O que está acontecendo em Maceió por causa da Braskem?
No início da tarde de domingo, 10 de dezembro, a mina 18 da Braskem se rompeu na lagoa de Mundaú, no bairro de Mutange, em Maceió. Este, que já é considerado o maior crime ambiental ocorrido em solo urbano em curso no país, teve início com terremotos em 2018 e, hoje, atinge boa parte do território da cidade.Qual foi a tragédia que aconteceu em Maceió?
O caso Pinheiro/Braskem tornou-se conhecido após um tremor de terra sentido por moradores de alguns bairros de Maceió, em março de 2018.Qual o motivo do colapso em Maceió?
De acordo com a prefeitura, a “instabilidade do solo foi provocada pela atividade de mineração da Braskem em 35 minas na região”. A gestão municipal informa que “até 2019, a empresa fazia extração inadequada de sal-gema”. Esse material é utilizado pela indústria química para fabricação de soda cáustica e PVC.O que tá causando afundamento em Maceió?
Histórico e causas. A causa do afundamento é atribuída ao impacto de quatro décadas de mineração do solo para extração do sal-gema, minério usado para fabricação de itens como soda cáustica e PVC, pela empresa Braskem.Maceió: Imagens aéreas mostram avanço de afundamento do solo de mina da Braskem
Quantos metros Maceió vai afundar?
O afundamento em Maceió do solo de uma mina de exploração de sal-gema da Braskem atingiu mais de 2 metros de profundidade, segundo informou a Defesa Civil na noite dessa 5ª feira (7. dez. 2023). A última medição do órgão mostrou que a velocidade da movimentação da terra é de 0,21 cm por hora.Onde a terra está rachando no Brasil?
Rachaduras assolam Gramado, RS, onde fatores geográficos, geológicos e chuvas intensas geram crise, forçando a evacuação de centenas de residentes.Por que o Maceió vai afundar?
Por que Maceió está afundando? O problema ocorre pela longa exploração de sal-gema na região, combinada com a localização das minas em uma área de falha geológica. A extração desse minério gera pontos de fragilidade no subsolo, que começa a ceder.O que acontece se a mina de Maceió entrar em colapso?
Se houver o rompimento abrupto da mina da Braskem em Maceió, onde o solo já afundou mais de 2 metros em 10 dias, uma enorme cratera se abrirá no local. Parte da mina fica sob a lagoa Mundaú. Se o colapso acontecer, a água entraria em contato com o sal na cratera, aumentando consideravelmente a salinização da lagoa.É verdade que Maceió pode explodir a qualquer momento?
A Defesa Civil Municipal informou que o colapso pode acontecer a qualquer momento e que não foi possível medir as consequências do que poderá acontecer porque estão diante de algo que nunca enfrentaram, “não sabemos a intensidade, mas é certo que grande parte da cidade irá sentir.O que é sal-gema Braskem?
O sal-gema é um minério extraído de rochas que ficam a mais de mil de metros de profundidade no solo. Ele se forma ao longo de milhares de anos, a medida em que alguns pontos do oceano evaporam gradativamente. ⛏️ No caso das minas em Alagoas, ele é retirado em um processo de dissolução.Quem liberou a Braskem em Maceió?
Vale lembrar que a exploração de sal-gema começou em 1970, durante o governo de Médici, que liberou a extração em áreas subterrâneas de Maceió no contexto do 'milagre econômico' brasileiro.Por que Maceió está desabando?
Por que os bairros de Maceió estão afundando? Os bairros do Pinheiro, Mutange, Bom Parto, Bebedouro e Farol estão em uma área onde, a partir da década de 1970, houve a exploração de sal-gema. Na região, há 35 minas onde a retirada do insumo para produção de cloro, soda cáustica e PVC ocorreu de forma indevida.Qual foi o erro da Braskem?
O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) identificou que a extração mineral de sal-gema pela Braskem como a principal responsável pelos danos. O fenômeno foi classificado como “subsistência”, um afundamento da superfície do terreno devido às alterações no suporte subterrâneo.O que a Braskem tem a ver com Maceió?
Desde 2018, quando surgiram rachaduras em casas e ruas de alguns bairros em Maceió, logo após o registro de um abalo sísmico, a Braskem vem colaborando com o poder público na solução dos efeitos da subsidência.O que a Braskem extrai em Maceió?
Em maio de 2019, a extração de sal-gema em Maceió foi totalmente encerrada, interrompendo então a produção na fábrica em Maceió. Isso afetou parcialmente a operação da fábrica de PVC em Marechal Deodoro e as operações no Polo de Camaçari (BA).Quanto Maceió pode afundar?
Segundo o município de Maceió e o estado de Alagoas, a área que pode colapsar tem cerca de 78 metros e é três vezes maior que o perímetro da mina 18.É seguro ir para Maceió hoje?
A Secretaria de Turismo de Alagoas afirmou nesta quarta-feira (6) que não há motivos para preocupação de turistas ao visitarem Maceió.O que causou o afundamento do solo em Maceió?
O solo na região da Lagoa Mundaú está cedendo por causa da mineração de sal-gema (usado na produção de produtos como plástico e soda cáustica). Em 2019, após o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) confirmar que a atividade havia provocado instabilidade no solo, a Braskem anunciou o fechamento das minas.Qual cidade do Brasil vai afundar?
Fonte: Climate Central/Reprodução. Rio Grande do Sul: No Sul do país, cidades importantes como a capital Porto Alegre, Pelotas e Canoas poderão ficar submersas nas próximas décadas, assim como as ilhas de Torotama e Machadinho.Quantos metros que afundou Maceió?
Em nota divulgada nesta sexta-feira (8), a Defesa Civil municipal informou que, entre a tarde de quarta-feira (6) e a desta quinta-feira (7), o solo afundou a 0,23 centímetro (cm) por hora, tendo se movimentado verticalmente 5,7 cm. Com isso, a profundidade atingiu 2,06 m no fim da tarde de ontem.O que é feito com o sal-gema?
No entanto, o sal-gema é também uma matéria-prima versátil para a indústria química. É empregado, por exemplo, na produção de soda cáustica, ácido clorídrico, bicarbonato de sódio, sabão, detergente e pasta de dente, enfim, na fabricação de produtos de limpeza e de higiene e em produtos farmacêuticos.Quando Maceió começou a afundar?
Afundamento de soloOs problemas em Maceió começaram em março de 2018, quando um tremor de terra causou rachaduras em ruas e casas e o afundamento do solo em cinco bairros: Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e em uma parte do Farol. Mais de 55 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas naquele ano.
O que faz a Terra rachar?
Rachaduras são sinal de desgaste da TerraQuando muita água subterrânea é retirada dos aquíferos naturais abaixo da superfície, isso faz com que a terra caia e crie essas rachaduras.