Fossa das Marianas - iGUi Ecologia. A Fossa das Marianas é o local mais profundo dos oceanos. Com 2,5 km de extensão, atingindo 11 quilômetros de profundidade, pressão equivalente a mais de 1000 vezes a pressão atmosférica no nível do mar e temperatura variando de 1° a 4° C, é a região mais inexplorada do planeta.
Para termos de comparação, a cada 10 metros de profundidade aumenta-se 1 atm de pressão. Se você descer 1000 metros de profundidade no mar é equivalente a 101 vezes a pressão atmosférica que você está acostumado na superfície da Terra.
Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.
A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, na Costa das Filipinas, é o local mais profundo dos oceanos. Se um submarino submergir até esse local, ele ficará sujeito a um acréscimo de pressão ΔP, em relação ao nível do mar, de aproximadamente 1100 atm.
No caso, temos que p é igual à densidade da água, que é d'água = 1.10³ kg/m³, g é igual a 10 m/s² e h é igual a 10 m. Portanto, a pressão total do fundo do rio a 10 m de profundidade é igual a 1.10⁵ N/m².
A 10 mil metros de profundidade, há uma tonelada de pressão por centímetro quadrado. A 10 mil metros de profundidade, há uma tonelada de pressão por centímetro quadrado.
A Fossa das Marianas é o local mais profundo dos oceanos. Com 2,5 km de extensão, atingindo 11 quilômetros de profundidade, pressão equivalente a mais de 1000 vezes a pressão atmosférica no nível do mar e temperatura variando de 1° a 4° C, é a região mais inexplorada do planeta.
Naquele ano, Jacques Piccard, um oceanógrafo suíço, e Donald Walsh, um tenente da Marinha americana, desceram com o submersível Triest I em uma das fossas das Marianas chamada Challenger Deep, 360 km ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico.
A Fossa das Marianas, com, aproximadamente, 11 km, é o local mais profundo dos oceanos de que se tem conhecimento. Ela situa-se no Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas, na fronteira entre as placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas.
Uma dessas formas de vida são os foraminíferos, que se parecem com uma ameba gigante. Esse tipo de ser geralmente produz conchas de carbonato de cálcio, mas no fundo da Fossa das Marianas, onde a pressão é mil vezes maior que a superfície, esse material se dissolve.
O cineasta James Cameron, diretor de filmes de sucesso como “Titanic” e “Avatar”, viu uma paisagem “lunar” no fundo do mar, após se tornar a primeira pessoa a explorar sozinha por algumas horas a região mais profunda da crosta terrestre, submersa a mais de 10 km no oceano Pacífico.
Xenóforos, anfípodos e holothurianos vivem no fundo da Fossa Mariana. Os cientistas estudaram estas criaturas encontradas em imagens de vídeo da expedição James Cameron 2012. Infelizmente, não há muitas evidências para se trabalhar devido aos perigos extremos de explorar as profundezas do oceano.
Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.
Qual é a profundidade que o corpo humano pode suportar?
Os cientistas ainda não determinaram, em consenso, um limite prático para a profundidade em que podemos sobreviver debaixo d'água. A maioria dos mergulhadores profissionais não passa de 300 metros de profundidade, ou seja, 30 atm. Isso equivale a sentir o peso de 45 toneladas sobre o corpo.
Qual a pressão mais alta que o ser humano pode suportar?
Ter pressão alta em um momento do dia não quer dizer que o indivíduo tenha pressão alta crônica. De acordo com a SBC, é normal a pressão arterial durante o dia ser ligeiramente mais alta do que durante a noite. O limite não deve ultrapassar 135x85 mmHg de dia e 120x80 de noite.
Na fossa das Marianas há um incalculável número de espécimes vivos altamente desenvolvidos e adaptados à colossal pressão encontrada nessas profundidades. As filmagens do ROV de Ballard e Foster mudaram para sempre parte da história da evolução da vida no planeta e abriram um campo imenso para novas pesquisas.
Cientistas encontraram o vírus ao trazerem para a superfície sedimentos que estavam a 8.900 metros de profundidade na Fossa das Marianas. Análises revelaram que o organismo é bacteriófago – ou seja, infecta e se replica dentro de bactérias. Nomeado vB_HmeY_H4907, o vírus mira em bactérias do filo Halomonas.
-A Fossa das Marianas foi formada em uma região de encontro das placas tectônicas das Filipinas e do Pacífico, possuindo uma geologia incrivelmente complexa. -Se nós cortássemos o Monte Everest no nível do mar e o colocássemos no Challenger Deep, ainda sobraria alguns metros de água acima dele.
A altitude máxima do monte Everest é de 8848 m, enquanto a profundidade máxima da fossa das Marianas é de 10994 m. Portanto, o monte Everest é 19842 m mais alto que o fundo da fossa das Marianas.
Explorador norte-americano quebrou o recorde de mergulho mais profundo de sempre: desceu 10.927 metros abaixo da linha do mar, bem no fundo da fossa das Marianas, no Pacífico.
Atualmente com dados atualizados, só três pessoas exploraram a Fossa das Marianas. Um deles, foi nada menos que o cineasta James Cameron, que mergulhou em um submarino planejado por ele, passando incríveis três horas nas profundezas fotografando.
Qual a profundidade máxima que um ser humano pode mergulhar?
A média alcançada por mergulhadores comerciais é de 300 metros de profundidade. Isso equivale a sentir o peso de 45 toneladas sobre as costas, e por isso, esses profissionais precisam de muito treinamento e equipamentos bem diferentes dos utilizados no mergulho recreacional.
O que acontece com o corpo no fundo do mar pressão?
“Ao nível do mar, nossos pulmões têm a capacidade de comportar de quatro a seis litros de ar. Sendo assim, se uma pessoa mergulha a 20 metros, a pressão sobre ela praticamente dobra e sua capacidade pulmonar cai pela metade. Além disso, há o risco de narcose de nitrogênio, conhecida como embriaguez das profundezas.