A Legião Romana (do Latim legio) era a maior unidade militar do exército romano, contando com mais de 3 000 homens (os legionários) em suas fileiras no início da Era Republicana, chegando posteriormente a ter mais de 5 200 soldados no período do Império, consistido de centúrias como a unidade básica.
A legião era um corpo que poderia ter em torno de 4 a 5 mil homens divididos em até 10 coortes; cada coorte poderia ser dividida em 6 centúrias, cada uma comandada por um centurião, soldados com muitos anos de experiências, normalmente promovido das frentes (KEPPIE, 1996, p. 372).
Entre os romanos uma legião se compunha de uma tropa de seis mil homens de infantaria ou da cavalaria. Doze legiões seriam 72 mil anjos, que poderiam ter livrado a Jesus dos soldados romanos.
palavra original é, fundamentalmente, o de indicar uma grande quantidade de entidades e não o padrão romano de “legião”, que era uma unidade do exército constituída por seis mil homens.
Até meados do primeiro século da Era Cristã, uma legião era formada pelo somatório de dez coortes (com 500 homens em cada, totalizando 5 000 em armas).
O QUE SIGNIFICA 'LEGIÃO'? | PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE LIBERTAÇÃO #22
Qual o tamanho de uma legião?
A unidade básica do Exército da Roma antiga era uma força armada com 6 mil homens, que se destacava pelos movimentos rápidos e flexíveis. A maior arma dessa força armada era a quantidade de integrantes: uma legião podia ser formada por até 6 mil homens!
O que é Legião? É uma associação de leigos católicos, sob a proteção de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho ativo apostólico, promove a santificação de seus legionários. A Legião tem apenas em vista o bem espiritual e, portanto, não dá auxílio material.
Legião foi o demônio que possuía um (segundo Marcos e Lucas) ou dois (segundo Mateus) homens e que passou a habitar uma vara de porcos após o encontro com Jesus Cristo na região ao Leste do Mar da Galileia (vide Jesus exorcizando o geraseno).
Segundo a Bíblia, o número de anjos é imenso, incalculável. O livro do profeta Daniel fala de “milhares e milhares, dezenas de milhares” (Dn 7, 10). Igualmente, encontramos outros textos bíblicos que abordam o tema, como o livro de Jó (38, 7), no qual os anjos são comparados com o número das estrelas do céu.
NA ÉPOCA DE HANNIBAL. Com o nascimento da República, o exército foi dividido em duas legiões, cada uma comandada por um cônsul e composta por no máximo 10 mil legionários e cerca de 600 cavaleiros.
32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio.
Ele poderia ter chamado mais de 12 legiões (isto é: mais de 72.000) de anjos para livrá-Lo de poucas centenas de soldados romanos. O caso é simples: Jesus deu sua vida voluntariamente (veja João 10:17-18).
À frente do Espírito delinquente e perturbado, Ele era apenas um; o interlocutor, entretanto, denominava-se “Legião”, representava maioria esmagadora, personificava a massa vastíssima das intenções inferiores e criminosas.
O espírito da legião é o próprio espírito de Maria, de quem os legionários devem imitar a sua profunda humildade, a obediência perfeita, a doçura angélica, o modelo desta vida espiritual e apostólica é a bem-aventurada Virgem Maria, rainha dos apóstolos levando na terra uma vida semelhante à do comum dos homens, cheia ...
Qual é o versículo da Bíblia que fala sobre legião?
Então, Jesus lhe perguntou: ― Qual é o seu nome? ― O meu nome é Legião — respondeu —, porque somos muitos. E implorava a Jesus, com insistência, que não os mandasse sair daquela região.
A finalidade da Legião de Maria é a glória de Deus, por meio da santificação pessoal dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja: O esmagamento da cabeça da serpente e a extensão do Reino de Cristo.
A Legião de Maria é uma Associação Internacional de Fiéis, fundada em 1921, em Dublin – Irlanda, por um jovem funcionário público, o Servo de Deus Frank Duff, hoje em processo de beatificação.
O exército romano era constituído por legiões, formadas por efetivos de cerca de 5 a 6 mil homens. Havia ainda uma cavalaria de cerca de 120 cavaleiros e uma forte artilharia composta de balistas, bestas e onagros, armas de guerra que serviam para arremessar pedras, flechas e dardos.
Edil no ano 65. Grande pontífice no ano 63 e pretor em 62. Propretor na Hispania no ano 61 e, finalmente, Cônsul no ano 59. Depois disto, associado com Pompeu e Crasso, conseguiu o proconsulado da Ilíria, Gália Cisalpina e Gália Transalpina por cinco anos, com o comando de quatro legiões.
Centúria era uma unidade de infantaria do exército romano, que constituía as coortes romanas, que continha oitenta legionários, correspondendo a dez contubérnios (a unidade mínima do exército romano, constando de oito soldados a dez).