O projeto prevê que a TV do Futuro, como é chamada, transforme os canais convencionais de televisão em aplicativos, como os de uma smart TV. Segundo a gerente de telecomunicações da Globo, Carolina Novaes, a TV 3.0 mudará a perspectiva de como o usuário trata o aparelho de televisão.
Assim como aconteceu com a substituição do sinal analógico há alguns anos, a TV Digital nos moldes que conhecemos atualmente já está se encaminhando para novos formatos. A TV 3.0 promete trazer mais qualidade de som, imagem e uma integração maior com a internet a partir de 2024.
Emissoras, fabricantes de televisores e o governo federal se preparam para lançar a TV 3.0, também conhecida como DTV+ no Brasil. A nova geração de TVs promete melhor qualidade de imagem, som envolvente e interatividade, mantendo a TV aberta de graça.
Globo aposta em algoritmos e tecnologia para manter a TV aberta viva no Brasil. Globo avança na agenda ESG e define metas para 2030. Editora Globo é a mais premiada das Américas no INMA Global Media Awards 2023. Globo apoia programa de inclusão digital com reciclagem de equipamentos de TI.
Durante um evento realizado nos estúdios Globo, no Rio de Janeiro, a emissora detalhou o projeto da TV 3.0,is que deve começar a ser veiculada a partir de 2026. O projeto prevê que a TV do Futuro, como é chamada, transforme os canais convencionais de televisão em aplicativos, como os de uma smart TV.
TV 3.0: Ministério das Comunicações apresenta como será a televisão do futuro no país
Quanto vale a TV Globo 2024?
A Globo encerrou o primeiro semestre de 2024 com um faturamento líquido de R$ 7,06 bilhões, um crescimento de 8% na comparação com o mesmo período de 2023, mas perdeu dinheiro com a TV paga.
A TV aberta seguirá sendo gratuita, esclareceu o ministro das Comunicações. Já em aparelhos conectados à internet, a TV 3.0 vai oferecer mais interatividade, incluindo conteúdos sob demanda, como streaming de vídeos e áudio, por aplicativos como aqueles usados em "smart TVs" (TVs inteligentes).
A TV 3.0 será o novo padrão de televisão digital brasileiro e contará com inovações tecnológicas que permitem uma melhor qualidade de som e imagem, interatividade aprimorada, recursos de acessibilidade e integração com conteúdo da internet.
é a versão mais recente do aparelho que transforma a TV em Smart da Xiaomi. Além da resolução mais alta, ele vem com um processador novo, mais potente, e mudanças no sistema operacional Android TV. , facilitando o posicionamento. Trata-se de uma opção de preço intermediário entre os sticks.
Prevista para ser implementada em 2025, a TV 3.0 trará melhorias de imagem e som e maior interatividade com o espectador. Com o novo padrão, as TVs terão um salto de resolução, do Full HD (1.920 x 1.080 pixels) para 4K (3.840 x 2.160 pixels) ou até 8K (7.680 x 4.320 pixels).
A TVD, transmitida pelo canal 581, promete alcançar as 12 milhões de antenas parabólicas espalhadas pelo país, oferecendo uma alternativa gratuita e de fácil acesso para o público conservador.
O padrão atual, que é a TV Digital com Full HD, passará a ser transmitido pelo ar em até 4k, ou até 8k caso seja assistido pela internet. Isso significa que a imagem terá ao menos quatro vezes mais pixels, trazendo mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez.
A forma de assistir TV está prestes a mudar. Até o fim do ano, o governo deve estabelecer os critérios da chamada TV 3.0, que é basicamente a nova geração da TV digital. Então, imagens devem ser até 4x com mais resolução que a atual e ainda haverá interação, pois contará com conexão à internet.
Chamada de "TV do futuro", a tecnologia será implementada na nova geração de aparelhos produzidos a partir de 2025 e defasa modelos atuais e, com mais intensidade, as TVs de tubo, que dominavam o mercado na década de 1990.
Atualmente, o OLED e o Mini LED são consideradas tecnologias de TV de ponta. O OLED oferece uma qualidade de imagem excepcional com pretos profundos e cores vibrantes, enquanto o Mini LED proporciona um controle de iluminação de fundo mais preciso, resultando em imagens mais brilhantes e com melhor contraste.
A chegada da TV 3.0 esperada para 2025 promete revolucionar a forma como consumimos televisão no Brasil! Mas o que é exatamente essa novidade? De maneira geral, a TV 3.0 é a nova tecnologia gratuita de TV digital que vai oferecer qualidade de imagem e som superior sem depender de conexão à internet.
A TV aberta é um serviço oferecido gratuitamente à população pelas emissoras de televisão abertas (Band, Globo, Record, Record News, Rede TV, Rede Vida, SBT, TV Aparecida, TV Brasil, TV Cultura, TV Gazeta, etc.). O serviço de TV aberta analógica foi inaugurado no Brasil em 1950.