Por exemplo: quando falamos a palavra banana, o primeiro “na” tem maior intensidade que o outro “na”, e também maior que “ba”. O primeiro “na”, que é a segunda sílaba da palavra, é a sílaba tônica. .
Sílaba tônica e átona se referem a intensidade das sílabas quando são pronunciadas, ou seja, a tonicidade das sílabas ao serem faladas. A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
A sílaba tônica é a mais forte da palavra, ou seja, é aquela que pronunciamos com maior intensidade. Ela pode aparecer em diferentes posições, pode ter acento ou não e dependendo da posição da sílaba tônica haverá uma classificação diferente.
São por vezes reconhecidos quatro tipos principais de variedades de banana: a banana-prata, a banana-maçã (pequena e arredondada), a banana-caturra (também conhecida como banana-d'água ou cavendish), banana-figo e a banana-da-terra.
1. [ Botânica ] Fruto da bananeira, geralmente amarelo e oblongo, de casca espessa, polpa mole e doce. 2. [ Botânica ] Designação de várias plantas monocotiledóneas do género Musa, da família das musáceas, originárias dos países tropicais, cujo fruto é a banana.
A palavra banana é originária das línguas serra-leonesa e liberiana (costa ocidental da África), a qual foi simplesmente incorporada pelos portugueses à sua língua. Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana.
Por exemplo, quando pronunciamos a palavra “engraçado”, colocamos uma força maior na sílaba “ça”, já que ela é a tônica. Essa palavra é uma paroxítona, pois “ça” é sua penúltima sílaba. Quando a sílaba forte é a última, temos uma oxítona; mas, quando é a antepenúltima, a palavra é proparoxítona.
Na nossa língua, a sílaba tônica pode ocorrer em três posições da palavra, que será, assim, classificada como: oxítona, quando a sílaba tônica é a última sílaba da palavra (café); paroxítona, quando a sílaba tônica é a penúltima (escola); proparoxítona, quando a sílaba tônica é a antepenúltima (sábado).
😂 Pra você entender melhor, pense em como você diz a palavra “banana” em português. Provavelmente, a sua pronúncia deve ser parecida com isso: “banãna”, com o som desse “a” no meio da palavra bem nasalizado. Coloque a mão no seu nariz pra perceber o som saindo por ele!
As variedades de banana mais comuns no país são a banana-prata, a banana-nanica, a banana-maçã, a banana-ouro e a banana-da-terra. Por apresentar maior durabilidade, a banana-prata pode ser consumida até quatro dias após madura. Além disso, 100 gramas da fruta apresenta 89 calorias.
“A baixa oferta da banana está relacionada diretamente com as variações climáticas. As regiões produtoras sofreram com ondas de calor intenso entre agosto e novembro, além do atraso da chuva. Isso causou uma demora na aparição de cachos, perdas e abortamentos.
A banana azul vem fazendo sucesso pela cor azulada da casca antes de ficar madura. Ela também é conhecida por Blue Java (nas Ilhas Fiji), banana-sorvete (no Havaí e na Flórida) ou Ney Mannan (Índia). Natural do sudeste asiático, a fruta também é amplamente cultivada no Havaí e em alguns países da América Latina.
Outro exemplo, se eu falar a palavra sofá, sofá fá é o mais forte. e aí o farm é a sílaba tônica. Agora nariz não é acentuado. e sofá é acentuado a sílaba tônica.