O que caracteriza a teoria da argumentação?
Conforme a teoria da argumentação jurídica, no campo decisório o juiz ter um certo arbítrio ao proferir decisões e que se estas podem dar margem para inúmeras faz se necessário que se estabeleçam critérios que permitam, em qualquer caso, excluir muitas respostas e determine aquela mais correta.Qual é a lógica da argumentação?
A Lógica da Argumentação (AL) é uma descrição formalizada das maneiras pelas quais os seres humanos raciocinam e discutem sobre proposições.Quais são os 4 tipos de argumentação?
A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.Qual a teoria de Robert Alexy?
Robert Alexy ressaltou a supremacia do princípio da dignidade humana como sendo o único que pode figurar ao lado dos direitos sociais em todos os casos e supera qualquer outro princípio como o da liberdade de profissão que, por sua vez, supera o princípio da liberdade genérica, de se fazer o que se quer.APRENDA A DEBATER
O que é a teoria da ponderação?
258-271). , o método da ponderação de interesses impõe a aplicação de um procedimento racional, a fim de alcançar o resultado de concretização otimizada daqueles direitos e interesses reconhecidos pela ordem normativa vigente.Qual a diferença entre regras e princípios segundo Robert Alexy?
Enquanto o conflito de regras se resolve na dimensão da validade, a colisão de prin- cípios – considerando que só podem colidir princípios válidos – tem lugar mais além da validade, resolve-se na dimensão do peso.Quais são os pilares da argumentação?
Deste modo, as características essenciais da argumentação jurídica são as seguintes: a) a incorporação de outros campos de saber; b) o conhecimento do outro e das circunstâncias; c) evitar pré-julgamentos e realizar justificativas razoáveis; d) organização racional de ideias e; e) persuasão.Quais são os três elementos essenciais para uma boa argumentação?
Todo texto argumentativo — não importa se é um artigo de opinião, uma dissertação do Enem ou um blog post — deve apresentar 3 elementos:
- A tese, ou seja, o ponto de vista que será defendido, da qual já falamos;
- Os argumentos, que sustentam esse ponto de vista;
- A conclusão, que condensa e reforça o que foi apresentado.
Quais são as principais técnicas de argumentação?
Portanto, continue a leitura e confira as principais técnicas de argumentação que você pode usar!
- Argumentação do espelho.
- Argumentação por associação.
- Argumentação por fatos.
- Argumentação por exemplificação.
- Argumento de autoridade.
- Argumento da escassez.
Como fazer uma boa argumentação?
Para isso, há uma estrutura simples que pode ser seguida:
- Apresente os fatos: mostre o que será analisado;
- Coloque sua opinião: apresente a primeira ideia do seu ponto de vista;
- Posicione a sua tese: coloque o seu ponto de vista;
- Argumente sua tese: defenda a sua tese com fatos, dados e análises.
Qual o poder da argumentação?
Com o poder da argumentação podemos utilizá-lo não apenas convencer alguém sobre quem está certo ou errado, mas para construirmos um sistema cognitivo de argumentos para nós mesmos. Esse poder geralmente é utilizado de maneira inconsciente e tem gerado, em geral, dor e sofrimento.Qual a lógica da argumentação?
Chamamos de argumento a construção lógica formada por proposições, sendo que uma delas é a conclusão do argumento e as demais são as premissas do argumento. As premissas são normalmente representadas por p_1 , p_2 , p_3 ,... p_n e a conclusão pela letra c. Exemplo: p_{1}: Todos os pássaros são animais.Quais são os fundamentos da argumentação?
Um argumento deve ter pelo menos duas premissas e uma conclusão. Frequentemente a lógica clássica é usada como o método de raciocínio em que a conclusão é inferida logicamente dos pressupostos. Um desafio é que se um conjunto de pressupostos é inconsistente, então nada pode ser inferido logicamente da inconsistência.Qual é o objetivo da argumentação?
Lembre-se que o objetivo da argumentação é convencer o leitor sobre um ponto de vista, ou seja, persuadi-lo. Para que isso seja feito de modo eficaz, é importante formular argumentos consistentes, capazes de fazer o leitor concordar com as ideias apresentadas em seu texto.Qual é a estratégia de argumentação?
As estratégias argumentativas são elementos essenciais para que a sua redação atinja um propósito específico. Entre as mais importantes, destacam-se alusão histórica, raciocínio lógico, comprovação, comparação, citação e exemplificação.Quais são os 7 tipos de argumentos?
8 tipos de argumentação para enriquecer a sua redação
- Exemplificação. Exemplos compõem a argumentação. ...
- Argumentação histórica. ...
- Constatação. ...
- Comparação. ...
- Testemunho e argumento de autoridade. ...
- Argumento de comprovação ou baseado em provas concretas. ...
- Argumento por raciocínio lógico. ...
- Argumento por consenso.