Tem como saber se a prata é verdadeira? A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.
A prata genuína não é magnética, portanto, um teste simples que você pode fazer é usar um ímã. Se a joia for atraída pelo ímã, é um sinal de que pode não ser de prata pura. A prata autêntica não será atraída pelo ímã devido à sua falta de propriedades magnéticas.
A resposta é: ambas! A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
A prata 925 nada mais é do que um material composto de 92,5% de prata, além de outros tipos de metais. Já a prata 990 é ainda melhor, uma vez que é 100% pura.
Os números 925 e 950 indicam a quantidade de prata pura presente na liga. As joias possuem, respectivamente, 7,5% ou 5% de outros metais na sua composição. As joias de prata são produzidas a partir de uma liga com outros metais. Assim como o ouro, em seu estado puro, o metal é extremamente frágil e maleável.
Como identificar uma prata original e legitima realizando testes rápidos e fáceis....
Qual o tipo de prata da Vivara?
A Vivara utiliza em suas joias prata 925, considerada ideal para utilização na joalheria proporcionando um acabamento de brilho intenso e maior durabilidade. Nessa composição são utilizados 92,5% de prata pura e 7,5% de ligas especiais.
Tem como saber se a prata é verdadeira? A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.
Contudo, ao contrário do ouro, a prata pode oxidar e com isso vir a escurecer, mas nada que não possa ser facilmente resolvido. Nós, da Prata Lovely, procuramos informações para esclarecer nossas clientes e amigas que adquirem peças em prata e estas venham a escurecer.
Primeiro, é importante ressaltar que segundo a lei brasileira tanto a prata 925 como a prata 950 são consideradas prata de lei. Essa nomeclatura surgiu em Portugal quando o rei D.
A Prata 950 é mais pura (5% de mistura), portanto seu preço e qualidade são maiores. Ambas são boas joias, mas é claro que a prata 950 possui mais qualidade e valor agregado. Com isso podemos perceber que quanto mais pura as joias de prata, maior o preço e maior a qualidade.
Além da prata 925, outras ligas de prata, como a prata de lei, também oferecem resistência ao escurecimento. Esses tipos de prata são frequentemente usados em jóias de alta qualidade e são uma excelente escolha para quem deseja manter suas jóias brilhantes.
Por exemplo, a prata fina é frequentemente marcada com "999", indicando 99,9% de prata pura. A prata esterlina é frequentemente marcada com "925", indicando 92,5% de prata pura.
Teste do gelo: A prata gera mais calor do que todos os outros metais. Então pegue dois cubos de gelo, coloque um cubo de gelo em cima da joia que quer testar e outro ao lado, em cima de qualquer superfície neutra, se o cubo de gelo que está sob a prata derreter mais rápido que o outro a prata é verdadeira.
Uma combinação de vinagre branco e bicarbonato de sódio pode ser uma forma eficaz de como clarear a prata. Cubra o fundo de uma tigela com bicarbonato e adicione vinagre até que comece a espumar. Coloque suas peças de prata na mistura e deixe de molho por quinze minutos. Esfregue suavemente e enxágue bem.
Então, o padrão geralmente utilizado é o 925 (925 partes de prata para 75 partes de outros metais), o que torna o material mais adequado para o manuseio e resistente.
Mas, afinal, por que prata escure? O que escurece a prata é uma camada de sulfato de prata, uma reação criada quando a prata entra em contato com composto de enxofre, ácido úrico e o suor. O escurecimento da prata é um processo natural, independente de quem usa.
Para uma excelente conservação da joia é importante salientar que a prata 925 pode ser molhada, porém lavada em água morna ou corrente, não quer dizer que a joia deve ser usada na piscina ou na praia, porque o que oxida a prata não é o fato de ser molhada, mas o contato com o sal, o cloro e outros componentes que ...
A escolha entre prata 925, prata 950 e prata 1000 dependerá das suas preferências pessoais e do uso pretendido para suas joias. Se você procura por joias duráveis e versáteis, a Prata 925 é uma excelente opção, enquanto a Prata 950 é ideal para quem valoriza um acabamento mais luxuoso.
A Prata 950 possui 95% de prata e 5% de outros metais, costuma ser muito utilizada em peças artesanais por ser mais maleável. Por ser uma joia mais pura, ela tende a manchar e oxidar mais rápido do que a 925, os dois tipos de prata irão escurecer, mas a prata 950 possui uma maior tendência a oxidação.
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
Atualmente, a legislação do Brasil a respeito da prata diz que a prata 925 e a prata 950 são consideradas como pratas de lei. E o que isso quer dizer? Isso significa que esses dois tipos de pratas possuem uma excelente qualidade, além de brilho e também uma durabilidade bastante alta.
Qual a diferença entre prata 925 e prata italiana?
Em termos de qualidade, a superioridade das italianas é nítida. Já que elas possuem um acabamento melhor e utilizam 92,5% de prata pura em sua composição. Enquanto as pratas nacionais, utilizam, no máximo, 80% de prata pura. Além de possuírem acabamento grosseiro e descascar com o tempo, em muitos casos.