E pra quem não sabe, a verdadeira comida de Oxum é o ipeté, assim, feito com inhame pilado, temperado com cebola, camarões secos e azeite de dendê, lembrando que este preparo é sempre oferecido.
Da cozinha, vinham pratos com as comidas preferidas de Oxum: omolocum (feijão fradinho cozido, refogado com cebola, camarão seco e azeite e enfeitado com camarões inteiros e ovos cozidos); ipeté (inhame cozido e amassado, temperado com azeite de dendê e camarão seco) e peixe frito.
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.
OFERENDA PARA OXUM/ fizemos um ADO para mamãe Oxum #umbanda #oxum #oferenda
Qual a bebida de Oxum?
O senhor do amor e da fraternidade gosta muito da luz de velas brancas, azuis ou amarelas. Flores e frutos de todos os tipos, essências de rosas, champanhe e licor de cereja também o agradam e devem ser oferecidos bem próximos de alguma cachoeira.
Durante a Lua Cheia, espete as 7 moedas na fatia de mamão e acrescente mel por cima. Enquanto coloca as moedas, vá pedindo a Oxum que lhe traga dinheiro e prosperidade. Guarde essa simpatia em um local alto por 7 dias. Passado o tempo, jogue fora a fruta e use as moedas e o prato como de costume.
Oxum: a rainha das águas doces, também é homenageada no sábado e, no ano, o seu dia é 12 de outubro. Nanã Buruku: orixá da morte, da ancestralidade e da sabedoria, que representa a transformação, a renovação e a conexão com os ancestrais.
A divindade rege o amor, a família e a prosperidade
Aproveite o dia da divindade para fazer uma simpatia para atrair riquezas. Pegue uma fatia de mamão e coloque em um prato branco. Regue o pedaço da fruta com mel e ponha 7 moedas, mentalizando a prosperidade na vida financeira.
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...
O amarelo-ouro é a cor preferida da orixá e a sua principal característica é a determinação. O difusor da deusa da cachoeira, lagos e rios traz a fragrância Flor de Laranjeira que favorece àqueles que buscam amor, alegria e bom humor.
Características Negativas: chantagistas, choram para ter a piedade dos outros, dramáticos, são matreiros, debochados, possessivos, exigentes, ciumentos, autoritários. Gostam de palpitar sobre os problemas alheios, adoram criticar.
Sempre colocado em recipientes redondos em ligação ao útero e ovário, enfeitado com camarões inteiros e ovos cozidos inteiros sem casca, normalmente são colocados 5 ovos mas essa quantidade pode mudar de acordo com a obrigação do candomblé.
O DOCE QUINDIM OU IÁIA COMO ERA CHAMADO É UM DOCE DA COLÔNIA PORTUGUÊSA. ONDE NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO SOMENTE AS SINHAZINHA DO ENGENHO COMIAM, AS RAINHAS DA FAZENDA. . POR SER VALIOSO, RARO E DE EXTREMA DOÇURA AS NEGRAS DA ÉPOCA TAMBÉM OFERTARAM A SUA RAINHA OXUM EM SINAL DE REVERÊNCIA E AGRADO. .
Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor. Vem entender mais o que é ser filha de Oxum.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura.
Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.
O banho de Oxum contém 7 ervas ligadas à energia do amor incondicional, beleza, exuberância, e criatividade sendo elas: Artemísia, Calêndula, Malva, Erva-doce, Girassol, Colônia, e Melissa.
Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.
O prato consiste numa mistura de farinha de milho com azeite de dendê e mel de abelhas. É tradicionalmente oferecido à orixá da água doce: Oxum. Do iorubá “àgìdí”, o mesmo que “èko”, ou seja, “alimento sólido feito de milho”.
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.