O que é o método construtivista segundo Emilia Ferreiro?
Emília Ferreiro apontava a necessidade de se situar a discussão sobre métodos de ensino sobre novas bases. Assim, o ponto de partida do construtivismo é o de tomar como centro do processo de ensino as concepções das crianças a respeito do sistema de escrita.Qual é a teoria de Emilia Ferreiro?
Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.Qual a metodologia proposta por Ferreiro?
O construtivismo entende o sujeito como um ser que constrói ativamente os seus conhecimentos, protagonista de sua aprendizagem. Emilia Ferreiro trouxe essas ideias construtivistas para entender como a criança entende essa relação com a escrita – área que o próprio Piaget não tinha explorado muito”, explica.Qual a proposta de educação de Emilia Ferreiro?
Quais são suas ideias? Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.Construtivismo
O que Emilia Ferreiro defendia?
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.Quais as principais abordagens de Emilia Ferreiro para a alfabetização?
Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).O que Emilia Ferreiro fala sobre a educação infantil?
Foi Emilia Ferreiro quem, pela primeira vez, percebeu que as crianças eram melhor alfabetizadas e com mais sentido quando participavam de práticas sociais reais de leitura e escrita de forma ativa, ao contrário das tradicionais atividades mecânicas e repetitivas.Qual é a abordagem de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Ana Teberosky foi parceira de pesquisa de Emilia Ferreiro, e as psicólogas realizaram o estudo “Psicogênese da língua escrita”, na qual buscaram compreender os procedimentos mentais pelos quais as crianças passam tentando compreender as regras de produção escrita.Quais foram as principais contribuições de Emilia Ferreiro sobre a psicogênese da língua escrita?
As maiores contribuições de Ferreiro são as leituras de pensamento desse sujeito. Para ele, se escreve com letras; mas nem sempre o que está escrito pode ser lido, o desenho que está ali é exatamente o que está escrito (P2).Como a teoria de Emilia Ferreiro sobre a escrita impactou o campo da educação?
Ela destaca que as crianças constroem hipóteses sobre a escrita desde cedo, revelando uma compreensão intrínseca da linguagem escrita. Além disso, suas teorias ressaltam a importância de considerar o contexto cultural e social das crianças.O que é psicogênese na educação?
O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa, processo que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, desde os anos iniciais da infância, e aplica-se a qualquer objeto ou campo de conhecimento.Quais são as três fases da alfabetização?
Quais são as fases da alfabetização?
- Pré-silábico. Quando a criança está no nível pré-silábico, ela expressa conhecer a função da escrita, identificando-a como representação dos sons da fala, mas ainda não conhece suas convenções. ...
- Silábico. ...
- Silábico-alfabético. ...
- Alfabético. ...
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