Esses medicamentos variam em potência. Por exemplo, a hidrocortisona é mais fraca que a prednisona, a metilprednisolona é mais forte e a dexametasona é muito potente.
A dexametasona tem o início de ação semelhante ao da prednisolona, é potente e com a vantagem de uma duração mais longa (meia-vida de 24 a 36h) o que diminui o risco de recaída. Por outro lado, em caso de crises a curto intervalo, obrigando a repetições freqüentes, pode causar supressão adrenal.
A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior. Tabela de equivalência entre os glicocorticoides. A dexametasona é 30 vezes mais potente que o cortisol.
O esquema mais frequente é a dexametasona nas doses de 4,5 a 12 mg/dia. Prednisona a 1 mg/kg/dia, diariamente ou três vezes por semana, pode substituir a dexametasona quando a terapia com esteroides de longo prazo é necessária.
Sim. Uma das indicações de uso da prednisona é para o tratamento de distúrbios alérgicos como a rinite alérgica sazonal ou perene. A substância ativa do medicamento tem um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico, sendo eficaz no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.
Corticoide (Prednisona, Dexametasona): Para que serve e efeitos colaterais
O que substitui a prednisona?
» Prednisolona: semelhante à prednisona. » Dexametasona: doses de 4 mg por dia ou mais são consideradas imunossupressoras. Em algumas situações, doses de 8 mg a 16 mg por dia podem ser usadas.
Prednisolona é um medicamento da classe dos corticosteroides, utilizado no tratamento de condições inflamatórias e autoimunes, como artrite reumatoide, asma, alergias graves e algumas condições de pele.
Embora sua atividade anti-inflamatória seja acentuada, mesmo com doses baixas, seu efeito no metabolismo eletrolítico (das substâncias eletrolíticas como os sais do organismo) é leve. A dexametasona é usada principalmente em afecções alérgicas e inflamatórias e outras doenças que respondem aos glicocorticoides.
Prednisona: com alta potência e ação rápida, deve ser usada por breve tempo. Conhecida e utilizada desde a década de 1950, a prednisona é um anti-inflamatório indicado para várias doenças como as endócrinas, dermatológicas, infecciosas, entre outras, e até tumores.
Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.
Quanto tempo dura o efeito da dexametasona no organismo?
Os efeitos do corticoide no organismo duram, em média, 30 dias, sendo necessário esse período após a última dose para ser eliminado do organismo. É importante lembrar que, de acordo com o tempo de uso do medicamento, dose e metabolismo, a substância pode levar mais tempo para ser eliminada.
Quanto maior for a dose da prednisona, maior será o seu efeito imunossupressor e anti-inflamatório. A dose diária de prednisona costuma variar entre 5 mg e 80 mg. A dose de 60 mg por dia costuma ser a mais utilizada quando se planeja ter uma ação imunossupressora.
A dexametasona, também conhecida pelos nomes comerciais Decadron e Maxidex, é um medicamento que pertence à classe dos glicocorticoides, um dos mais potentes grupos de fármacos anti-inflamatórios e imunossupressores.
A prednisona é um medicamento seguro. Se for usada por 3-7 dias ela traz benefícios importantes, como diminuir a crise de asma e evitar recaídas. Contudo, ela não está isenta de efeitos colaterais importantes. Inclusive, o uso indiscriminado sem supervisão médica contribui para causar reações adversas.
Esses medicamentos variam em potência. Por exemplo, a hidrocortisona é mais fraca que a prednisona, a metilprednisolona é mais forte e a dexametasona é muito potente. Pomadas contendo corticóides também são comumente prescritos para erupções lúpicas.
A prednisona é indicada para o tratamento de doenças: Endócrinas (doenças das glândulas); Doenças osteomusculares (doenças dos ossos e músculos); Distúrbios do colágeno (doenças que mataram vários órgãos e tem causa autoimune);
Quando falamos em corticosteroides, a dexametasona 4mg merece destaque. Este potente antiinflamatório é utilizado em condições inflamatórias graves e em terapias de emergência, devido à sua ação anti-inflamatória intensa e rápida redução de reações alérgicas.
Conhecidos também como corticoides ou cortisona, são medicamentos sintéticos usados para reduzir a inflamação. Eles são feitos em laboratório e se assemelham a hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais, que possuem ação anti-inflamatória.
Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!
A prednisolona é indicada como agente antiinflamatório e imunossupressor em patologias em que o tratamento fisiopatológico envolve inflamações e/ou autoimunes; para o tratamento de condições endócrinas (glândulas); e em composição de esquemas terapêuticos em algumas neoplasias.
Qual é a diferença entre prednisona e prednisolona? Ambos têm o mesmo efeito, porém a prednisona é uma pró-droga de prednisolona. Isso quer dizer que é uma versão da prednisolona manipulada para ser inerte e ativada apenas após ser metabolizada no fígado.