Qual é a principal mensagem que a história quer passar O cabelo de Lelê?
A história de Lelê busca valorizar os traços da cultura negra, que foram discriminados por conta de uma extensa história de racismo que, infelizmente, deixa sinais até hoje.
A história surgiu a partir de uma conversa da autora com Adriana, cuja a sobrinha ficou envergonhada em encontrar a tia devido o cabelo estar solto. Para Valéria a riqueza do cabelo de Lelê é histórica, pois conta a vida de uma menina, mas trata de uma situação vivida por inúmeras crianças.
Qual é o assunto predominante no texto O cabelo de Lelê?
Resumo: A partir da obra “Os cabelos de Lelê”, o presente trabalho analisa os pressupostos educativos contidos na obra, focando-se no debate sobre a formação e descoberta de identidades e erotização infantil através do matrimônio.
O que levou o Lele a entender um pouco sobre a sua história e origem?
Resposta verificada por especialistas
Na história O cabelo de Lelê, a personagem passa a entender um pouco de sua história de origem após encontrar um livro que retratava diversos estilos de cabelo afro, ou seja, estilos oriundos de povos localizados no continente africano.
A história de Lelê busca valorizar os traços da cultura negra, que foram discriminados por conta de uma extensa história de racismo que, infelizmente, deixa sinais até hoje. A contação faz parte da programação especial para o mês da consciência negra, no Museu Ciência e Vida.
Qual o objetivo de trabalhar o livro O cabelo de Lelê?
Seu objetivo geral é, a partir da obra O cabelo de Lelê, sugerir propostas de atividades que desenvolvam a autovalorização e aceitação, além da valorização da cultura afro-brasileira e seu papel no ensino.
Quando eu crescer quero ser sabido (que nem motorista de táxi), quero saber fazer piada (que nem palhaço), viajar muito (que nem astronauta), e jo gar Playstation que nem o meu tio (que nem ele não, melhor, porque ele é meio ruim).
Lelê procurava em um livro sobre o segredo dos seus cabelos, pois ela queria saber de onde vinha tantos cachos. O livro mostra a sua descendência africana repleta de vários acontecimentos, inclusive o amor enrolado no cabelo.
Considerado por Lúcio Costa um dos três mais importantes nomes da Arquitetura Modernista Brasileira, “o arquiteto onde a arte e tecnologia se encontram e se entrosam – o construtor”, ele foi responsável por obras que transformaram a forma como o Brasil olhava sua Arquitetura.
Resposta. A Lelê é uma criança da década passada, onde ainda o bom era ser alisada. E ela se sente incomodada com o que vê no espelho. Sem saber o que fazer, ela puxa e estica os cabelos tentando entender de onde veio tantos cachinhos.
Atacante deixou o campo de maca e chorando nos minutos finais do jogo contra o Colo-Colo. Lelê sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito.
Sempre presente desde os primórdios da humanidade, a origem do cabelo precede a própria existência da espécie humana. De acordo com um estudo realizado em 2012, um dos remotos ancestrais do ser humano do grupo Synapsida não pode ter desenvolvido cabelo antes de 299 milhões de anos atrás.
Como a menina descobriu que em cada caixinha do seu cabelo existe um pedaço de sua história?
3-como a menina descobriu que, em cada cachinho do seu cabelo, existia um pedaço de sua história? Resposta:lendo um livro e buscando informações sobre esse assunto que ela tinha dúvidas. 4-No início da história, lelê: (X ) Não gostava do seu cabelo.
A ideia central é mostrar como as diferentes vontades de pedagogia funcionam na condução de sujeitos, utilizando-se do conceito foucaultiano de governamento, e, além disso, mostrar como essas diferentes vontades se articulam com a cultura contemporânea.
Sendo assim tem por objetivo mostrar a falta de representatividade negra na literatura infantil, escolhida pelas escolas, principalmente no que se refere a menina negra e o cabelo cacheado ou crespo.
Lelê gosta do que vê Vai à vida, vai ao vento, Brinca e solta o sentimento. Descobre a beleza de ser como é Herança trocada no ventre da raça do pai, do avó, de além-mar até… O negro cabelo é pura magia, Encanta o menino e a quem se avizinha.
Um familiar informou ao POPULAR que no período da manhã será realizada uma despedida restrita à família, visto que o pai de Lelê está debilitado e se recuperando de uma virose.
Baseado no curta-metragem Hair Love, vencedor do Oscar 2020, a obra é emocionante e transformadora. Completamente ilustrado, o livro mostra o esforço paternal no cuidado com a filha. Enaltece o carinho ao próprio cabelo e a felicidade daqueles que podem se expressar livremente.
A OBRA INFANTIL “O CABELO DE LELÊ”, DE VALÉRIA BELÉM EM DIÁLOGO COM A LEI 10.639/03 / Children's book "O cabelo de Lelê", by Valéria Belém in dialogue with Law 10.639/03.
Qual é a mensagem que o livro O Pequeno Príncipe passa?
O Pequeno Príncipe fala principalmente sobre a perda da inocência, da imaginação e da fantasia, conforme a vida adulta vai chegando. Mas essa mensagem não fica bem explícita ao longo da leitura, é preciso ler com atenção e compreender nas entrelinhas o que o autor quer mostrar.
Países Africanos é o título do livro encontrado por Lelê em sua narrativa escrita por Valéria Belém, e tal informação não consta no texto que está disponível na questão, mas sim na capa do livro O Cabelo de Lelê que retrata a menina feliz em sua leitura acerca das curiosidades sobre o continente africano.
A obra destaca o empoderamento de uma menina negra, que se chateia quando desrespeitam o seu cabelo. Nesta obra, a autora macaense Simone Mota conta a história de Bela, uma menina alegre, linda, que adora brincar com os amigos e ficar bem pertinho de sua mãe.