Segurança 0,000017% O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%. A título de comparação, a probabilidade de morrer num acidente de automóvel é dez vezes maior.
O risco global de morrer em um acidente de avião em um voo comercial entre 2018 e 2022 foi de 1 em 13,7 milhões, segundo um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology) publicado em 2024. Já no Brasil, o risco é ainda menor – 1 em 80 milhões (leia mais abaixo).
Apesar de ser raro ocorrer um acidente, a comunidade de aviação do mundo todo está trabalhando freneticamente para abaixar ainda mais esta probabilidade. Há 30 anos, a probabilidade de ocorrer um acidente era uma para cada 140 milhões de milhas voadas; hoje, a cada 1,4 bilhão.
A aviação comercial é uma das formas de transporte mais seguras. Estatísticas mostram que a probabilidade de um acidente aéreo é extremamente baixa. Segundo a International Air Transport Association (IATA), a taxa de acidentes fatais em 2019 foi de apenas 1 acidente fatal por 5,58 milhões de voos.
Segundo o professor, as turbulências não causam perdas de altitudes relevantes no avião, mas a aeronave sofre mais variações no trecho em questão. Apesar disso, tem estrutura suficiente para passar com segurança. "O avião vai para cima e para baixo em uma turbulência, não é questão de perda de altitude", disse.
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Quanto tempo dura a turbulência?
Já a esteira de turbulência é menos comum e acontece quando o avião passa em uma região após outro avião (geralmente maior que ele), o que causa uma perturbação na atmosfera e mudança nos ventos (os efeitos podem permanecer no ar até três minutos após a passagem de uma aeronave).
O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.
A cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, o mais perigoso para a segurança da aeronave. Nos demais períodos do dia a probabilidade de haver um sério equívoco operacional se reduz praticamente à metade.
Vale ressaltar que a diferença entre as 25 melhores é bastante pequena, mas, mesmo assim, a Air New Zealand atualmente ocupa o primeiro lugar como a companhia aérea mais segura em 2024 – seguida por Qantas, Virgin Australia, Etihad Airways e Qatar Airways.
“Como pode um avião subir com esse céu escuro?”, alguns se perguntam e logo depois lá está o avião acelerando para decolar com respingos de água correndo pelas janelas. “Se os limites forem respeitados, não há perigo algum voar com chuva”, afirma Dan Guzzo, gerente de segurança operacional da companhia Gol.
Segundo o painel do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o número de acidentes é menor, foram registrados 42 em 2024.
A justiça decretou o fim do processo em 2017. A Passaredo chegou a ser classificada como a companhia aérea mais segura do Brasil, junto com a Avianca, segundo ranking do site AirlineRatings.com divulgado em 2014, quando recebeu a nota máxima de sete estrelas.
Foi esta a causa, porém, do acidente mais mortal já registrado na história. Em 27 de março de 1977, após uma série de falhas, os Boeings 747 da Panam Airways e da KLM bateram na pista de decolagem do aeroporto Los Rodeos, em Tenerife, nas ilhas Canárias, na Espanha. Foram 583 mortos, e 61 pessoas sobreviveram.
Quando entrar em um avião, saiba que seu design, sua mecânica, a equipe de voo que está ali para atende-lo dentro da aeronave, bem como a equipe que está fora dele assistindo-o, tudo é feito com a finalidade de proteger os seus tripulantes e garantir sua integridade com o máximo rigor de segurança.
Mas ambos acreditam que os passageiros morreram quando o avião colidiu com o solo. Eles mencionaram que, numa queda sem movimentos bruscos, a sensação é de “frio na barriga”. Como numa montanha-russa.
Em 2018, foram 55 acidentes nos primeiros três meses do ano. Os dados foram extraídos do Sistema de Prevenção e Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre 2018 e 2023, os números se mantiveram similares: foram 46 acidentes em 2019; 40 em 2020; 46 em 2021; e 40 novamente em 2022.
Quem se assusta com as turbulências pode ficar tranquilo. Os aviões são altamente seguros para enfrentar esse tipo de problema. A Abaer explica que as aeronaves são construídas com materiais resistentes e suportam mais do que turbulências.
Busque distrações durante o voo: leia um livro, assista a um filme. Adote técnicas de meditação e relaxamento: exercícios de meditação estão disponíveis em aplicativos gratuitos no celular (faça o download antes do voo para acessá-lo facilmente caso não tenha sinal de internet durante a viagem)
Numa análise recente, a Airline Ratings identificou uma lista de aeronaves que podem ser consideradas as mais seguras para voar, nunca tendo sofrido nenhum acidente com vítimas mortais. Entre elas estão os Boeing 787 e 777-300ER e os Airbus A220, A320neo e A380.
A média salarial do cargo de Piloto (Brasil) é de R$ 11.604 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto nessa localização (Brasil) é de R$ 2.204, variando entre R$ 1.188 e R$ 7.375.
A navegação por rádio, através dos sistemas de VOR ou ADF, também são uma alternativa. Usando a comunicação via antenas de transmissão localizadas em determinados pontos, o piloto consegue as orientações sobre quais rotas seguir. Apesar do avanço da tecnologia, o VOR ainda é utilizado por diversos pilotos.
Em geral, são três horas, mas alguns aviões podem voar mais de seis horas mesmo com algum problema. O que pode assustar muitos passageiros é que, em viagens do Brasil para a Europa, os aviões passam muito mais tempo sobre o oceano Atlântico.