A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) dividem a primeira posição, com trens que alcançam os 90 km/h; 2. O Metrô de São Paulo aparece em seguida, com velocidade de 87 km/h; 3.
A velocidade média da Linha 11-Coral, que possui 50,5km de extensão, está aumentando de 43,58 km/h para 48,42km/h. Isso se tornou possível graças a melhorias promovidas pela área de operação e manutenção da companhia nas estratégias operacionais.
Velocidade máxima de corrida alcançável excedendo os 200 km/h ou 250 km/h para muito alta velocidade, Velocidade média de corrida no corredor excedendo os 150 km/h ou 200 km/h para muito alta velocidade.
Hoje, os trens mais rápidos do Brasil são os da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os da Trensurb, de Porto Alegre. Ambos atingem uma velocidade de 90 km/h.
Como funciona o sistema de controle de velocidade dos trens?
O que é mais rápido trem ou metrô?
5- Velocidade e aceleração
No Brasil, os trens podem chegar a 90 km/h, enquanto os metrôs a 80 km/h. Em relação à taxa de aceleração ocorre o inverso. Afinal, os trens do metrô têm taxas de aceleração e frenagem mais eficientes, pois todos os seus carros são motorizados, o que permite maior controle e segurança.
Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h.
Carregamento de 6 pass. em pé p/m². Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros, que inclui a cidade de Jundiaí.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) dividem a primeira posição, com trens que alcançam os 90 km/h; 2. O Metrô de São Paulo aparece em seguida, com velocidade de 87 km/h; 3.
A velocidade média do trem entre SP e Campinas será de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h em alguns trechos. Cada trem poderá levar até 860 passageiros.
Na maioria das cidades, o metrô funciona por eletricidade (em algumas, é abastecido por diesel), através de um terceiro trilho que o energiza com 750 volts de tensão e faz girar os motores.
Chamado de T-Flight, o trem foi desenvolvido pela estatal Casic (Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China). Na primeira fase de testes, o equipamento chegou a 623 km/h, tornando-se o trem mais rápido do mundo.
Por exemplo, no Brasil, a maioria dos trens de carga não ultrapassa 80 km/h, enquanto os trens de passageiros podem chegar a 160 km/h. Já na Europa, alguns trens convencionais podem alcançar 200 km/h, como é o caso do InterCity Express (ICE) na Alemanha.