Uma fábula é um tipo de composição literária que apresenta uma narrativa figurada. Nela, os personagens são animais antropomorfizados, ou seja, têm características humanas. Podendo ser escrita tanto em prosa quanto em verso, a fábula sempre se sustenta por uma lição de moral.
Texto narrativo breve que transmite uma lição moral
Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos. Esse tipo de texto geralmente apresenta uma narrativa curta e é escrita em prosa ou em poema épico.
Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.
As fábulas podem ser escritas em prosa (texto em parágrafos) ou em versos. Os títulos geralmente fazem referência às personagens, e o tempo e o espaço relacionam-se ao habitat delas.
Dentro de uma oração, os adjetivos sempre acompanharão o substantivo, podendo flexionar em gênero, número e grau. Em gênero, flexionam em masculino ou feminino; em número, flexionam em singular ou plural, e em grau, flexionam comparativo ou superlativo.
O adjetivo é uma classe de palavras que tem a função de acompanhar e caracterizar o substantivo. O adjetivo serve para indicar uma característica de algo ou de alguém. Adjetivo é uma classe de palavra responsável por acompanhar e qualificar o substantivo.
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.
Fábula é um texto predominantemente narrativo, quase sempre breve e em prosa, com personagens sem muita complexidade e história de caráter ético e moral. A fábula é um gênero textual muito utilizado no processo de formação ética e moral dos indivíduos.
[ Literatura ] Composição literária, geralmente com personagens de animais, em que se narra um facto cuja verdade moral se oculta sob o véu da ficção (ex.: fábula em verso).
Os Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, indicando uma qualidade, defeito, estado, condição, etc. Eles podem aparecer antes ou depois do substantivo. “Aquele prédio é antigo” – nesta frase o adjetivo é antigo, pois caracteriza o substantivo prédio.
Os adjetivos são as palavras que usamos para atribuir uma qualidade, uma característica a algo ou alguém no enunciado. Veja o exemplo: Meu carro é vermelho. A palavra “vermelho” é um adjetivo, pois informa a qualidade do substantivo “carro”.
Simples: o adjetivo simples é aquele que possui apenas um radical, como azul, bonito, rico, magro, etc. Por exemplo, na frase “aquela garota é bonita”, o adjetivo é simples. Composto: o adjetivo composto é aquele que possui mais de um radical, como superinteressante, rosa-claro, socioeconômico, sul-americano, etc.
As fábulas, portanto, são histórias curtas, de enredo simples, que muitas vezes têm como personagens animais com características humanas e que têm como eixo interpretativo uma mensagem de cunho moral. Remetendo-se à tradição das narrativas orais, podemos encontrá-las escritas tanto em verso quanto em prosa.
A fábula é um gênero literário muito presente na literatura infantil. Ela tem como objetivo educar através de ensinamentos contidos nas histórias. Normalmente, as fábulas trazem animais como personagens, o que promove maior afinidade com as crianças.