Diferenças entre as gasolinas Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
A diferença entre a gasolina Podium e a V-Power está principalmente no tipo de aditivos e na octanagem. Aqui estão as principais diferenças: Octanagem: A V-Power Racing (Shell) possui no mínimo 98 octanas RON, enquanto a Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON.
Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
Sua gasolina é Petrobras Podium. Melhor Desempenho: sua altíssima Octanagem (RON 102 “de fábrica" mínimo garantido) proporciona o máximo aproveitamento da potência do motor, sendo ideal para automóveis e motos com motores de elevada taxa de compressão e/ou turboalimentados.
Se formos falar em entrega também, a podium chega a ter 10% a mais de desempenho. Contudo, o valor costuma ficar acima dos 30% acima da gasolina comum. Então, pode ser que apenas o dono de um superesportivo veja vantagem.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
A gasolina que dura mais é a chamada premium, que pode ser a Podium da Petrobras ou a Octapro da Ipiranga ou a Shell R, que pode durar até oito, dez meses.
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.
Gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum? Sim! Vimos no tópico anterior que a gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum a longo prazo. Mas é importante entender que tanto o combustível comum quanto o aditivado possuem a mesma autonomia.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde. Ambas possuem aditivos detergentes/dispersantes e modificador de atrito.
A gasolina premium permite obter melhora de rendimento em todos os tipos de automóveis. Mas essa mudança será sensível apenas em modelos como motores superalimentados ou carros de alto desempenho. Por esse motivo, nem sempre os benefícios trazidos por esse tipo de combustível irão compensar o gasto com o abastecimento.
Para os motoristas, de maneira direta, o etanol é mais barato, mas possui menor rendimento, enquanto a gasolina funciona de maneira reversa: possui maior potência, mas é mais cara. Fatores como o óleo do motor também podem impactar bastante no consumo de combustível.
No caso de carros mais antigos ou com uma elevada quilometragem, a recomendação é a opção aditivada . “Se você tem um carro mais antigo ou com muitos quilômetros rodados, a gasolina aditivada pode ser uma escolha sensata. Os aditivos ajudarão a manter o motor limpo e a evitar problemas de desempenho”, declara Luciana.
E o que “suja” os bicos injetores? Um dos principais fatores que sujam os bicos é falta de manutenção periódica e o uso do etanol. O etanol que você compra na bomba é chamado de hidratado, justamente pelo percentual de água.
“Vale destacar que o uso constante da nova Shell V-Power ajuda a limpar o motor de resíduos, protege e lubrifica as partes internas para que se movimentem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia, além de auxiliar na sua performance e desempenho”, destaca Gilberto Pose.
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
O que acontece se misturar gasolina podium com comum?
Isso é verdade? Intercalar abastecimentos de gasolina comum com abastecimentos de gasolina aditivada não acarreta dano algum ao motor. O que não se deve fazer é alterar combustíveis de octanagens diferentes.
O grande diferencial da gasolina premium ou podium em relação à aditivada é a sua taxa de octanagem: como vimos, a aditivada possui um mínimo de 87 unidades, já a premium deve ter uma octanagem de pelo menos 97 unidades.
Somente a gasolina podium é incolor. 2- Gasolina Aditivada: é igual à gasolina comum (mesmo índice de octangem e mesmo teor de enxofre), porém, conforme o próprio nome indica, a gasolina aditivada possui aditivos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza do sistema de combustível e dos bicos injetores.
Qual é a gasolina indicada para se colocar no tanquinho de partida a frio dos carros flex? A resposta é: qualquer uma! Pode ser a comum, aditivada, premium, a Podium a Octapro… Tanto faz!
Na rede Ipiranga, ela é batizada de Octapro, numa alusão à maior octanagem (96 IAD). A Shell batiza a sua gasolina premium de V-Power Racing, e informa que ela tem 91 IAD.