O titânio e suas ligas apresentam propriedades interessantes: baixa densidade (massa específica da ordem de 4,5 g/cm3), boa resistência mecânica à tração (entre 200 e 1370 MPa, comparável à de muitos aços ligados), excelente resistência à corrosão (garantida pela formação de uma camada passivada de TiO2) e relativa ...
O titânio é um elemento metálico muito conhecido por sua excelente resistência à corrosão (quase tão resistente quanto a platina) e por sua grande resistência mecânica. Possui baixa condutividade térmica e elétrica. É um metal leve, forte e de fácil fabricação com baixa densidade (40% da densidade do aço).
Titânio é leve, forte, resistente a corrosao e abundante na natureza. O índice de força a traçao de titânio e suas ligas é de 30.000 psi para 200.000 psi (210-1380 MPa), equivalente a força encontrada na maioria dos aços.
Em geral, soluções ácidas e redutoras corroem o titânio, a não ser que seja feito uso de inibidores de corrosão. Entretanto, substâncias fortemente oxidantes, como ácido nítrico com fumaça vermelha e 90 % H2O2, podem causar ataque corrosivo no titânio.
DESCRIÇÃO. É um elemento químico representado pelo símbolo Ti, é um metal de transição de brilho prateado mais leve e mais resistente do que o aço, e quase tão resistente à corrosão quanto a platina.
O que é TITÂNIO? TITÂNIO: o metal mais resistente do mundo. Os usos do TITÂNIO na indústria
Qual é o metal mais duro do mundo?
O resultado mudou a história do tungstênio: um material que combina alta resistência, tenacidade e alta dureza. Na verdade, o carboneto de tungstênio é tão duro que o único material natural que pode arranhá-lo é um diamante.
Este metal não oxida, não descasca, permitindo o contato com a água salgada e maresia. O titânio pode escurecer devido ao contato com poluição (enxofre) e ácido úrico, naturalmente presente no suor e na pele.
A soldagem de titânio por vários processos é amplamente praticada, e o desempenho de serviço de soldas é comprovado com um extenso e contínuo registro de conquistas.
o titânio é um metal com densidade menor que o aço muito utilizado em implantes dentários o titânio já em sua forma metálica vai custar em torno de 400 dólares o quilo estando no grau 5 de pureza isto significa com menor concentração de impurezas.
A alta temperatura produzida no processo de corte destrói a integridade da superfície das peças de liga de titânio ao mesmo tempo, o que leva à diminuição da precisão geométrica das peças e ao fenômeno de endurecimento do trabalho que reduz seriamente sua resistência à fadiga.
A dureza do titânio é bem mais alta do que a do alumínio e se aproxima da dureza encontrada em alguns aços termicamente tratados. A dureza Vickers do titânio comercialmente puro varia entre 90 e 160 HV, enquanto a dureza de ligas de titânio termicamente tratadas varia entre 250 e 500 HV.
O símbolo do titânio é Ti e seu número atômico é 22. Ele faz parte do Grupo 4 da Tabela Periódica, e é classificado como metal de transição. O titânio apresenta três estados de oxidação: +2, +3 e +4, sendo este último o mais comum [5].
Devido à sua alta resistência, biocompatibilidade e baixo potencial oxidativo, o titânio é utilizado na fabricação de próteses. O titânio está presente também nas sementes radioativas de iodo, nova tecnologia utilizada no tratamento de câncer.
Devido ao complicado processo de fabricação, o titânio é dez vezes mais caro do que o aço convencional. O titânio foi descoberto em 1791 na Inglaterra pelo clérigo e químico amador William Gregor em ferro titânio.
Com uma das maiores temperaturas de fusão entre os metais, cerca de 3.400 graus Celsius, o tungstênio possui uma resistência excepcional à tração, tornando-o ideal para aplicações em ferramentas de corte, filamentos de lâmpadas e até mesmo em blindagens militares.
O titânio pode suportar altas temperaturas, com ponto de fusão de 1688°C. Isto o torna a escolha ideal para aplicações que exigem alta resistência térmica, como motores de aeronaves e equipamentos expostos a condições extremas.
Solda de baixa liga pode ser quebradiça pela precipitação de hidretos. Processo de Soldagem: O processo de soldagem TIG (GTAW) é o mais aplicável para a união de titânio e ligas de titânio. Juntas de topo sem chanfro podem ser soldadas sem material de adição, até uma espessura de 2,5 mm.
A produção do titânio metálico pode ser obtida pelo processo Kroll (com magnésio) ou pelo processo Hunter (com sódio). O primeiro é descrito a seguir. No processo Kroll, a ilmenita reage com o cloro e o carbono para produzir o tetracloreto de titânio, segundo a reação descrita pela Equação 2.
Naturalmente, o titânio trata-se de um metal de cor cinza metálico, devido a uma fina camada oxidada de dióxido de titânio (TiO2) na sua superfície, e com aspecto metálico e lustroso.
O aço é conhecido por sua resistência e durabilidade, tornando-o uma escolha confiável para implantes que precisam suportar cargas significativas. Além disso, o aço geralmente é bem mais econômico (mais barato) em comparação ao titânio.
O banho em PVD (Deposição Física a Vapor) é um processo de deposição a vácuo de uma fina camada de filme metálico para revestimento da peça. A coloração é vaporizada em um vácuo sob altas temperaturas. O resultado final é uma joia de coloração diferenciada, que não desbota ou descasca.