Isso é extensível ao Gmail, YouTube e aos demais serviços da gigante, que também não podem ser usados no país. A companhia tem um braço em Hong Kong que pode ser acessado – especificamente em Hong Kong – normalmente, e para o qual boa parte do tráfego foi direcionada a partir de 2010.
O Baidu realmente nasceu da inspiração no buscador do Google, em 2000. Mas hoje, a empresa é uma das principais empresas de tecnologia da China e lidera em diversas áreas relacionadas à Inteligência Artificial, como AI generativo e direção autônoma.
O WeChat, conhecido como o “WhatsApp dos chineses”, é uma parte fundamental da vida diária para muitos usuários na China e em outras regiões do mundo, especialmente na Ásia. No entanto, suas funcionalidades vão muito além das simples mensagens de texto.
Como chineses usam o teclado: entenda como funciona o Pinyin
O que substitui o Google na China?
Baidu é uma empresa chinesa de serviços web criada em janeiro de 2000 na China por Robin Li e Eric Xu. Assim como o Google, também oferece um buscador para a população procurar sites, imagens, áudios e outros serviços no idioma chinês.
Como se chama o WhatsApp na China? O WeChat, conhecido como o “WhatsApp dos chineses”, é uma parte fundamental da vida diária para muitos usuários na China e em outras regiões do mundo, especialmente na Ásia. No entanto, suas funcionalidades vão muito além das simples mensagens de texto.
China: a vida funciona com WeChat "É como se você pegasse o WhatsApp e misturasse com Facebook e Instagram", conta. No WeChat, além de trocar mensagens e figurinhas, os usuários chineses podem postar fotos e vídeos para seus contatos, que ficam disponíveis numa aba chamada "Moments".
Da mesma forma, todas as redes sociais, incluindo Facebook e Instagram, e até o aplicativo de conversa online, Whatsapp, é barrado no país. Na prática, se for seguir o que o governo chinês impõe, você estará incomunicável com o resto do mundo.
RIO - A Baidu, gigante de internet chinesa, lançou uma versão beta do seu primeiro navegador nesta quarta-feira. O browser deve competir com seus pares como Internet Explorer (Microsoft), Firefox (Mozilla), Safari (Apple) e o Chrome (Google) em um país em que a internet é dominada pela empresa.
De todo modo, existem duas soluções. A primeira e mais fácil: tente substituir todos os aplicativos pelos equivalentes chineses. Ou seja, Google por Baidu, WhatsApp por WeChat e sem o resto das redes sociais. E a segunda e melhor opção, contrate uma VPN.
Em resposta ao relato de censura, a mídia estatal chinesa Xinhua acusou o Google de promover uma agenda política ao fazer acusações “sem fundamento” contra o governo chinês. Redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, também não funcionam na China e contam com versões domésticas.
Além do Instagram, o governo chinês também proíbe o uso do Facebook, YouTube e Twitter. As plataformas só podem ser acessadas por meio de uma VPN (Rede Privada Virtual). A China tem uma das políticas de controle de redes sociais mais rigorosas do mundo.
O Google continua funcionando com outros serviços e produtos como o navegador de internet Chrome, smartphones Pixel e o dispositivo Nest, todos atualmente disponíveis para os usuários chineses. O gigante da internet garantiu que a saída se deve ao que o mercado é dominado por concorrentes locais, como Baidu e Sogou.
O Wechat, da empresa chinesa Tencent, não funciona só como meio de comunicação. Ele também é uma rede social como o Facebook onde as pessoas fazem seus posts para as outras curtirem e comentarem.
Em resposta ao relato de censura, a mídia estatal chinesa Xinhua acusou o Google de promover uma agenda política ao fazer acusações “sem fundamento” contra o governo chinês. Redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, também não funcionam na China e contam com versões domésticas.
Para a maioria dos chineses na China, o WeChat é uma espécie canivete-suíço dos aplicativos: permite compartilhar histórias, conversar com antigos colegas, pagar contas, coordenar as ações com os colegas de trabalho, publicar imagens das férias dignas de inveja, fazer compras e receber notícias.
Insira o número da operadora, seguido de 86. No Brasil, é necessário escolher um provedor para realizar a chamada; entre as opções mais conhecidas, estão 41 (Tim), 15 (Vivo), 21 (Claro) e 31 (Oi). Depois, digite o DDI da China, que é 86.
Primeiramente, insira o sinal de mais (+) antes do número de telefone de seu contato. Insira o código do país e, em seguida, o número de telefone completo (código de área + número de telefone).
WeChat, que em mandarim significa “micro mensagem/carta”, foi criado em 2011 pela Tencent, uma das maiores corporações da China, que também possui empresas de videogame, gravadoras e acionistas de gigantes como a Tesla.
Essas preocupações ganham força pelo fato de que o aplicativo irmão do TikTok, o Douyin — que só está disponível na China — é fortemente censurado e supostamente desenvolvido para viralizar conteúdo educacional e seguro para sua base de usuários jovens.
O nome 优酷 (Yōukù) soa semelhante ao Youtube - e, em essência, é a versão chinesa dele. Na China, Youku é uma das plataformas de mídia social mais famosas, onde você pode encontrar vários vídeos de qualquer gênero.
O aparato de controle da Internet na China é considerado mais extenso e avançado do que em qualquer outro país do mundo. As autoridades governamentais não apenas bloqueiam o conteúdo do site, mas também monitoram o acesso de indivíduos à Internet; tais medidas atraíram o apelido irônico: "O Grande Firewall da China".