Qual é a vacina mais importante meningo B ou ACWY?
Qual das vacinas é mais importante: meningocócica B ou ACWY? Ambas as vacinas são importantíssimas para a saúde de toda a comunidade, pois são doença graves que podem acometer pessoas de todas as faixas etárias e trazer sérias sequelas da meningite.
Qual a diferença entre a vacina ACWY e a meningite B? A vacina meningocócica B confere proteção contra doenças causadas pelo meningococo do sorogrupo B. Já a vacina ACWY protege contra doenças causadas pelos meningococos dos sorogrupos A C, W e Y.
A Vacina Meningocócica ACWY previne as doenças causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y, que incluem a meningite meningocócica (inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal) e a meningococcemia (infecção generalizada).
A vacina meningocócica B é responsável por prevenir a doença provocada pelo meningococo do sorogrupo B, ou seja, é uma imunização contra meningite e doenças meningocócicas causadas por este sorogrupo de meningococo. A recomendação é imunizar crianças, adolescentes e adultos até 50 anos.
Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilize vacinas contra algumas variações da bactéria meningococo, não há cobertura para o tipo B, imunização disponível apenas na rede privada. Em março, um projeto de lei federal foi criado para alterar isso.
Ao aplicar a segunda dose, mesmo que dez meses depois da primeira, a criança terá a mesma proteção que teria caso a dose tivesse sido aplicada dentro do prazo recomendado. “Independente do atraso, a proteção se regulariza e fica em torno de 80%”, informa o médico.
Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY, são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos. Para adultos, dose única.
Qual a diferença da vacina ACWY do SUS é particular?
A vacina contra meningite oferecida na rede pública é a Menigocócica C, que protege contra o tipo C. Já a vacina oferecida da rede privada é a Meningocócica ACWY, que protege contra esses quatro tipos.
A vacina ACWY previne as meningites e as doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y. A meningite meningocócica é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo.
Um surto de meningite meningocócica B foi reconhecido pelo Ministério da Saúde em Alagoas no mês de setembro de 2023. De agosto de 2022 a outubro de 2023, já foram confirmados 33 casos da doença no estado, sendo 25 de meningococo B, e 14 óbitos.
As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro de quatro doses da vacina meningocócica B aos 3, 5 e 7 meses de vida e entre 12 e 15 meses. Para adolescentes não vacinados antes, a SBP e a SBIm recomendam duas doses com intervalo de um mês.
A SBIm e a SBP recomendam, sempre que possível, o uso da vacina meningocócica conjugada ACWY. O esquema deve ser iniciado na rotina aos 3 meses de idade, com duas doses (intervalo de dois meses) e reforços entre os 12 e 15 meses; aos 5 anos e aos 11 anos de idade.
A vacina meningocócica ACWY (conjugada), também conhecida como vacina meningocócica conjugada quadrivalente, foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação em março de 2020. A vacina está disponível nas salas de vacinação do SUS para adolescentes de 11 e 12 anos de idade, em dose única.
Transmissão: Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre transmissão através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
Nas clínicas particulares é oferecida a vacina oral pentavalente que tem cobertura para 5 tipos de vírus, portanto maior proteção que a vacina oral monovalente ofertada pelo SUS.
Quem tomou uma única dose da ACWY não precisa tomar a vacina Meningo C (adulto) ? Quem tomou uma única dose da ACWY não precisa tomar a vacina Meningo C (adulto) ? Sim, se você tomou quando adulto a recomendação é de uma dose.
Por que a vacina meningite A e C não é encontrada em postos de vacinação? Porque a vacina produzida por Bio-Manguinhos é para uso no "Cinturão da meningite" na África, e não destinada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Meningocócica B: protege contra a meningite e outras doenças invasivas causadas pelo meningococo B. É indicada para crianças a partir dos 2 meses de idade e adolescentes. Para adultos e idosos, a recomendação depende da situação epidemiológica ou com risco para a doença meningocócica.
Reações muito comuns: dor, vermelhidão, inchaço, endurecimento e sensibilidade no local da injeção, dor nas articulações, dor muscular, sonolência, irritabilidade, choro incomum, náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, indisposição.
Em bebês e crianças novas, as causas mais comuns da meningite bacteriana são: Estreptococos grupo B, principalmente Streptococcus agalactiae. Escherichia (E.) coli e bactérias relacionadas (chamadas bactérias Gram-negativas)