Em São Vicente Ferrer, no norte de Pernambuco, a Festa da Banana premia anualmente o maior comedor de bananas da região. A cidade também é palco de uma corrida diferente, onde os participantes devem percorrer todo o trajeto andando, caminhando ou até correndo de costas.
A Zona da Mata Pernambucana abrange 43 municípios, é a maior região produtora de banana do estado e uma das maiores do país, com capacidade média estimada em mais de 133 mil toneladas anuais, o que corresponde a 35% do total produzido em Pernambuco.
A cidade de Delfinópolis (MG) é a segunda maior produtora do estado mineiro, uma das frutas mais consumidas no Brasil e o no mundo. Roberta Campos conheceu a propriedade do Hugo Correa, produtor local que cultiva cerca de 4 milhões de quilos de banana por ano, sendo de extrema importância para economia local.
O estado que concentrou a maior produção de banana foi São Paulo, com 18% da produção nacional, com produção destinada aos principais centros consumidores brasileiros, com destaque, a capital paulista.
Naquele instante, descobriu a Pacoba (tupi-guarani), a “banana” brasileira, nativa, sendo um fruto consumido pelos povos originários que habitavam e habitam a floresta amazônica.
Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos.
A banana mais doce do Brasil é colhida no Norte catarinense, em Corupá. A região recebeu o selo de reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no fim de agosto.. A banana reconhecida é a banana nanica, também chamada de caturra.
De acordo com o ITC Trademap, as exportações globais de bananas foram avaliadas em mais de 13.049 milhões de dólares em 2021. O Equador é o maior exportador de bananas, respondendo por 26% das exportações globais. As Filipinas, Costa Rica e Colômbia são os outros principais países exportadores de banana do mundo.
Qual é o segundo maior produtor de banana do Brasil?
Bom Jesus da Lapa, Bahia - um destaque: A Bahia é o segundo maior produtor de banana do Brasil. Na última safra, colheu 913.790 mil toneladas. Nesse cenário é impossível não mencionar a cidade baiana de Bom Jesus da Lapa.
Qual o maior produtor de banana da América do Sul?
São Paulo é o maior produtor da fruta, com mais de um milhão de toneladas todos os anos. A cidade de Cajati, no Vale do Ribeira, é um exemplo dessa representatividade do estado. A região tem mais de 3.600 propriedades produtoras, o que corresponde a quase 50% do estado.
do Agreste de Pernambuco, cidade que é bastante conhecida pela. sua grande produção de banana, que conta. com seis. mil hectares de plantações de bananeiras no município, que gera uma produção de sessenta. mil toneladas da fruta.
Entre os países produtores de banana destacam-se como mais importantes: Índia (16.000 mil toneladas em 2001-02), Equador (7.561 mil toneladas), Brasil (6.164 mil toneladas), China (5.516 mil toneladas) e Filipinas (5.080 mil toneladas).
O estado que mais produz é São Paulo (1 milhão de toneladas), seguido por Bahia (828 mil toneladas), Minas Gerais (825 mil toneladas), Santa Catarina (723 mil toneladas) e Pernambuco (491 mil toneladas), entre outros. Todos os estados do Brasil tem produção de banana.
A fruta chegou à Europa no século I a.C, levada pelos romanos. Contudo, continuou sendo rara neste continente por muitos séculos, só se popularizando no século XX. Muito antes disso, a expansão do Islã levou a banana para a África. E os portugueses trouxeram-na para o Brasil.
A banana-da-terra, banana-comprida, pacovã ou chifre de boi (do grupo das Angiospermas, monocotiledôneas - família das musáceas) é um plátano (primo da banana) de grande porte oriunda da África, chegando a aproximadamente 30 cm de comprimento (sendo a maior banana conhecida) e tem massa de aproximadamente 500 g cada ...
O Brasil é o quarto maior produtor mundial, ficando atrás somente de Índia, China e Indonésia. De acordo com os dados do IBGE, a safra 2021/22 foi de cerca de 7 milhões de toneladas, em uma área de 453.273 hectares.
Hoje, estamos falando sobre bananas, uma das frutas mais amadas e fascinantes do mundo. Sabiam que as origens da banana podem ser rastreadas até o Sudeste Asiático? Isso mesmo, bananas selvagens cresciam nas selvas da Indonésia, Malásia e Filipinas, onde eram usadas principalmente para cozinhar.
O Equador é o maior exportador mundial e, assim como o Brasil, faz fronteira com as duas nações sul-americanas contaminadas. Por isso, a mobilização para combater a doença tem sido grande no país, onde 17% da população economicamente ativa depende da bananicultura.