Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações.
Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.
Atualmente, existem adoçantes artificiais e naturais, sendo que os últimos são vistos como menos nocivos por serem extraídos da natureza, como o stevia e o xilitol”, aponta. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por regulamentar e autorizar a utilização dos adoçantes.
O adoçante stevia é uma ótima opção natural para quem quer ou precisa, por algum motivo, substituir o açúcar em sua alimentação, mas não quer deixar de sentir o gosto doce. Inclusive, o adoçante Stevia é conhecido por seu rendimento superior em relação ao açúcar comum.
Ainda assim, ambos os adoçantes oferecem valor nutricional mínimo, com uma colher de chá de stevia contendo quantidades insignificantes de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais. Enquanto a mesma quantidade de sucralose fornece 2 calorias, 0,5 gramas de carboidratos e 0,02 mg de potássio.
A sucralose não faz mal à saúde. Parcialmente verdade. Alguns estudos indicam que a sucralose estimula a hiperinsulinemia e o aumento da absorção de glicose no intestino, além de disfunção tireoidiana, parto prematuro, fratura, hiperatividade e insônia. Porém, são necessários mais estudos controlados que comprovem.
Xilitol ou stevia – O xilitol tem um sabor doce, levemente mentolado, sem sabor residual. Ele tem o mesmo poder de adoçar do açúcar comum, mas com 40% menos calorias que o açúcar (aqui está portanto uma desvantagem fundamental em relação a Stevia, que tem zero calorias e é 300x mais doce que o açúcar).
Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações.
Na Coca‑Cola light sem açúcar e Coca‑Cola zero açúcar usamos ciclamato (E-952), acessulfame-K (E-950) e aspartame (E-951) em substituição dos açúcares. Os adoçantes que mais utilizamos são o aspartame, o acessulfame-K, a sacarina e o extrato de stevia.
Atualmente, existem opções de adoçantes considerados menos prejudiciais, como a stevia, o xilitol e o eritritol, que são mais naturais e seguros em comparação aos adoçantes artificiais, como a sacarina e o aspartame.
Os adoçantes que substituem o açúcar tampouco ajudariam a reduzir o risco de doenças não transmissíveis (DNTs), como câncer ou diabetes, segundo o relatório. A OMS alerta que, na verdade, o uso prolongado de adoçantes aumentaria o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e morte prematura em adultos.
Entre as opções, um dos adoçantes mais saudáveis para o consumo geral é a estévia, segundo Anna Taylor, nutricionista da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos. Qual açúcar é mais saudável para consumo?
Além disso, o Açúcar Fit é uma importante fonte de cálcio, ferro, cloro, potássio, magnésio e de vitaminas do complexo B. E por ser duas vezes mais doce, você só usa metade da quantidade do açúcar normal. Se você busca uma alternativa ao açúcar branco cristal, o Açúcar União Fit é uma excelente alternativa.
A lista inclui adoçantes como sacarina, sucralose, aspartame, stevia e derivados e não se aplica aos açúcares de baixa caloria ou álcoois de açúcar (os chamados polióis, como xilitol e sorbitol).
Linea 100% Stevia é um adoçante dietético líquido 100% natural, extraído da Stevia Rebaudiana, uma planta com poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum). A estévia é um adoçante natural, inofensiva à saúde e muito recomendada por médicos e nutricionistas.
Quantas gotas de stevia equivalem a uma colher de açúcar?
podem ser maiores ou menores de suas necessidades energéticas. Modo de usar: 5 gotas de Finn Stévia líquido equivalem a 1 colher de chá de açúcar. Confira no site www.finn.com.br/adocante-stevia a recomendação diária máxima de consumo conforme sua composição corporal.
Existem diversos tipos de adoçantes no mercado, a maioria está na lista dos desaconselhados. Sacarina, neotame e advantame estão no relatório. Além deles, o aspartame também já não é mais indicado por ser cancerígeno. Nem mesmo a sucralose, amplamente usada, é aconselhada.
Eu recomendo o Stevia por ser mais natural, ter custo razoável e ser sustentável. Uma alternativa ao açúcar com baixo índice glicêmico, entre os adoçantes, seria o Xilitol. A vantagem é que ele pode sofrer ação do calor, sendo excelente para o uso em receitas.
Aspartame. O aspartame é um dos adoçantes sintéticos mais estudados e é considerado seguro para consumo dentro dos limites diários recomendados. É amplamente utilizado em bebidas dietéticas e alimentos de baixa caloria.
Em seu estado puro, essa plantinha adoça 300 vezes mais que o açúcar! Seguro de consumir, o produto deve ser usado na proporção máxima 4mg/kg de peso corporal por dia. Ou seja, uma pessoa de 70 quilos pode consumir até 102 gotas (oito sachês) diariamente, sem risco para a saúde.
Para aqueles que buscam uma alternativa 100% natural e vegana, a melhor opção é o adoçante de stevia da Color Andina. É um produto de alto teor adoçante, sendo 300 vezes mais do que o açúcar convencional. Ele é o adoçante preferido por muitos especialistas e chefs, porque não tem sabor residual amargo ou retrogosto.