Saint-Simon pregava uma mínima intervenção do governo na economia, para que não haveria desmembramento da produtividade. Ele pregava, de maneira mais enfática que Smith, que a administração estatal da economia era parasítica e hostil para as necessidades da produção.
Saint-Simon (1760-1825) descreveu um modelo de socialismo chamado “industrialismo”. Nele, a sociedade deveria ser liderada pela classe industrial, que deveria assegurar a produção e reduzir o ócio, combatendo a “classe parasitária”, formada por aqueles que se recusavam a trabalhar.
Saint-Simon pensava em uma sociedade industrial dirigida por produtores (classe operária, empresários, sábios, artistas e banqueiros). Fourier tentava organizar os falanstérios (pequena unidade social abrangendo entre 1200 e 2000 pessoas vivendo em comunidade).
Saint-Simon desejava, na realidade, dar um sentido comum à ciência e unificar os princípios científicos. Em 1803, escreve a Carta de um habitante de Genebra aos seus contemporâneos – um elogio à ciência, colocada quase como uma nova religião.
Seus teóricos eram críticos da desigualdade social e da miséria. Não acreditavam na saída revolucionária e consideravam que reformas seriam necessárias para construir uma sociedade ideal.
Quais principais ideias de Saint-Simon sobre o positivismo?
Também são ideias de Saint Simon que influenciaram o jovem Comte: a noção de que existem leis sociais — assim como a natureza obedece às leis da Física — e de que o conhecimento científico aperfeiçoa o ser humano.
Qual foi a contribuição de Saint-Simon para a sociologia?
Um dos precursores do positivismo foi Saint-Simon (1760-1825) que preconizava a transferência de todo o poder da sociedade para as mãos dos cientistas e industriais com o objetivo de restaurar a ordem social.
Ele alegava que a sociedade feudal da França deveria ser abolida e transformada numa sociedade industrial. As visões econômicas de Saint-Simon foram bastante influenciadas pelas visões de Adam Smith, a quem Saint-Simon admirava muito e se referia como "O imortal Adam-Smith".
Rompeu com Saint-Simon ao discordar das ideias deste sobre as relações entre a ciência e a reorganização da sociedade. Comte estava convicto que o mestre priorizava auxílio à elite industrial e científica do período com sacrifício da reforma teórica do conhecimento.
Ainda jovem, o conde de Saint-Simon (1760-1825) participou da Guerra de Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa. Posteriormente contribuiu significativamente com o desenvolvimento das ideias políticas e da formação do pensamento socialista.
O que Saint-Simon fala sobre o objetivo político do Estado?
Para Saint-Simon o objetivo político do Estado deveria ser o de garantir o desenvolvimento da industrialização d. Para Saint-Simon o objetivo político do Estado deveria ser o de garantir a reforma agrária para a população e.
O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo. Conde de Saint-Simon, fundador do socialismo francês.
Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.
A teoria. Herbert Simon assinala que a maioria das pessoas são só parcialmente racionais e que estas atuam através de impulsos emocionais não totalmente racionais em muitas de suas ações.
Recebe o nome de utopia a ideia de uma civilização ideal, imaginária e fantástica. Trata-se de um sistema ou plano que parece não ser possível na prática. Algo que tem a forma de ilusão, sonho, devaneio ou fantasia. A palavra utopia se origina do grego “ou+topos” que pode ser traduzido como “lugar que não existe”.
V - Saint-Simon afirma, enfaticamente, que o advento do sistema industrial é a única forma de materializar a existência do ser social. VI – Uma Religião Vital: o Novo Cristianismo. VII - Conclusão: a influência de Saint-Simon. I - Atualidade do conde Claude-Henri de Saint-Simon (1760-1825).
O Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico que surgiu na Europa, mais precisamente na França, entre os séculos XIX e XX. Desenvolvida pelo pensador Auguste Comte, defendia que o conhecimento científico era a única forma de conhecimento válido.
Auguste Comte foi um filósofo francês que criou a teoria positivista e é considerado o “pai” da Sociologia. Auguste Comte foi o primeiro teórico a expor a necessidade de uma ciência dedicada a descobrir as leis da sociedade. Auguste Comte é considerado o “pai” da Sociologia e o fundador da teoria positivista.
O que Saint-Simon desejava, em outras palavras, era um estado industrializado dirigido pela ciência moderna, no qual a sociedade seria organizada para o trabalho produtivo pelos homens mais capazes. O alvo da sociedade seria produzir as coisas úteis à vida.
Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels lançaram O Manifesto Comunista, que delineou uma crítica política e econômica do capitalismo baseada na filosofia do materialismo histórico.
O socialismo científico é uma teoria e doutrina político-filosófica elaboradora por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Ele recebe esse nome, pois foi elaborado a partir de uma análise crítica e científica do sistema capitalista.
Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas.
Marx acreditava que o fim do capitalismo dar-se-ia através do proletariado, no qual o Estado seria o detentor dos meios de produção. O socialismo seria somente uma fase de transição para o comunismo, que deveria constituir uma sociedade sem classes, onde o Estado praticamente não existiria.