Qual o advérbio de pouco?
Trata-se de um par de advérbios em que o primeiro intensifica o segundo, dando-lhe grau superlativo. “Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”. Imagine-se a seguinte construção: “Ela come muito pouco”. “Pouco” é um advérbio que se refere ao verbo comer, enquanto “muito” é um advérbio que intensifica “pouco”.Quando se usa tão pouco?
“Tão pouco”, escrito em duas palavras, significa “muito pouco”, “pouquíssimo”, dá ideia de “algo insuficiente”, “reduzido”. “Faz tão pouco que nos vimos e já sinto saudade.” (Aqui “pouco” modifica o verbo “faz”.)Como usar tão pouco e tampouco?
“Tampouco” é um advérbio e pode significar “também não”, “nem”, “sequer” ou “muito menos”. Já em “tão pouco”, o advérbio de intensidade “tão” modifica o advérbio ou o pronome indefinido “pouco”.É correto usar tampouco?
Tampouco é um advérbio usado para reforçar uma negação. Significa "e também não".TÃO POUCO ou TAMPOUCO?
Qual é o advérbio de tampouco?
TAMPOUCO = expressão invariável (advérbio) que se refere a um verbo e significa também não, nem, sequer e muito menos. Exemplos: Não catou o verme, tampouco curou a sarna. (Argh!)Tem vírgula antes de tampouco?
Apenas uma é suficiente, portanto, prefira: “Não limpei a casa nem o quintal” ou “Não limpei a casa, tampouco o quintal”. Vale acrescentar que o uso do ”tampouco” advém após uma negação anterior e geralmente é precedido por uma vírgula.É correto usar tão?
Como advérbios, tão e tanto significam o mesmo, mas usam-se em contextos diferentes: tão acompanha advérbios (p. ex.: «tão longe») e adjectivos (p. ex.: «tão frio»); tanto modifica verbos [p. ex., «falou tanto (que...)»].Qual a diferença entre tão pouco junto e tão pouco separado?
► Tão pouco:Formada pelo advérbio “tão” e pelo pronome indefinido ou advérbio de intensidade “pouco”, a expressão tão pouco pode ser substituída por expressões como “pequeno”, “muito pouco” ou “pouca coisa”. Como advérbio, “pouco” modifica um verbo e não varia. Veja os exemplos: Estudamos tão pouco hoje!
Quando pouco é adjetivo?
Pouco é adjectivo quando colocado antes de substantivo, e varia em género e número com o substantivo que qualifica: «Poucas pessoas se salvaram no desastre». Como pronome indefinido, também pode variar em género e número: «Poucos sabem o que se passou».É correto usar mais pequeno?
É certamente correto quando usamos ao referimento de duas qualidades de um mesmo ser. Exemplos: “Este apartamento é mais grande do que confortável”. “O carro era mais pequeno do que acolhedor”.É correto falar muito pouco?
O professor Pasquale destaca que é perfeitamente possível usar 'muito pouco'. Ele acrescenta que, nesse caso, o 'muito' reforça o 'pouco'. É possível usar a forma composta 'muito pouco' ou a forma sintética 'pouquíssimo'.Quais são os 7 tipos de advérbios?
Advérbio
- Advérbios de tempo.
- Advérbios de lugar.
- Advérbios de modo.
- Advérbios de intensidade.
- Advérbios de afirmação.
- Advérbios de negação.
- Advérbios de dúvida.