frequentemente marcada com "999", indicando 99,9% de prata pura. A prata esterlina é frequentemente marcada com "925", indicando 92,5% de prata pura.
Na joalheria, é mais comum utilizar a prata 925 e a prata 950, que possuem boa maleabilidade e ainda contam com um alto grau de pureza. A única diferença entre elas é que a prata 950 tende a escurecer um pouco mais rápido.
Prata 925: Peças feitas em prata 925, têm em sua composição 92,5% de prata e 7,5 de outros metais, como o cobre. É mais maleável que a prata 950. Prata 950: A prata 950 possui 95% de prata em sua composição e apenas 5% de outros metais.
Além da prata 925, outras ligas de prata, como a prata de lei, também oferecem resistência ao escurecimento. Esses tipos de prata são frequentemente usados em jóias de alta qualidade e são uma excelente escolha para quem deseja manter suas jóias brilhantes.
Primeiro, é importante ressaltar que segundo a lei brasileira tanto a prata 925 como a prata 950 são consideradas prata de lei. Essa nomeclatura surgiu em Portugal quando o rei D.
A Prata de Lei também é conhecida pelos brasileiros como Prata 925 e 950. Ambas são ideais para a fabricação de joias e têm grau de pureza de 92,5% e 95%, respectivamente, o que garante a qualidade, o brilho e a durabilidade de uma joia em prata.
A Prata 950 possui 95% de prata e 5% de outros metais, costuma ser muito utilizada em peças artesanais por ser mais maleável. Por ser uma joia mais pura, ela tende a manchar e oxidar mais rápido do que a 925, os dois tipos de prata irão escurecer, mas a prata 950 possui uma maior tendência a oxidação.
Em termos de qualidade, a superioridade das italianas é nítida. Já que elas possuem um acabamento melhor e utilizam 92,5% de prata pura em sua composição. Enquanto as pratas nacionais, utilizam, no máximo, 80% de prata pura. Além de possuírem acabamento grosseiro e descascar com o tempo, em muitos casos.
A resposta é: ambas! A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
Verifique o selo de autenticidade: se for prata legitima, terá o selo garantindo o seu valor. Se for aço, não terá esse selo. Use um ímã: a maioria dos tipos de aço são magnéticos, o que significa que o ímã será atraído pelo objeto. Ao contrário da prata, que não é magnética.
“Prata 833” tem 16% de liga e é mais utilizada em Portugal. “Prata 835” tem, além de 16% liga, leva um banho de prata e aparece mais na Alemanha e em outros países do leste europeu. As antigas pratas americanas têm teor de 90%, também chamada de Coin, são compostas de moedas produzidas entre 1792 e 1837.
Nesse sentido, a prata mais pura é a 950. E por esse motivo, ela tem uma propensão a manchar um pouco mais em comparação a 925, podendo levar em uma produção de uma aparência envelhecida do objeto.
Atualmente, a legislação do Brasil a respeito da prata diz que a prata 925 e a prata 950 são consideradas como pratas de lei. E o que isso quer dizer? Isso significa que esses dois tipos de pratas possuem uma excelente qualidade, além de brilho e também uma durabilidade bastante alta.