Razão é dada pelo quociente entre dois números, ou seja, a divisão entre dois números, na qual devemos sempre respeitar a ordem de cada um. Ouça o texto abaixo! A razão entre dois números é dada pela sua divisão obedecendo a ordem na qual eles foram dados.
Essa fração pode ser simplificada se ambos os números tiverem fatores comuns, mas neste caso, 15 e 26 são relativamente primos (não têm fatores comuns exceto 1), então a razão é simplesmente 2615.
Calcular a razão entre dois números é calcular o quociente entre eles. Exemplos: A razão entre 8 e 2 é 4, pois 82=4. A razão entre 2 e 8 é 0,25, pois 28=0,25.
A partir disso, a proporção se organiza nas seguintes propriedades: a/b = c/d e a.d = b.c, ou seja, a multiplicação entre os meios é igual a mesma operação entre os extremos. a/b = c/d equivale a razão d/b = c/a.
A razão entre 40 e 20 pode ser calculada dividindo o numerador pelo denominador. Portanto, a razão entre 40 e 20 é 2, pois 40 dividido por 20 é igual a 2. Quando o denominador é igual a 100, a razão é expressa em termos de porcentagem.
A razão entre 7 e 21 é 1/3. Explicação passo-a-passo: Interpretar os valores e entender os conceitos de frações e suas partes é essencial para compreender muitas informações contidas nos problemas de matemática.