O sistema radicular da cana-de- açúcar no manejo com colheita mecanizada apresenta de 70-85% das raízes até 0,00-0,40 m de profundidade (Alvarez et al., 2000; Vasconcelos et al., 2003; Otto et al., 2009).
a profundidade do sulco deve variar entre 20 e 30 centímetros; em solos arenosos, espaçamentos mais estreitos como 1 metro ou 1,20 metro são mais indicados, pois permitem que o fechamento da entrelinha ocorra mais rapidamente, facilitando o controle do mato.
Cerca de 70% das raízes totais se encontram dentro de um raio de 1m, encontrando-se raízes até 1,8 m a partir do estipe e a uma profundidade de 0,6 m, devendo-se evitar o uso de grade ou o coroamento profundo que danificam essas raízes.
Resumão sobre a cana-de-açúcar: tudo o que você precisa saber!
Qual a profundidade da raiz de um coqueiro?
Desde o primeiro ano de cultivo até a idade adulta, mais de 80% das raízes absorventes do coqueiro-anão irrigado concentram-se até 0,6 m de profundidade (Fig. 2). Cerca de um ano e meio após o plantio, mais de 80% das raízes absorventes encontram-se até 0,6 m de distância do tronco.
Uma das árvores mais conhecidas por suas raízes profundas é a Sequoia sempervirens, também chamada de sequoia-costeira ou redwood. Essas árvores gigantes podem ter raízes que alcançam profundidades de até 3 metros a 4,5 metros.
A cana-de-açúcar é uma planta fina, fibrosa, de formato cilíndrico e folhas longas. Ela pode chegar a até seis metros de altura e é da mesma família que o arroz, o milho, a cevada e outras gramíneas.
Quais são as diferenças entre cana planta e cana soca?
Qual a diferença entre a cana-planta e a cana-soca? A cana-planta é a primeira que é colhida em uma lavoura. Já a cana-soca é a do chamado segundo corte da cana-de-açúcar. Como essas nomenclaturas servem para diferenciar esses cortes, não há uma diferença nas plantas em si.
Cana de ano e meio: 18 meses, podendo ser plantada entre janeiro a março; Plantio de inverno: plantio de maio a agosto. Cada vez mais os produtores têm dado preferência para o plantio de 18 meses, visto a obtenção de melhores resultados de produtividade.
A cana também transpira grandes volumes de água, no pico de desenvolvimento do dossel essa quantidade é em torno de 5-6mm de água por dia. Portanto a cultura demanda 1500-2500mm de água disponível por ano com pico de exigência durante perfilhamento e fase de máximo crescimento.
Para plantar a cana, comece fazendo buracos no solo, com profundidade entre 20 cm e 30 cm. Os sulcos devem estar distantes um do outro, entre 1 m a 1,2 m. Depois, coloque 2 ou 3 colmos em cada buraco e parta para a rega. É importante regar logo após o plantio para deixar o solo úmido e propício para a cana crescer.
A área a ser cultivada com cana-de-açúcar deve ser descompactada para permitir o melhor desenvolvimento radicular das plantas. Também é recomendado manter um perfil de solo com boa relação de cálcio/magnésio/potássio, sem a presença de alumínio.
O espaçamento entrelinha de 90 cm apresentou a maior produtividade para o tratamento irrigado e sequeiro. Os menores valores médios de produtividade estavam entre 150 e 180 cm, que são frequentemente usados nos países de maior produção dependendo da zona climática e do regime hídrico.
Quais são os países que mais produz cana-de-açúcar?
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e, na safra 2020/21, foi responsável pela produção de 654,5 milhões de toneladas destinados à produção de 41,2 milhões de toneladas de açúcar e 29,7 bilhões de litros de etanol1.
A cana-de-açúcar é uma cultura semiperene, pois após o plantio, ela é cortada várias vezes antes de ser replantada. Seu ciclo produtivo é, em média, de seis anos com cinco cortes.
A cana-de-açúcar é bastante tolerante à acidez e alcalinidade. Seu cultivo desenvolve-se em solos com pH entre 4 e 8,5, sendo que o ideal gira em torno de 6,5.
Uma agricultura intensiva (monocultura), como ocorre com o cultivo da cana-de-açúcar, provoca mudanças no meio ambiente, alterando as características do meio físico, reduzindo a biodiversidade, e refletindo de formas diferentes sobre a biota local, sendo prejudicial a algumas espécies e não a outras.
A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) informa que a estimativa do valor referencial do Kg do ATR para a 2ª semana do mês de AGOSTO de 2024 é de R$ 1,4530, que aponta para um valor referencial de R$ 172,91 por tonelada de cana padrão (119,0063 Kg de ATR/ Ton.), o que representa 1,04% de QUEDA em ...
Cultura mais rentável no valor exportado pelo agro paulista, a cana tem acréscimo de 2,2% na produção até o momento na safra 2023/2024. Se no ano passado a média colhida foi de 76,8 toneladas de cana por hectare, a produção de cana em São Paulo agora alcança 78,5 toneladas na mesma área.
Com uma produtividade acima de 78 mil quilos por hectare, a produção de cana-de-açúcar deverá chegar a 652,9 milhões de toneladas na safra 2023/24. O volume, se confirmado, representa um crescimento de 6,9%, o que representa 42,1 milhões de toneladas colhidas a mais que na temporada passada.
Pode-se considerar a profundidade efetiva das raízes de 80 cm a partir de 18 meses após o plantio. A distância efetiva das raízes também aumentou com o desenvolvimento da cultura, passando de 20 cm aos 6 meses à 120 cm aos 34 meses após o plantio.