Comida chinesa: saiba qual o prato principal dessa rica gastronomia. A culinária chinesa é surpreendente, composta de vários pratos tradicionais e sabores, e o que mais se destaca é o Arroz Frito.
A China conta com dezenas de milhares de pratos típicos, incluindo o frango xadrez, o ovo de mil anos, o pãozinho de cebolinha, o pato a Pequim, arroz frito, o bolo da lua, o biscoito da sorte e as barrinhas de gergelim.
Os alimentos mais recorrentes são os frutos do mar, carne de porco, carne de frango e vegetais, que na maioria das vezes são acompanhados por arroz branco. Embora seja possível encontrar muitas outras, a culinária cantonesa é a mais difundida em Hong Kong.
Na culinária chinesa, ao lado do arroz, da soja, da carne de porco, do peixe e de legumes, costumam aparecer iguarias exóticas ao paladar ocidental, como barbatana de tubarão, pênis de tigre, carne de cachorro e de gato, cobra, escorpião ou gafanhoto.
Atualmente, a proteína animal mais consumida na China é a de suíno (57 milhões de toneladas em 2021), representando 60% do total de carne consumida no país.
MBL INVADE EVENTO E SÃO PRESOS! MICHEL TEMER PULA DO BARCO E TRITURA BOLSONARO E DEFENDE MORAES!!
O que a China come de café da manhã?
Ao contrário da maioria dos países ocidentais, onde cereais ou aveia costumam ser misturados com leite ou água, o mingau chinês costuma ser acompanhado de diferentes tipos de picles, ovos salgados ou ovos centenários com carne de porco picada para ganhar um sabor enriquecido.
Em 2023, o país asiático representou cerca de 37% do total das exportações brasileiras do produto, no valor de US$ 8,3 bilhões e em 2024, deve aumentar significativamente esta participação. Tendões, artérias, miúdos e outras partes consideradas 'não-nobres' por aqui são as preferidas dos chineses.
Muitos podem se perguntar por que os chineses comem tantas iguarias, mas na verdade este tipo de alimentação surgiu por pura necessidade e era mais comum antigamente. Dentre as necessidades por tal costume culinário está o fato de apenas 20% de todo o solo chinês ser cultivável.
Na China dois são os sistemas religiosos que lhe acompanham a história: o Confucionismo e o Taoísmo. Ambos podem ser considerados religiões filosóficas e religiões do livro. O Japão, por sua vez, tem toda a sua história influenciada pelo Xintoísmo, religião que se desenvolveu intimamente ligada ao Estado.
Foi o maior produtor mundial de arroz (212,1 milhões de toneladas); Foi o maior produtor mundial de trigo (131,4 milhões de toneladas); Foi o 3º maior produtor mundial de cana-de-açúcar (108 milhões de toneladas), perdendo somente para Brasil e Índia; Foi o maior produtor mundial de batata (90,2 milhões de toneladas);
Na costumeira mesa redonda, onde tudo é disposto de uma só vez, costumam aparecer então, sopa, arroz, pasta ou pão, verdura, carnes, aves ou pescados cozidos em diferentes técnicas. Um prato deve ser doce (yin) e o outro salgado (yang); um frio (yin) e o outro quente (yang); um macio (yin) e o outro crocante (yang).
Chow Mein. Mais um prato bastante tradicional da China e ganhou o coração da América do Norte. Ele se originou na dinastia Song e passou por muitas modificações ao longo dos anos. É um prato de massa frita e preparado na panela wok e o macarrão é misturado em diferentes molhos.
A China hoje é o maior comprador mundial de produtos primários (commodities) agrícolas essenciais e importa quase 60% dos fluxos globais de exportação de soja.
O seu cheiro e sabor característicos não só aguçam as papilas gustativas, como também agem como um agente bactericida natural e que auxiliam na digestão dos alimentos.
Para quem se pergunta qual o alimento mais consumido na China, saiba que é o arroz. Inclusive, ele é um dos gêneros alimentícios mais consumidos em toda a Ásia. Em muitas literaturas chinesas, esse alimento é descrito em textos com mais de 5 mil anos, sendo usado como base para as mais diferentes receitas chinesas.
— Mas há muitas pessoas lá que são contra — acrescentou Leonard, especialista em cuidados com a pele que doa 20% de seus lucros para instituições de caridade animal. Há centenas de anos, comer cães é um hábito comum na China e em em outras partes da Ásia.
Os chineses costumam consumir esse alimento cozido, além de ser muito usado no preparo de sobremesas. As autoridades chinesas monitoram de perto a produção dos ovos para garantir os mais altos padrões, visando a proteção do meio ambiente. E no Brasil?
O pão com recheio, conhecido como Baozi em chinês, e o caldo de arroz. A reunião das duas delícias é bem popular em toda a China. Entre os vários tipos de pão com recheio, o pãozinho de Hangzhou, capital da província de Zhejiang, é o mais renomado.
Pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, provaram que comer sunomono, um prato japonês feito com pepino ou algas em vinagre, ajuda a diminuir a pressão arterial nos homens.
Poutine é uma das comidas canadenses mais popular e que teve origem no Quebec. Ele é composto por batatas fritas, pedaços de queijo coalho fresco e molho gravy. O prato é normalmente servido quente, com o molho gravy despejado sobre as batatas fritas e queijo coalho, que derretem ligeiramente com o calor do molho.
Um pequeno-almoço tradicional japonês pode incluir sopa de miso, arroz cozido a vapor e pratos como peixe grelhado, algas secas (nori), pickles, soja fermentada (natto) e vegetais. Não vais encontrar nada frito ou gorduroso pois estes pratos são supostos ser leves e dar-te bastante proteína para o teu dia.