Além disso, devido ao avanço tecnológico envolvido em seu desenvolvimento, os motores a diesel possuem uma notável durabilidade. Eles são construídos com maior robustez e apresentam uma taxa de compressão significativamente maior em comparação aos motores flex, já que não dependem de velas de ignição para a partida.
Economia de combustível: os carros a diesel, geralmente, apresentam uma eficiência de combustível superior, o que pode economizar dinheiro a longo prazo. Maior torque: os motores a diesel tendem a oferecer mais torque, o que os torna adequados para aplicações de alta carga, como caminhonetes e veículos utilitários.
Desvantagens. Poluição: motores a diesel emitem mais partículas e óxidos de nitrogênio (NOx), prejudiciais ao meio ambiente, o que resulta em regulamentações mais rígidas. Manutenção cara: embora menos propensos a problemas, reparos em motores a diesel podem ser mais caros que em carros a gasolina.
Cada tipo de combustível e motor possui suas características. Se você busca trajetos mais curtos a médios, sabe-se que o veículo mais indicado e que traz a suavidade no percurso é a gasolina. Mas, se você quer ser aventureiro, viajar por lugares mais distantes e ter toda a potência necessária, recomenda-se o diesel.
Com diesel, os veículos considerados pesados chegam a fazer entre 25 a 30 quilômetros por litro. Ou seja, número comparável apenas a automóveis híbridos, que combinam um motor à combustão e um elétrico. Além disso, por ter uma tecnologia maior no seu desenvolvimento, o carro a diesel tem maior durabilidade.
CARROS A DIESEL SE TORNARAM UM FRACASSO NO MERCADO! E AGORA?
Qual carro desvaloriza mais diesel ou gasolina?
Conforme relata um estudo da Mobiauto noticiado pelo AutoEsporte, carros movidos a diesel tendem a desvalorizar quase 50% a mais do que os que rodam em outro tipo de combustível.
Taxa de compressão mais elevada e a construção mais reforçada: Outra das principais razões pelas quais os motores a diesel são considerados duradouros é a sua taxa de compressão mais elevada e a construção mais reforçada, o que pode contribuir para uma vida útil mais longa em comparação com os motores a gasolina.
A durabilidade de um motor a diesel varia significativamente de acordo com vários fatores, incluindo o uso, a manutenção e a qualidade do combustível. Em condições ideais, um motor a diesel bem mantido pode durar entre 300.000 a 800.000 quilômetros antes de precisar de grandes reparos ou substituição.
Os motores a diesel também tendem a durar mais, é por isso que vemos veículos como caminhões mais antigos nas estradas sem nenhum problema. Por ser mais robusto, os motores a diesel conseguem ter uma durabilidade maior em comparação com os movidos a gasolina.
Quantos quilômetros por litro faz um carro a diesel?
Consumo: sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens dos veículos com motor a diesel. Eles podem fazer até 25 quilômetros por litro, marca impensável em veículos do mesmo porte movidos a gasolina. Preço do combustível: atualmente, o preço médio do diesel no Brasil está cerca de 18% mais barato que o da gasolina.
Apesar de bastante eficiente, a intensa utilização do óleo diesel desencadeia vários problemas ambientais. A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato contribui para o processo de aquecimento global.
Estudos concluíram que o óleo diesel é muito mais danoso ao meio ambiente e à saúde humana do que a de gasolina. Isso porque os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves do que aqueles presentes no diesel, causando menos poluição.
Mas os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono), com isso a gasolina se torna menos poluente do que o diesel.
Picapes flex podem não ser adequadas para quem precisa de muito torque para cargas pesadas. Para tarefas exigentes, o motor a diesel é mais adequado devido à sua maior força e durabilidade. O motor flex pode não ser a melhor opção para viagens longas, devido à menor eficiência e desempenho.
Mas qual o principal motivo para essa perda de valor? O economista Sant Clair Castro Jr. consultor automotivo e CEO da Mobiauto, aponta a principal razão: “O diesel S10, que é amplamente usado por esses veículos, ultrapassou a barreira dos R$ 7,50 por litro dois anos atrás.
O diesel S10 tem prazo de validade, habitualmente estraga em 60 dias parado e apodrece em 90 dias parado, atenção máxima a isso ou o que aconteceu no vídeo poderá ser sua realidade! Obs existem produtos que adicionados ao combustível prolongam a vida útil do mesmo.
Além disso, devido ao avanço tecnológico envolvido em seu desenvolvimento, os motores a diesel possuem uma notável durabilidade. Eles são construídos com maior robustez e apresentam uma taxa de compressão significativamente maior em comparação aos motores flex, já que não dependem de velas de ignição para a partida.
O diesel também tem emissões menores de gases de efeito estufa, se comparados com os motores a gasolina. Para o uso em carros, a maior desvantagem é o preço: são veículos mais robustos e com maior conteúdo tecnológico e, por isso, custam mais caro. Existem vários exemplos destes no Brasil.
2. Velocidade de combustão. Como já falamos antes, nos motores diesel a combustão do motor é muito mais rápida, quase instantânea, já que a mistura ar/combustível auto-ignifica-se praticamente ao mesmo tempo em toda a câmara de combustão.
A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km. Muitos consumidores preferem comprar um carro com menos quilômetros rodados porque pensam que isso é sinônimo de bom estado de conservação.
Estudos feitos com o óleo diesel determinaram que, em média, ele apresenta boas condições de uso por até 28 dias após o armazenamento, podendo chegar até 3 meses. A Petrobras em seu site oficial informa que a validade do diesel S10 é de 03 meses se armazenado de forma correta.
Entenda por que o diesel é o combustível mais utilizado em veículos pesados. Como citado anteriormente, por possuir desempenho mais eficiente em termos de consumo e maior torque em baixas rotações, o diesel também é escolhido para veículos de grande porte por sua durabilidade e confiabilidade.
A migração para o novo padrão, que extinguirá motores a gasolina ou diesel, será gradual. Pela proposta que tramita na Câmara dos Deputados, em 2030 a regra valerá para todos os veículos com motor de 1,6 L a 1,8 L de cilindradas. Depois, será a vez dos carros 1.4 a 1.6 (em 2033) e 1.4 para baixo (em 2035).