Interessante: Além desses, podemos analisar os valores da tangente para os ângulos de 0° e 90°, que também são muito utilizados. Como sen 0° = 0, concluímos que tg 0° = 0. Para o ângulo de 90°, como cos 90° = 0, a tangente não existe.
Note também que o ponto P tem o raio do círculo trigonométrico prolongado até atingir o eixo das tangentes a fim de determinar o valor da mesma. Além disso, repare que quando for 90° o prolongamento do raio não atingirá o eixo das tangentes, logo não existe a tangente de 90°.
A cotangente de 90° é igual a 0. Primeiramente, é importante lembrarmos que cotangente é a inversa da tangente. Se tangente é a razão entre seno e cosseno, então a cotangente é a razão entre cosseno e seno.
A tangente de um ângulo é a única razão que não envolve a medida da hipotenusa. Ela é dada pela razão entre a medida do cateto oposto e a medida do cateto adjacente ao ângulo θ.
A função Atan retorna o arco tangente ou a tangente inversa de seu argumento. O arco tangente é o ângulo cuja tangente é o argumento. O ângulo retornado é fornecido em radianos no intervalo de -π/2 para π/2.
90 graus (um ângulo reto) é 1/4 de 360, mostrado abaixo como duas retas perpendiculares. É bastante intuitivo para nós pensarmos em ângulos como graus. Por exemplo, o quadrado no diagrama abaixo está rotacionado em 45 graus em torno de seu centro. Porém, as vezes, pode ser melhor especificar nossos ângulos em radianos.
O seno de 90º é equivalente a 1. Podemos determinar o valor do seno de 90 graus pois este é um valor referente ao comprimento de arco de um quadrante. Sempre que temos esses valores (90º, 180º, 270º, 360º), o seno e o cosseno variam entre -1, 0 e 1.
Por meio do ciclo trigonométrico, é possível determinar o seno de ângulos maiores que 90°. Para tanto, basta construir o ângulo em questão, seguindo as regras do ciclo trigonométrico, e observar qual o valor de seno ligado a esse ângulo.
Seno (sen): razão entre os lados que formam um dos ângulos agudos (menor que 90°). Cosseno (cos): razão entre o valor do cateto adjacente e a medida da hipotenusa. Tangente (tg): razão entre o seno e o cosseno de um dado ângulo ou entre os catetos.
O seno de 90º é equivalente a 1. Podemos determinar o valor do seno de 90 graus pois este é um valor referente ao comprimento de arco de um quadrante. Sempre que temos esses valores (90º, 180º, 270º, 360º), o seno e o cosseno variam entre -1, 0 e 1.
Aplique o ângulo de referência encontrando o ângulo com valores trigonométricos equivalentes no primeiro quadrante. Torne a expressão negativa, pois a tangente é negativa no quarto quadrante. O valor exato de tan(30) é √33 .